FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ciclo de Palestras e Mostra Jean-Luc Godard

DUMA5311-1998NB01


Curadoria: Dominique Païni e Anne Marquez
Realização: MP2 Produções

A mostra enfatiza as três últimas décadas da produção de Jean-Luc Godard, o mais importante nome da Nouvelle Vague, movimento que, iniciado na França, mudou o cinema mundial nos anos 1960. Está organizada a partir de grandes temas, como o olhar autoral de Godard, a “pirataria” de imagens e a experimentação no cinema utilizando suportes diversos. Ocupa os três andares do Oi Futuro Flamengo com grandes projeções e totens interativos, além de uma mesa-vitrine com um livro confeccionado manualmente pelo próprio diretor e uma edição rara da revista Cahiers du Cinéma, objeto pessoal de Godard.
Pela primeira vez, o público brasileiro terá contato com um perfil mais completo de um dos maiores cineastas do nosso tempo. Os curadores Dominique Païni e Anne Marquez são colaboradores do Centro Pompidou, em Paris. “Godard é sempre uma referência, um dos mais inquietos criadores contemporâneos. Com esse projeto, o Oi Futuro busca mostrar a complexidade de sua obra de uma forma que nunca foi exibida na América Latina”, afirma Roberto Guimarães, diretor de Cultura do Oi Futuro.

Exposição:
De 7 de maio a 7 de julho
Níveis 2, 4 e 5, 8 (projeção), Grande Campo e Projeto Technô  (Vitrine Social)
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca | Classificação etária: Livre

Ciclo de palestras:
Expo (r) Godard inclui, também, um ciclo de palestras sobre o cineasta, ao longo do qual serão discutidos o lugar e o sentido das imagens na era da internet e os novos modos de produção e difusão do cinema – com ênfase na relação entre a obra de Jean-Luc Godard e essas temáticas.

 Participantes:
 Dominique Païni – Ensaísta e crítico de arte, dirigiu a Cinemateca Francesa entre 1993 e 2000, e é o curador da mostra.
Michael Witt – Pesquisador e curador inglês, especializado na obra de Godard, cinema francês, história do cinema, cinema experimental e avant-garde.
Adriana Fresquet – Argentina radicada no Brasil, mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, leciona na UFRJ.
José Carlos Monteiro – Jornalista, professor do curso de cinema da UFF e crítico de cinema, com atuação em vários jornais do país.
Ismail Xavier – Crítico, ensaísta, escritor e professor de cinema no Brasil e em universidades do exterior.
Mário Coutinho – Crítico, ensaísta e escritor mineiro, com dois livros sobre a obra de Godard, além de ter participado de inúmeras publicações.
Patrick Pessoa – Ensaísta, escritor e professor de filosofia na UFF.
Rodrigo Borges Carneiro – Advogado, especialista em propriedade intelectual, com mestrado nos EUA e doutorado na Inglaterra.

Dias 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de maio, terça e quarta, 19h 30 | Nível 7
Entrada franca | Classificação etária: Livre
Distribuição de senhas meia hora antes
*Veja também a programação da Expo (r) Godard no Oi Futuro em Ipanema