FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 19 de março de 2013

Seminário Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana RJ 2013



O secretário de Transportes, Julio Lopes, participou, nesta terça-feira (19/3), da abertura do Congresso Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana. O objetivo do encontro foi trocas experiências com a França na questão da mobilidade urbana. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul.

Segundo Julio Lopes, gastar menos tempo nos deslocamentos é fundamental para ajudar o cidadão a viver melhor na cidade.

- Este seminário nos trará muitas informações e nos permitirá muitos avanços. A França é o berço da criação do transporte público, talvez eles tenham um dos sistemas públicos de transportes mais desenvolvidos do mundo, com o maior nível de integração e eficiência. Este momento será de grande importância de troca de experiências e no aprendizado para os gestores brasileiros em relação ao transporte e mobilidade – explicou o secretário.

Para o presidente da Ubifrance (agência que acompanha empresas francesas no mercado brasileiro), Jean-Paul Bacquet, além das experiências compartilhadas em relação à mobilidade urbana, o encontro será eficaz para a construção de parcerias duradouras entre os países.

- Podemos conseguir uma parceria sólida no que diz respeito a este tema. Reduzir o tempo nos congestionamentos é preciso para que a população tenha uma boa qualidade de vida – disse Bacquet.


Segundo o secretário, o projeto e os equipamentos usados no para a inauguração do Metrô do Rio, em 1974, foram franceses.

- Ainda hoje a França tem uma importância muito grande, não só na parte de projetos, mas nas partes de construção e de operação de transporte público – informou.

Julio Lopes ressaltou a importância do encontro na busca de soluções para os deslocamentos que serão feitos pela população durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

- Vamos nos esforçar muito para que todos possam voltar com uma boa memória do pequeno tempo gasto nas viagens municipais e intermunicipais feitas nestes períodos. E, também, na qualidade desta mobilidade. Tenho a certeza de que a vinda dos senhores será para nos ajudar a irmos nesta direção – finalizou.

O secretário lembrou do Programa de Mobilidade Urbana, que recebe investimento de €300 milhões (mais de R$770 milhões) pela Ubifrance.

- Agradeço não só por nos ter aportado recursos, mas também por estar sempre nos aportando tecnologia, informação e cuidado no gerenciamento dos recursos – finalizou.