FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Rio Artes Manuais 2013




Maior feira de capacitação em artesanato do estado do Rio de Janeiro, a Rio Artes Manuais terá sua sétima edição entre os dias 3 e 7 de abril, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. A consolidação do evento – que desde 2008 reúne os principais fornecedores das indústrias das artes manuais para ensinar novas técnicas e apresentar lançamentos – resultou em expressivos números para 2013. A Rio Artes Manuais 2013 terá 40 estandes, 30% a mais do que na edição de 2012, e deve receber um público de 25 mil pessoas ao longo de cinco dias, o que representará aumento de 25% na frequência.
O Sebrae/RJ é um dos patrocinadores  do evento e realizará uma campanha de esclarecimento e incentivo para adesão ao MEI (Micro Empreendedor Individual), programa criado pelo Governo Federal para formalizar a situação profissional de empreendedores de pequenos negócios, entre eles artesãos das mais diversas atividades. A Rio Artes Manuais 2013 conta ainda com o patrocínio da Linhas Círculo,  Tintas Acrilex e  Pinceis Pinctore Tigre.
Mais de vinte mil vagas de diferentes técnicas artesanais serão oferecidas, nos cinco dias de programação, nos estandes das principais marcas de insumos para artesanato. No Ateliê Artes Manuais, amplo espaço com capacidade para até 50 artesãos, serão ministrados três aulões por dia.
O visitante paga apenas o ingresso e, uma vez dentro da feira, pode se inscrever gratuitamente para várias aulas. O sistema é “faça e leve”, ou seja, além do material e da aula serem gratuitos, o participante leva para casa a peça que aprendeu a fazer. Os horários variam com o estande e as inscrições são feitas apenas na hora, de acordo com o número de vagas e ordem de chegada.
A Caçula, maior distribuidor do Rio de Janeiro de insumos para artesanato e artes manuais, terá uma loja de 465 metros quadrados. Será o único espaço do evento onde o artesão poderá comprar os principais produtos e os lançamentos das marcas participantes da Rio Artes Manuais 2013.
O preço da entrada é R$ 12, sendo que estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Os ingressos começam a ser vendidos na segunda quinzena de fevereiro em todas as lojas da Caçula e também no site Ingresso Mais (ingressomais.com.br).

Parcerias com a Prefeitura e com o Governo do Estado - O projeto Rio Eco Sol, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio, terá um espaço diferenciado na Rio Artes Manuais 2013. Dez artesãos, selecionados nas oficinas de formação em economia solidária e comércio justo do projeto, participam da feira comercializando seus produtos.
Já o Programa de Artesanato do Estado do Rio de janeiro, da Sedeis (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços), fará uma exposição e e venderá peças do artesanato típico de cada uma das oito regiões do Rio de Janeiro.

Artesão aprovou novo endereço da Rio Artes Manuais – O Centro de Convenções Sul América, onde a edição 2012 da Rio Artes Manuais foi realizada, contou com a aprovação maciça dos artesãos. Por este motivo, o endereço continuará a ser a casa do artesão durante a Rio Artes Manuais 2013.
Com mais infraestrutura para os expositores e melhor acesso para os visitantes, o pavilhão do Centro de Convenções conta com uma área de mais de cinco mil metros quadrados e estacionamento coberto para mil carros. Localizado na principal avenida  do Centro do Rio, a Presidente Vargas, o local fica ao lado de duas estações de metrô, Cidade Nova e Estácio, e em frente a pontos de táxis e vans. Em seu entorno também circulam ônibus para todos os bairros e municípios do Grande Rio.