FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Exposição "1922/2012- 90 Anos da Exposição do Centenário"



 

Em 1922, o Rio de Janeiro foi cenário de um grandioso evento: a Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência. A exposição "1922/2012 - 90 Anos da Exposição do Centenário" vai revelar ao público contemporâneo a importância da mostra e a riqueza do material a ela referente. Por se tratar de uma produção efêmera, em que a maioria dos prédios construídos deixou logo de existir, a história, os espaços e a arquitetura da Exposição do Centenário são pouco conhecidos. A mostra faz um resgate histórico e divulga o material textual e objetos de época, ao lado da belíssima iconografia existente, pertencentes a arquivos e bibliotecas.
Distribuída pelos imensos palácios e pavilhões construídos em uma vasta área do centro da cidade, que incluía o espaço recém-conquistado com o desmonte do Morro do Castelo, a Exposição do Centenário serviu de vitrine para apresentar os progressos da nação e os encantos da Cidade Maravilhosa, então capital da República. Se o ano de 1922 ficou marcado na história das artes brasileiras pela Semana de Arte Moderna de São Paulo, o evento carioca surpreendeu pela grandiosidade e importância.
Concebida inicialmente como mais uma exposição nacional, a Exposição do Centenário acabou se tornando internacional, com a participação de países como França, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, México, Itália e Bélgica entre outros. Na trilha das exposições universais realizadas na Europa e Estados Unidos a partir da segunda metade do século XIX, da representação brasileira nesses grandes eventos e da experiência adquirida com a Exposição Nacional de 1908, realizada na Praia Vermelha, o país empenhou-se em comemorar o Centenário da Independência com um evento que superasse todas as expectativas e fosse um verdadeiro retrato de um Brasil moderno, voltado para um futuro grandioso. A exposição, com mais de 12 mil visitantes diários, recebeu ao longo de seus dez meses de duração mais de três milhões e meio de pessoas.
A mostra foi inaugurada em sete de setembro de 1922 com a primeira transmissão de rádio realizada oficialmente no Brasil. O discurso do Presidente da República, Epitácio Pessoa, foi ouvido pelo povo na praça em frente ao Palácio das Grandes Indústrias por meio de alto-falantes e transmitido para as cidades de Petrópolis, Niterói e São Paulo. À noite, tanto nas cidades mencionadas quanto no recinto da Exposição, foi ouvida a ópera O Guarani, executada no Teatro Municipal, em noite de gala. Ao todo mais de 200 festas e solenidades aconteceram no período da exposição, que se prolongou até o dia 24 de julho de 1923.
Serviço: 
Exposição: "1922/2012 - 90 Anos da Exposição do Centenário"
Abertura: 8 de maio, às 19h
Visitação: 9 de maio a 9 de junho de 2013 - terça a domingo 12h às 19h - GRÁTIS
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro 2253-1580)
Curadoria: 
Patrocínio: Correios
Apoio: Centro Cultural Correios
Acesse: www.correios.com.br