FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 10 de abril de 2013

I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção



Com a evolução da qualidade e excelência na assistência prestada à saúde, duas áreas tornam-se a base fundamental para garantir o êxito do processo: Controle de Infecção e Hotelaria Hospitalar.

Estas áreas com interfaces interdisciplinares precisam atuar de forma contínua e em parceria, objetivando uma assistência segura e de qualidade, em consonância com o novo conceito de desospitalização; ou seja, tornar o tempo de internação o mais prazeroso possível ao paciente, proporcionando a este uma descaracterização do conceito de hospital como um lugar de pessoas doentes.

Para isso, o I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar tem como principal foco a atualização profissional e de conceitos, com o treinamento de equipes, capacitação, atendimento humanizado e a busca pelo êxito nos processos.

Desta forma, desenvolvemos junto com os profissionais destas duas áreas, uma programação científica que contempla os assuntos diretamente relacionados à Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar.

Esperamos que nosso evento seja proveitoso sob o ponto de vista da promoção de debates sobre os temas propostos, assim como promover a integração dos diferentes profissionais de saúde.

Além disso, contaremos com uma programação cultural e turística à disposição dos congressistas, prestigiando a cidade de Teresópolis.



Programação


12/04 - SEXTA-FEIRA

8:30h às 9:00h - Entrega do Material

9:00h às 9:30h - Boas Vindas
Prof. Marcelo Boeger - Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar;
Dr. Luis Fernando Waib - Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar;
Dra. Rosane Rodrigues Costa – Diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano.

9:30h às 10:30h - Palestra Magna de Abertura: CONSTRUINDO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE NA HOTELARIA
Palestrante: Marcelo Boeger - Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar.

10:30h às 10:45h - Coffee Break

10:45h às 11:45h - A HOTELARIA E O CONTROLE DE INFECÇÃO
Palestrante: Dr. Antonio Tadeu Fernandes - Médico graduado pela FMUSP; residência em Doenças Infecciosas pela FMUSP; mestre em ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP; diretor científico do Curso MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção; sócio e diretor da CCIH Cursos de Aprimoramento Profissional Ltda.; editor-chefe do livro de “Infecção Hospitalar e suas interfaces na área de Saúde” (Prêmio Jabuti).

11:45h às 12:30h - EDUCAÇÃO CONTINUADA NA HOTELARIA HOSPITALAR
Palestrante: Maria Helena Peraccini - Graduação em Enfermagem, Pós-graduação em Administração de Empresas, Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar, Consultora da MHPeraccini Treinamento, Membro do Grupo responsável pela confecção do Manual “Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde” do Ministério da Saúde, Docente na disciplina Gestão em Hotelaria Hospitalar no curso de pós-graduação em Administração Hospitalar do Centro Universitário São Camilo – São Paulo e na disciplina Serviços de Governança no curso de pós-graduação em Hotelaria Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo Consultora da Hospitalidade Consultoria.
Convidados: Ivonete Melo - Graduada em Nutrição pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Pós-Graduação em Marketing pela UFPE, Gerente de Atendimento na Clínica São Vicente e Gerente de Hotelaria no Hospital Copa D’Or, atualmente encontra-se na Unimed Rio Empreendimentos, atuando como Gerente de Hotelaria do Hospital Unimed Rio inaugurado em dezembro de 2012.
Flávia Fávero - Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá; MBA em Gestão, Sistema e Serviços de Saúde, pela Faculdade de Medicina de Petrópolis,RJ, Presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro Janeiro e Supervisora de Hotelaria do Hospital Unimed Petrópolis.
Giovanna Araújo - Enfermeira, pós-graduada em Vigilância Sanitária pela Faculdade de Saúde Pública da USP. MBA Gestão de Saúde INESP, Graduando MBA Gestão Empresarial FIA - USP.

12:30h às 14:00h - Almoço

14:00h às 15:00h – IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO PGRSS
Palestrante: Carla Assad - Coordenadora operacional (Comlurb), Gestão Ambiental em diferentes unidades hospitalares no RJ. Profª na Pós Graduação de Infecção Hospitalar da Universidade Gama Filho – RJ.

15:00h às 16:00h – OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS!
Palestrantes: Dr. Marcelo Carneiro – Médico, Especialização em Infectologia e Infecção Hospitalar, Mestrado em Microbiologia, Doutorando em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Presidente da Associação Gaúcha de Infecção Hospitalar (AGIH), e Coordenador da CCIH do Hospital Santa Cruz - Sta Cruz do Sul, Professor de Infectologia na referida Universidade e Vice Presidente da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).
Dr. Luís Fernando Waib - Infectologista na CCIH do Hospital da PUC Campinas, Irmandade de Misericórdia de Campinas e Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas. É Presidente da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).
Moderação: Enfª Raquel Oliveira - Graduada em Enfermagem pela Universidade Severino Sombra, Pós Graduação em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar pela Universidade Gama Filho, MBA em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar pela Faculdade Brasileira de Recursos Humanos – Instituto Hoyler, MBA em Gestão da Assistência à Saúde pela FAMESP. Atualmente é Enfermeira na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano, Membro da Diretoria Executiva da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora das Representações Municipais.

16:15h às 17:00h – HIGIENIZAÇÃO, CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR E SUAS INTERFACES.
Palestrante: Enfª. Cláudia Vallone Silva - Enfermeira especialista em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Especialista em Gerenciamento de Enfermagem pela FHIAE, trabalha atualmente no SCIH do Hospital Israelita Albert Einstein.
13/04 – SÁBADO

9:00h às 10:00h – USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS
Palestrante: Dr. Walter Tavares - Professor do Curso de Medicina da Fundação Serra dos Órgãos, da Fundação Oswaldo Aranha e da Universidade Gama Filho; Doutor em Medicina pela UFRJ; membro da Academia Nacional de Farmácia; Diploma em Tropical Medicine & Hygiene pela Universidade de Liverpool.

10:00h às 11:00h – LIDERANÇA E COMPETÊNCIAS – POTENCIALIZANDO EQUIPES DE TRABALHO
Palestrante: Fabrízio Rosso - Administrador Hospitalar, Mestre em RH e Diretor da Fator RH - SP.

11:00h às 11:15h – Coffe Break

11:15h às 12:15h – A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE NA TRANSMISSÃO CRUZADA DAS INFECÇÕES
Palestrante: Dr. Luís Fernando Waib - Infectologista na CCIH do Hospital da PUC Campinas, Irmandade de Misericórdia de Campinas e Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas. É Presidente da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).

12:15h às 14:00h – Almoço

14:00h às 15:00h – MICROORGANISMOS MULTIRRESISTENTES, COMO CONTROLAR?
Palestrante: Dr. Alberto Chebabo - Chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ e Infectologista do DASA Medicina Diagnóstica.

15:00h às 16:00h – Controle de Enxoval
Palestrante: Fábio Torres – Representante Comercial da MRC Enxoval Hospitalar

16:00h – ENCERRAMENTO