FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de março de 2013

V Simpósio Internacional de Flebologia

Slider 1


Belo Horizonte será palco para um dos mais importantes eventos da área de Angiologia do Brasil. Certamente o maior evento da flebologia no Brasil.

A SBACV-MG, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular de Minas Gerais, através de seu presidente Dr. Leonardo Ghizoni e toda a sua diretoria promoverá o V o SIF 2013 Simpósio Internacional de Flebologia, (ciência que cuida da boa circulação venosa do corpo humano) que acontecerá nos dias 21 a 23 de março deste ano, no Ourominas Palace Hotel, realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional Minas Gerais. No evento científico, que contará com cerca de 500 participantes de todo o país, serão discutidos temas de grande importância científica e social, entre eles, avanços na cirurgia de varizes, escleroterapia com espuma, trombose venosa profunda e trombofilias, tratamento endovascular nas doenças venosas, entre outros.

O Dr. Francisco Reis Bastos, presidente do simpósio, destaca que os problemas com varizes no Brasil são considerados de grande impacto social, uma vez que o afastamento do trabalho decorrente dessas doenças é muito grande. “A doença atinge cerca de 50% das pessoas aos 50 anos, 70% aos 70 anos e 20% no geral”, salienta o conhecido angiologista mineiro. Ele ainda diz que as varizes acometem uma grande porcentagem da população em diferentes graus. “As mais comuns são as varizes primárias. Sua etiologia é multifatorial, sendo os principais fatores de risco: a genética, os hormonais (mulheres, uso de anticoncepcional, gestação, reposição hormonal), a obesidade, o trabalhar ou o permanecer longos períodos em pé ou fazendo muito esforço”.

Escleroterapia com espuma
Com o crescimento dessa prática, entre os angiologistas de Minas e do Brasil, no V Simpósio Internacional de Flebologia da SBACV-MG, essa técnica será amplamente debatida através de mesas redondas do evento, com a participação de convidados nacionais e internacionais.

Francisco Bastos explica que a escleroterapia com espuma pode ser feita em clínicas e ambulatórios e não necessita repouso. As varizes atingem cerca de 20% da população brasileira e a maior parte das pessoas ainda é tratada por cirurgia. O especialista afirma que o método da escleroterapia com espuma, apesar de existir há várias décadas, ainda é visto como intervenção estética e, por isso, não é contemplado pelo SUS. Bem que poderia ser. Ele diz, no entanto, que a escleroterapia com espuma é eficaz, cômoda e segura para o paciente, e econômica para o Estado. “Enquanto a cirurgia obriga o uso de anestesia e força o afastamento do paciente de suas atividades por até 30 dias, a intervenção com espuma faz com que a pessoa saia andando poucos minutos após o tratamento", diz.

Outras conferências de grandes novidades tecnológicas estão programadas, por exemplo, como uso do laser, da radiofreqüência e cirurgia endovascular nas doenças venosas. Está previsto um curso Pré-simpósio de Eco-Color-Doppler, com aspectos práticos e atuais do dia-a-dia do angiologista e cirurgião vascular. Esse curso é da maior importância para todos os angiologistas, pois hoje é impossível não usar esse método não invasivo para melhor estudar e tratar as doenças venosas. Esses ANAIS do SIF 2013 pretende registrar essas boas conferências e palestras.