FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 5 de março de 2013

Lançamento da Revista Poesia Sempre "Minas Gerais"

Imagem

Criada em janeiro de 1993, a revista Poesia Sempre chega a sua 36ª edição dedicada à poesia de Minas Gerais nos estilos clássico, moderno e contemporâneo. Editada sob a responsabilidade do escritor mineiro Afonso Henriques Neto, a nova edição além de trazer textos de consagrados autores, inclui uma entrevista com Affonso Romano de Sant’Anna, ex-presidente da FBN e criador da revista.


Os clássicos de Claudio Manuel da Costa e Silva Alvarenga se misturam aos modernos textos de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, e aos contemporâneos de Adélia Prado e Lúcio Cardoso. Todos foram fontes de pesquisa para o ensaio de Letícia Marlad intitulado Minas Gerais e sua poesia, que abre a publicação. Nele, a professora analisa os vários momentos históricos da poesia mineira e seus principais personagens poéticos.

Em uma sessão denominada Resenhas, espaço reservado para análise, os poetas Claudio Willer e Floriano Martins fazem, respectivamente, comentários analíticos sobre os livros Espelho dos Melodramas e Folias do Ornitorrinco, de Rodrigo de Haro, e Teares de um Canto-livre, de Viviane de Santana Paulo.

Finalizando a revista, na parte dedicada aos trabalhos de tradutores brasileiros, o leitor tem a oportunidade de comparar três traduções do poema O barco bêbado, escrito em 1871, pelo poeta francês Arthur Rimbaud. “A ideia de colocar lado a lado as três versões do mesmo poema é proporcionar ao leitor a oportunidade da comparação no sentido de fazer possível visualizar as variadas soluções buscadas por cada um dos tradutores”, explica Henriques na Apresentação.

A revista Poesia Sempre – Minas Gerais pode ser encontrada na Loja do Livro da Biblioteca Nacional, localizada no prédio-sede da BN (Avenida Rio Branco, 219 – Centro – RJ), ou pela Loja Virtual através do endereço www.bn.br/lojadolivro. Mais informações pelo telefone 2220-1309, ou pelo e-mail: lojadolivro@bn.br