FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Seminário de Energia Nuclear 2013


4º Seminário Internacional de Energia Nuclear

Está marcada para os dias 24 e 25 de abril de 2013 a quarta edição do Seminário de Energia Nuclear, que há três anos consecutivos vem sendo realizado em parceria com a Eletrobras Eletronuclear. Já consagrado no calendário do setor, o Seminário de Energia Nuclear vai ganhar projeção Internacional, com a participação de diversos convidados e profissionais de organismos estrangeiros ligados ao setor nuclear, de forma a dar mais profundidade e alcance à discussão que vem ganhando espaço em todo o mundo: a segurança nas usinas nucleares e em outras atividades da cadeia industrial e de geração de energia.
O acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em março de 2011, gerou importantes progressos no sentido de reforçar a segurança nuclear mundial, de acordo com a Agência de Energia Nuclear das Nações Unidas. Tais avanços foram uma resposta ao questionamento mundial sobre a energia nuclear, que expôs a necessidade de se tomar medidas mais coordenadas, inclusive um aumento na fiscalização de segurança dos reatores, para garantir que tal acidente não ocorra novamente.
Na verdade, o acidente de Fukushima despertou o mundo para a necessidade de se buscar mais segurança não apenas na área nuclear, mas em todos os segmentos da cadeia industrial e de geração de energia. Hoje a questão da segurança é uma preocupação, diante de acidentes recentes ocorridos na atividade de produção de petróleo, no Golfo do México e na Bacia de Campos, no Brasil, mais recentemente, com derramamento de grandes quantidades de petróleo no mar, ameaçando a vida marinha e a segurança e a saúde de pessoas e trabalhadores do setor.
Além dos desastres e acidentes no processo de produção e exploração de jazidas, seja petróleo, metais, ou na geração de energia convencional e nuclear, o mundo vem enfrentando atualmente novos e mais frequentes fenômenos naturais extremos, que impõem mais cuidados com a prevenção de riscos naturais, em função das mudanças climáticas globais, de forma a minimizar seus impactos sociais e econômicos. É preciso, tanto na área nuclear como nas demais, implementar o debate e buscar a troca de experiências e tecnologias entre os diversos países, de forma a aperfeiçoar e garantir os sistemas e processos de segurança.
Depois de três edições nacionais realizadas com apoio da Eletronuclear, gestora das usinas nucleares brasileiras, o Seminário de Energia Nuclear vai ganhar porte internacional, de maneira a ampliar e internacionalizar essa discussão em sua quarta edição. A ênfase estará exatamente nesse debate sobre modelos e experiências brasileiras e internacionais para prevenir riscos e aumentar a segurança na área nuclear e nos demais segmentos da cadeia produtiva da indústria e geração de energia, planos de emergência, monitoramento climático, etc.
A exemplo das edições anteriores, a indústria nacional e estrangeira ligada à produção de equipamentos, tecnologia, projetos, construção e montagem industrial poderá participar ativamente patrocinando o evento e integrando a agenda de debates. A proposta é reunir representantes da cadeia nuclear brasileira e internacional, agências internacionais de segurança, empresas de consultoria, construção e montagem industrial, fornecedores de equipamentos e soluções tecnológicas para discutir as demanda de mercado, disponibilidade e formação de mão de obra especializada e novas tecnologias para atender ao projeto nuclear brasileiro e seus requisitos de segurança.

Serviço:
Datas: 24 e 25 de abril de 2013
Local: Centro Empresarial Rio (Edifício Argentina)
Endereço: Praia de Botafogo, 228 - 2º andar – Auditório, Rio de Janeiro (RJ)
Metodologia: A programação do evento será apresentada por meio de palestras e painéis
Número de participantes: vagas limitadas a 200 participantes