FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 13 de abril de 2013

Inauguração dos Cursos de Treinamento da ABL



Presidente da ABL inaugura na segunda-feira, dia 15, os cursos de treinamento de mão de obra para as bibliotecas do Sesi nas comunidades pacificadas do Rio

A Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmica Ana Maria Machado, inaugura na segunda-feira, dia 15, às 9 horas, os cursos de treinamento de mão de obra para as bibliotecas do Projeto Sesi-Cidadania nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.
Os dois cursos, sob o título geral de “Nas Trilhas da Literatura”, serão ministrados de abril a agosto deste ano, na sede da Academia, no total de 80 horas para cada um, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entidade com a qual a ABL assinou convênio no dia 8 de abril. Eles têm por objetivo o aprimoramento de pessoal e a formação de auxiliares de biblioteca selecionados nas próprias comunidades: Providência, Andaraí, Cidade de Deus, Formiga, Macacos, Morro Azul, Tabajaras, Santa Marta, São Carlos, Borel e Fazendinha.
“Ciente de que a ABL tem aberto suas portas para a valorização da Literatura e para a formação de leitores, além de partilhar do conceito sobre sua importância na formação do cidadão crítico e consciente, pretendemos com esses cursos atender à demanda de capacitação dos profissionais que trabalham em bibliotecas do Sistema Firjan, e contribuir para a qualificação profissional dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, como mediadores de leitura e de literatura para as crianças e os jovens brasileiros”, afirmou Ana Maria Machado.
Os focos dos dois cursos são distintos: um para profissionais das bibliotecas do Sesi e das comunidades pacificadas, com ênfase nos autores da Literatura Infantil brasileira. O outro, será para os profissionais das bibliotecas do Senai, voltado para os jovens com temas universais da Literatura. Os cursos se apoiam em know-how e experiência adquirida pela Fundação em sete anos de preparação de professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ao todo serão 15 aulas de quatro horas e duas aulas de oito horas, além da visita ao 15º Salão da FNLIJ do Livro para crianças e jovens (quatro horas), e a avaliação (quatro horas).
“Grande parte dos recursos para o projeto virá da Fundação SM, uma instituição espanhola com filial em São Paulo, que num convênio de parceria com a ABL registrará essa experiência e poderá fazer dela um projeto-piloto em condições de ser replicado em outros países da América Latina”, explicou a Presidente da ABL.
 
O primeiro curso, para os profissionais de bibliotecas do Sesi e de comunidades pacificadas, contemplará o estudo das obras de nove destacados escritores da literatura infantil brasileira, entre eles Lygia Bojunga, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ziraldo. O segundo, para os profissionais das bibliotecas do Senai, orientará sobre temas universais da Literatura de interesse dos jovens. Entre esses temas estão: “A literatura e o amor”; “Formação do romance brasileiro”; “O gótico e o romântico”; “Os jovens e a leitura literária”; assim como “Os best sellers para jovens”.
Veja também