FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 13 de abril de 2013

Lançamento do Livro "A Herança de Apolo"




Acadêmico, diplomata e poeta Geraldo Holanda Cavalcanti lança o livro “A herança de Apolo”, dia 16 de abril, terça-feira, na Livraria Travessa do Leblon

O Acadêmico, diplomata e poeta Geraldo Holanda Cavalcanti, quinto ocupante da Cadeira nº 29 daAcademia Brasileira de Letras, eleito em 2 de junho de 2010, na sucessão de José Mindlin – e recebido em 18 de outubro pelo Acadêmico Eduardo Portella – lança, pela Editora Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record), o livro "A herança de Apolo", no qual apresenta seus mais de 50 anos de reflexões sobre a prática poética. O evento está programado para o dia 16 de abril, terça-feira, às 19 horas, na Livraria Travessa, Shopping Leblon, loja 205 A (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon).
O também Acadêmico Marco Lucchesi, professor, romancista, poeta e tradutor, afirma, em sua apresentação: “É um livro raro, que prende o leitor, pela alta qualidade, pelo ritmo da prosa e pela transparência. Mas não se limita a uma cartografia lírica. É antes um hino a Apolo, quase um poema em prosa, involuntário quase, um GPS para os que se movem no universo em expansão do campo literário. Volto agora para a sua poesia, relendo-a a partir deste Apolo cheio de desafios”.
No livro, o autor faz uma junção de anotações, citações e ponderações sobre poesia lidas e também ideias oriundas de textos sobre o tema. Segundo seus editores, Geraldo Holanda Cavalcanti pensa a poesia, o poeta e o poema. Sem a intenção de escrever um ensaio, o autor afirma que o texto é o resultado de mais de cinquenta anos de leitura de poesia ou sobre poesia, notas e citações armazenadas que agora estão reunidas: “Com a angústia de quem não quer jogar fora o que penosamente reuniu durante toda uma vida, pensei em recompilar as notas e citações tematicamente, na esperança, ou com a ilusão, de que talvez pudessem proporcionar a algum leitor advertido, pelo menos em parte, meu prazer de transcrevê-las”.
Saiba mais
Diplomata de carreira, Geraldo Holanda Cavalcanti foi Embaixador junto à Unesco, ao Governo do México e à União Europeia. Posteriormente, foi eleito Secretário-Geral da União Latina, organismo internacional destinado à promoção das línguas e dos valores culturais dos países de expressão latina, sediado em Paris. Em 2001, de regresso ao Brasil, foi eleito para o PEN Clube do Brasil, do qual se tornou presidente em 2003, e para a ABL, da qual é, atualmente, Secretário-Geral.
Além de poeta (Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores, por Poesia Reunida), e tradutor de poesia (Premio Internazionale Eugenio Montale, da Itália, por suas traduções do poeta italiano; Prêmio Paulo Rónai, da Fundação Biblioteca Nacional, pelas traduções do poeta italiano Salvatore Quasimodo; e Prêmio de Tradução da Academia Brasileira de Letras, por sua tradução e seu ensaio sobre O Cântico dos Cânticos), é contista (finalista do Prêmio Jabuti, comEncontro em Ouro Preto) e memorialista (As desventuras da Graça).
Assuntos relacionados
Serviço
Lançamento: dia 16 de abril de 2013, a partir das 19 horas
Local: Livraria Travessa, Shopping Leblon, loja 205 A
Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon
Editora Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record)
462 páginas
Preço: R$ 59,90