FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Concertos Virtuais da UFRJ. Orquestra Sinfônica da UFRJ

osufrj INT


Mais uma atração do projeto Concertos Virtuais UFRJ, está no ar o vídeo da Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior para violino, viola e orquestra, K364/320d, de W. A. Mozart. A gravação com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) foi feita ao vivo em novembro de 2011, durante o 1º Festival de Música Antiga da instituição. Os solistas são o violinista inglês Anthony Flint e o violista brasileiro João Carlos Ferreira. O regente, Felipe Prazeres.
A sinfonia concertante foi composta em 1779 e suas complexidades refletem os crescentes avanços técnicos na prática musical e o contato do compositor, em viajem pela Europa, com a orquestra da corte de Mannheim, uma das melhores de seu tempo. O resultado, Mozart produziu uma das obras-primas do gênero.
A peça está escrita em três movimentos: Allegro maestoso, Andante e Presto. Além dos instrumentos solistas, exige dois oboés, duas trompas e cordas – estas com duas seções de violas. Acredita-se que tenha sido destinada ao violinista alemão Ignaz Fränzl, um dos músicos de Mannheim com quem o compositor manteve contato e a quem havia assistido tocar.
A partitura original pede que a viola seja afinada meio tom acima, uma técnica conhecida como scordatura. Com isso, Mozart procurava uma sonoridade mais brilhante e mais próxima do violino. Os violistas de hoje, ao contrário, enfatizam um timbre mais escuro e mais romântico – o que faz com que o recurso raramente figure em interpretações contemporâneas, ainda que continue comum em execuções com instrumentos de época.
Os Concertos Virtuais tem como objetivo diversificar plateias e divulgar a produção musical da UFRJ disponibilizando na internet o acervo de áudio e vídeo da Escola de Música. A iniciativa é resultado da parceria com a Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da Reitoria