FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 13 de abril de 2013

I Seminário Internacional Documentar a Ditadura- Arquivos da Repressão e da Resistência




O "I Seminário Internacional Documentar a Ditadura - arquivos da repressão e da resistência" será realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2013, no auditório principal do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
O Seminário reunirá pesquisadores e estudantes de diferentes nacionalidades, inseridos nos campos da história, das ciências sociais, da ciência política, do direito, do serviço social, da ciência da informação e a da arquivologia, entre outras áreas, interessados na temática dos acervos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e na América Latina, suas instituições e as formas de resistências da sociedade.
O ponto de convergência das diversas experiências apresentadas será marcado pelo debate em torno dos atos de documentar o regime ditatorial, isto é, sobre os documentos e arquivos criados pelas instituições militares e civis que serviam ao regime, bem como pelos movimentos sociais, grupos e indivíduos que resistiram naquele mesmo período.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem encaminhar oformulário de inscrição do evento, devidamente preenchido, para o e-mailpi@arquivonacional.gov.br e aguardar confirmação.
A abertura do evento ocorrerá no dia 4 de junho, 18:00 horas, com saudação do diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva. A conferência de abertura será proferida pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, membro da Comissão Nacional da Verdade.
No dia 6 de junho, serão feitas apresentações de comunicações científicas de pesquisadores graduados, pós-graduandos e pós-graduados. Os trabalhos devem ser submetidos para análise da comissão organizadora por intermédio do e-mail memoriasreveladas@arquivonacional.gov.br, de acordo as regras estabelecidas 1ª circular "Chamada de Trabalhados Seminário Documentar a Ditadura 2013", que ficará disponível no endereço www.an.gov.br/documentaraditadura/
Serviço:
Seminário Internacional Documentar a Ditadura - arquivos da repressão e da resistência
Data: 4, 5 e 5 de junho de 2013
Abertura do evento: 18:00 horas, do dia 4 de junho de 2013 
Local: Auditório principal do Arquivo Nacional, Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro-RJ