FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 21 de abril de 2013

Exposição "Escrituras na Liberdade: Poesia Experimental Espanhola e Hispano-Americana do século XX"




As galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, ambas do Palácio das Artes, abrigam a exposição “Escrituras na Liberdade: Poesia Experimental Espanhola e Hispano-americana do Século XX” , com entrada gratuita.Composta por uma grande variedade de material que envolve livros, serigrafias, objetos, poemas, filmes e fotografias, a mostra pretende aproximar o público, pela primeira vez, das linguagens poéticas experimentais que foram criadas na Espanha e na América Latina ao longo do século passado. A exposição segue até 2 de junho, de terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h.

Libertária e de vanguarda, a poesia experimental espanhola inaugurou um período de reconstrução dos campos da linguagem e do visual, na maioria das vezes unindo os dois e criando peças de alto teor artístico. O movimento revolucionou as artes se dividindo em dois atos – o primeiro no início do século passado, quando surgiu o novo modelo; e depois, nos anos 60, já dialogando com a poesia concreta, batizada inclusive pelo brasileiro Augusto de Campos e com muita força no Brasil. Hoje, é possível ver o reflexo dessa poesia experimental em diversos outros campos como design, música, cinema e artes visuais em geral.

Na primeira parte de “Escrituras na Liberdade” serão mostradas obras de autores espanhóis do citado primeiro ato, como J. M. Junoy, Ernesto Giménez Caballero e Ramón Gómez de la Serna, e latino-americanos, como Juan José Tablada e Vicente Huidobro. Em seguida, a partir dos poemas visuais de Julio Campal, aparecem Juan Hildago, Joan Brossa e José Miguel Ullán, considerados os autores de maior destaque na década de 60. Paralelamente ainda serão apresentadas peças de autores contemporâneos hispano-americanos, como Clemente Padín e Guillermo Deisler, e da nova geração, como Valcárcel Medina e Eduardo Scala. 




17 de abril a 2 de junho de 2013
Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h.
Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Genesco Murta – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada franca
Informações para o público: (31) 3236-7400