FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Programa Prazer em Ler



Até o dia 5 de abril, acontece o Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler, intitulado “Um por todos e todos por um Brasil de Leitores!”. O evento promovido pelo Instituto C&A será realizado na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura. Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail dpbpl.fmc@pbh.gov.br e obter mais informações pelo telefone (31) 3277-4648.
O Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler acontece anualmente e a programação de 2013 traz painéis de escritores, ilustradores e profissionais que atuam na área do livro e da literatura. O evento pretende reunir membros de organizações sociais apoiadas pelo programa e público em geral para debater questões como a leitura, o livro, a construção de acervos literários de qualidade, o papel da biblioteca e as políticas públicas voltadas para o livro, a leitura e as bibliotecas.

Programação
No dia 2 de abril, às 14h, o encontro traz o painel “Construindo acervos literários de qualidade”, integrado por Nelson Cruz (ilustrador), Léo Cunha (escritor), Anna Maria de Oliveira Renhack (Editora Record) e Maria Zelia Versiani Machado (CEALE/UFMG). O painel tem como debatedor o jornalista Carlos Herculano Lopes.
No dia 3 de abril, às 14h, o público participa do painel “O papel da biblioteca para uma sociedade leitora”, que traz Elisa Machado, Marina Nogueira Ferraz (SEBP), Fabíola Farias (SMBP), Abrãao Antunes da Silva (RBBC) e, como debatedor, o jornalista João Paulo Cunha. Às 18h30, será exibido o documentário “A palavra conta” (Brasil, 2011), produzido pelo Movimento por um Brasil Literário.
“O leitor e suas leituras” será tema do painel do dia 4 de abril, que começa às 14h, e tem como convidado o escritor Frei Beto e como debatedor Volnei Canônica, do Instituto C&A. No dia 5 de abril, último dia do evento, será realizado, às 14h, o painel “Brasil leitor: políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas”, com os convidados Maria Antonieta Antunes Cunha (PNLL), Zoara Failla (Instituto Pró-Livro), Antonio Carlos Amorim (ALB) e representantes da Câmara Brasileira do Livro e da Undime. O painel terá como debatedor o gestor cultural Afonso Borges.
Além dos painéis, o evento traz atividades paralelas referentes ao livro e à leitura. No dia 2 de abril, às 16h30, haverá uma visita à Biblioteca Pública Municipal de Belo Horizonte. No dia 3 de abril, às 19h30, acontece, na Academia Mineira de Letras, o lançamento do livro “Depois do Silêncio: Escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós”, de Lucilia Soares e Ninfa Parreiras (org.), editado pela RHJ. No dia 4 de abril, às 16h30, haverá uma sessão de visitas a bibliotecas comunitárias da cidade.
Os integrantes das organizações sociais parceiras do programa Prazer em Ler participarão, ainda, de uma série de oficinas entre os dias 2 e 5 de abril. Os encontros serão realizados no período da manhã e abordarão os temas “Espaços”, “Mediação” e “Comunicação, Gestão, Incidência”.