FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 29 de maio de 2013

15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens



Os pais e professores já podem marcar em seus calendários: do dia 5 ao dia 16 de junho o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens completa 15 anos. Um dos mais importantes eventos literários do país, e único focado no público infantil e juvenil, o salão será realizado no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro, e este ano tem como tema a Ilustração e como país homenageado a Colômbia, que vem desenvolvendo várias parcerias na área com o Brasil, como a 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, realizada em abril de 2012, quando o Brasil foi o país homenageado e contou com um espaço do livro para crianças e jovens organizado pela FNLIJ, a convite do Itamaraty.
 
Com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Salão, que reúne 71 editoras entre 85 estandes, vai permitir um verdadeiro mergulho no mundo da literatura. Durante os 12 dias do evento, o público de crianças e jovens terá a chance de participar de bate-papos com os principais escritores e ilustradores do país, acompanhar a leitura de histórias e os adultos poderão assistir ao Seminário e às palestras dos Encontros Paralelos. Como já faz parte da tradição, ainda haverá quatro bibliotecas, entre elas a Biblioteca para Bebês, além da visita de escolas, que pode ser agendada pelo e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br.
 
Em seus 15 anos de realização, o Salão FNLIJ já recebeu grandes nomes da literatura, além de ter tido sempre o apoio de artistas, que fazem questão de participar do evento. Mais do que um programa para as famílias cariocas, o Salão FNLIJ se esmera em levar às crianças e jovens obras de qualidade, reforçando a importância da formação do leitor.  Além disso, oferece palestras no Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós para professores e profissionais da área de educação. Nesta 15º edição do seminário, que acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho, serão apresentados e debatidos vários assuntos com o tema A arte de ilustrar livros para crianças e jovens.
 
O Salão FNLIJ abrirá com o 4º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, voltado para o público de livrarias, envolvido com a produção editorial de livros de ficção para crianças e jovens. Este ano, o tema do encontro será a Comercialização dos e-books e o papel das livrarias na formação do jovem leitor. Dentre os autores confirmados estão Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Walcyr Carrasco, Ziraldo, Bia Bedran, Mary e Eliardo França, Eucanaã Ferraz, Roger Mello, entre muitos outros.