FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 11 de março de 2013

Palestra "Kierkegaard e Adorno"



Acadêmico Sergio Paulo Rouanet faz palestra na ABL sobre o tema “Kierkegaard e Adorno”

Academia Brasileira de Letras dá continuidade à série de conferências denominada “Existência e Alternativas: um olhar sobre Kierkegaard”, coordenada pelo Acadêmico Marco Lucchesi, com a segunda palestra, cujo tema é “Kierkegaard e Adorno”. O palestrante será o Acadêmico, ensaísta, filósofo, antropólogo e tradutor, além de diplomata, Sergio Paulo Rouanet. O evento está programado para o dia 12 de março, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
Marco Lucchesi explica que o ciclo é uma comemoração pelos duzentos anos de nascimento do filósofo, teólogo e poeta dinamarquês: “SØren Kierkegaard criticou profundamente a filosofia dos grandes sistemas, que deixaram o individuo em segundo ou terceiro plano, diante do funcionamento dos arranha-céus da metafísica ou da cosmologia. Kierkegaard escreveu sobre o mistério da individualidade, como um novo Sócrates, atingindo o coração do individuo, a sua problemática, os seus tremendos desafios. A presença do filósofo dinamarquês abriu uma janela para a modernidade, e muitos sofreram a sua influência direta ou indiretamente”.
O ciclo terá ainda mais duas palestras: dia 19 de março, “Kierkegaard, apóstolo da existência”, com o professor Emmanuel Carneiro Leão; e dia 26 de março, “Kierkegaard, Unamuno e Ortega y Gasset”, com o professor Vamireh Chacon.
Os Ciclo de Conferências, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da ABL, têm patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Ensaísta, filósofo, antropólogo e tradutor, além de diplomata de carreira, o Acadêmico Sergio Paulo Rouanet é o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da ABL, eleito em 23 de abril de 1992. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), possui em seu currículo diversos cursos no exterior. Rouanet exerceu o cargo de Secretário de Cultura da Presidência da República entre 1991 e 1992 e foi também o responsável pela criação da lei de incentivo fiscal à cultura, chamada de Lei Rouanet.
Artigos de Sergio Paulo Rouanet encontram-se publicados na Revista Tempo Brasileiro; naRevista do Brasil; na Revista Estudos Avançados da USP; na Revista Brasileira; e em muitas outras internacionais. Seu trabalho como tradutor brasileiro das obras de Walter Benjamin, filósofo alemão, mereceu a medalha Goethe. Entre suas obras destacam-se Imaginário e dominação, Édipo e o anjo, Ideias da cultura global à universal e Riso e melancolia, sobre Machado de Assis.