FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 3 de maio de 2013

IV Simpósio de Teologia "Exegese, Teologia e Pastoral: Relações, Tensões e Desafios"

Cabeçalho



Os estudos bíblicos do século XX foram fortemente marcados pelo chamado método histórico-crítico, reconhecido como importante instrumento para a compreensão da Escritura. Sua preocupação com o sentido original e com a história da redação levou, contudo, muitas vezes, à fragmentação dos textos e a uma grande multiplicidade de hipóteses, o que teve por consequência um forte descrédito acerca do método e levantou a questão de sua relevância para a teologia e a pastoral. Exegese, teologia e pastoral seguiram, em grande parte, caminhos independentes ou tocaram-se só tangencialmente. Por vezes a teologia utilizou instrumentais puramente filosóficos, sociológicos ou de outra natureza, desenvolvendo sua reflexão ou sem consideração da Escritura ou utilizando-a como simples acessório. A pastoral em parte abriu-se ao dado bíblico, mas sem que a exegese acadêmica fizesse sentir nela suficientemente suas ressonâncias. Do lado da exegese, surgiu a questão da possibilidade de uma teologia bíblica e, se esta fosse afirmada, a questão da definição de sua natureza.
Os ganhos das ciências literárias e históricas, os avanços da hermenêutica filosófica, o desenvolvimento da reflexão teológica nas últimas décadas não conseguiram de modo adequado tematizar a possível integração destes três componentes (exegese – teologia – pastoral), de modo que está ainda amplamente aberto o campo de debate. A atual tendência à interdisciplinariedade vem somar mais um elemento a esta discussão.
É nesse sentido que a Comissão Organizadora do Departamento de Teologia da PUC-Rio propõe o IV Simpósio de Teologia, a se realizar nos dias 15 a 17 de maio de 2013, com o tema central Exegese, Teologia e Pastoral: relações, tensões e desafios.
Motivações
Este Simpósio dá continuidade à iniciativa do Departamento de Teologia de realizar periodicamente encontros internacionais para promoção do saber teológico e de sua relação com outras áreas de conhecimento.
Inclui-se dentro das comemorações em torno ao 40º aniversário do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio (iniciado em 1972) e do Departamento de Teologia, que, fundado em 1968, teve em 1972 seu reconhecimento pela Santa Sé. Nesse sentido, o Simpósio homenageará alguns de seus professores, os quais, tendo-se dedicado por décadas ao ensino e pesquisa no Departamento de Teologia da PUC-Rio, estão deixando ou deixarão em breve o Magistério neste Departamento: Prof. Alfonso García Rubio, Prof.a Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino, Prof. Jesús Hortal Sánchez, Prof.a Lina Boff, Prof. Mario de França Miranda, Prof.a Tereza Maria Pompéia Cavalcanti.
O Simpósio quer também integrar-se na perspectiva do Ano da Fé (de outubro de 2012 a novembro de 2013) e na preparação daJornada Mundial da Juventude, a se realizar em julho de 2013, no Rio de Janeiro, como meio de aprofundamento de um tema central da área teológica.
Objetivos
A finalidade principal deste Simpósio é aprofundar os três eixos – exegese, teologia, pastoral –, ao redor dos quais giram as áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio (Área Sistemático-Pastoral e Área de Teologia Bíblica), em suas possíveis relações.
Novos horizontes de pesquisa nos conteúdos e na metodologia aí implicados são objetivos inerentes à temática proposta. Através da participação de alunos de Graduação, Pós-Graduação e de Docentes de diversas Instituições, visa-se promover a qualidade da pesquisa e a produção científica em área teológico-bíblica e suas interfaces com ciências da religião e outras ciências humanas.
Conferencistas
O Simpósio apresentará quatro tipos de atividade formativa:
1. Conferências maiores:
Serão desenvolvidas com os seguintes temas e conferencistas:
  • Exegese e Teologia Bíblica, por H. Simian-Yofre, professor emérito do Pontifício Instituto Bíblico, Roma
  • Exegese, teologia e hermenêutica, por C. Carbullanca, professor da Universidade Católica do Chile
  • Teologia sistemática e exegese, por Maria Carmen Aparicio Valls, professora da Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma
  • Bíblia, Cultura e Nova Evangelização, por Mario Cimosa, professor da Pontifícia Universidade Salesiana, Roma
2. Mesas temáticas:
  • Bíblia e Pastoral Bíblica: Tereza Maria Pompéia Cavalcanti, Carlos Mesters, Francisco Orofino, Leonardo Agostini Fernandes
  • Bíblia e Cristologia / Eclesiologia: Alfonso García Rubio, Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino, José Otácio Oliveira Guedes
  • Bíblia e Graça / Escatologia: Mario de França Miranda, Lina Boff, Maria de Lourdes Corrêa Lima
  • Bíblia e Direito: Jesús Hortal, Ricardo Lengruber, Isidoro Mazzarolo
3. Mini-cursos:
  • Animação bíblica da pastoral: Johan Konings (Faje)
  • Hermenêutica bíblica: Luís Henrique da Silva (PUC-MG / Faje)
  • Bíblia e diálogo inter-religioso: Valmor da Silva (PUC-GO)
  • O Saltério no Novo Testamento: Matthias Grenzer (PUC-SP)
4. Comunicações:
Considerado o tema central do Simpósio, Exegese, Teologia e Pastoral: relações, tensões e desafios, serão desenvolvidos sete eixos temáticos:
1. Bíblia e Ciências
A Bíblia é um livro que envolve toda a vida do ser humano, quer o trabalhador do campo, quer o encarregado pelo serviço religioso-político, quer o cientista, bem como esse mesmo ser humano integrado no todo cósmico. Ainda que as referências escriturísticas às ciências não tenham prioridade científica, a Bíblia tem um vínculo muito forte com as ciências por tratar o ser humano como a obra prima do cosmos e o cosmos como obra de Deus. Como uma célula na rede neural ou um membro no corpo, o ser humano está ligado a todos os outros membros e à fonte de energia cósmica.
2. Leitura orante da Bíblia
“A Palavra de Deus está na base de toda a espiritualidade cristã autêntica”; a Leitura Orante “é verdadeiramente capaz não só de desvendar ao fiel o tesouro da Palavra de Deus, mas também de criar o encontro com Cristo, Palavra divina viva” (Verbum Domini, n. 86.87). Especialmente nas últimas décadas tem retornado à vida cristã a prática da lectio divina, também denominada leitura orante da Bíblia, em diversos âmbitos e níveis e perseguindo finalidades em parte semelhantes, em parte diversas. Analisar as experiências desta prática, apresentar novas propostas, identificar aspectos teóricos nela envolvidos e sobre eles refletir são objetivos deste eixo temático.
3. Bíblia e Liturgia
“Considerando a Igreja como casa da Palavra, deve-se antes de tudo dar atenção à Liturgia Sagrada. Esta constitui, efetivamente, o âmbito privilegiado onde Deus nos fala no momento presente de nossa vida: fala hoje ao seu povo, que escuta e responde. Cada ação litúrgica está, por sua natureza, impregnada da Sagrada Escritura.” Nesse eixo temático, as comunicações podem ser uma ocasião oportuna para se refletir sobre como “a hermenêutica da fé relativamente à Sagrada Escritura deve ter sempre como ponto de referência a liturgia, onde a Palavra de Deus é celebrada como palavra atual e viva” (Verbum Domini, n. 52).
4. Bíblia e Espiritualidade
O ser humano possui, por natureza, um anseio pela vida espiritual, pois percebe que a posse dos bens materiais não consegue lhe comunicar uma vida em plenitude. Há um mistério no seu ser: é a dimensão espiritual. Portanto, a relação do batizado com a Palavra de Deus é elemento fundamental da sua espiritualidade. As comunicações desse eixo temático podem orientar a reflexão sobre a presença e a ação do Espírito Santo no decorrer da economia da salvação que culminaram em Jesus Cristo e prosseguem na vida da Igreja e de cada batizado.
5. Bíblia e Teologia Sistemática
Dentro do programa do Vaticano II, está o empenho pela integração entre Teologia (sistemática) e Escritura. Tal relação nem sempre se deu sem problemas, havendo por vezes suspeitas tanto por parte dos teólogos sistemáticos quanto por parte dos biblistas quanto ao legítimo uso e interpretação da Escritura. A tematização desta questão, de seus problemas e desafios, assim como novas propostas de integração são as perspectivas deste eixo temático.
6. Métodos e abordagens de interpretação da Bíblia
Este eixo temático é aberto à apresentação, questionamento e propostas de metodologias exegéticas, em forma teórica ou através da tratativa de textos bíblicos. Questões de atualização e inculturação da mensagem bíblica fazem igualmente parte da perspectiva deste eixo temático.
7. Bíblia e Pastoral
A presença da Bíblia na pastoral e, mais, a animação bíblica de toda a pastoral é tema recorrente nos últimos anos. O eixo temático Bíblia e Pastoral tem por objetivo central refletir sobre a importância e o papel da Palavra de Deus no processo de evangelização. Com isto, integra-se na perspectiva do Ano da Fé e na preparação da Jornada Mundial da Juventude.
Para estes sete eixos temáticos serão aceitas propostas de comunicação, a serem analisadas pelo Comitê Científico. As propostas devem ser dirigidas ao contato abaixo, apresentando um resumo de no máximo 2500 caracteres (com espaços) e no máximo 4 (quatro) palavras chave. Uma vez aceita a proposta, seu texto (de no máximo 12 páginas) deve ser encaminhado ao mesmo contato. As normas para apresentação do texto podem ser encontradas em:

Programação Geral
 
15 de maio, 4ª-feira
16 de maio, 5ª-feira
17 de maio, 6ª-feira
8:00
Credenciamento
8:30
Abertura do Simpósio
Leitura orante da Bíblia
Leitura orante da Bíblia
9:00
1ª Conferência
Exegese e Teologia
Bíblica

Horacio Simian-Yofre
1ª Conferência
Teologia Sistemática e Exegese

María Carmen Aparicio Valls
1ª Conferência
Bíblia, Cultura e Nova Evangelização

Mario Cimosa
10:00
Intervalo
Intervalo
Intervalo
10:30
2ª Conferência
Horacio Simian-Yofre
2ª Conferência
María Carmen Aparicio Valls
2ª Conferência
Mario Cimosa
11:30
Colóquio com os participantes
Colóquio com os participantes
Colóquio com os participantes
12:00
Intervalo
Intervalo
Intervalo
14:00
3ª Conferência
Exegese, teologia e hermenêutica
Cesar Carbullanca

Comunicações

Mesas Temáticas


15:00 – 15:30
Intervalo
15:30 – 16:00
Intervalo
16:00 – 18:00

Entrega de certificados

Coquetel de encerramento

15:30 – 16:30
4ª Conferência
Cesar Carbullanca
16:00 – 17:30

Mini-Cursos

16:30 -17:00
Colóquio com os participantes

Programação Diária
15 de maio, 4ª-feira
Horário
Atividade
Local
8:00
Credenciamento
Entrada do Salão da Pastoral
8:30
Abertura do Simpósio
Salão da Pastoral
9:00
1ª Conferência Maior
Exegese e Teologia Bíblica
H. Simian-Yofre
Salão da Pastoral
10:00
Intervalo

10:30
2ª Conferência Maior
H. Simian-Yofre
Salão da Pastoral
11:30
Colóquio com os participantes
Salão da Pastoral
12:00
Intervalo

14:00
3ª Conferência Maior
Exegese, teologia e hermenêutica
C. Carbullanca
Salão da Pastoral
15:00
Intervalo

15:30
4ª Conferência Maior
C. Carbullanca
Salão da Pastoral
16:30
Colóquio com os participantes
Salão da Pastoral
17:00
Conclusão das atividades do dia
Salão da Pastoral

16 de maio, 5ª-feira
Horário
Atividade

Local
8:30
Leitura orante da Bíblia

Salão da Pastoral
9:00
1ª Conferência Maior
Teologia sistemática e exegese
María Carmen Aparicio Valls
Salão da Pastoral
10:00
Intervalo


10:30
2ª Conferência Maior
María Carmen Aparicio Valls
Salão da Pastoral
11:30
Colóquio com os participantes

Salão da Pastoral
12:00
Intervalo


14:00–15:30
Comunicações
Moderadores:

  • Bíblia e Ciências
Luís Corrêa Lima
Sala 510L
  • Leitura orante da Bíblia
Geraldo Dondici
Sala 512L
  • Bíblia e liturgia
Luiz Fernando R. Santana
Auditório RDC
  • Bíblia e espiritualidade
Lúcia Pedrosa de Pádua
Auditório Padre Anchieta
  • Bíblia e teologia sistemática
D. Paulo Cézar da Costa
Sala 1156L
  • Bíblia e pastoral
Abimar Oliveira de MoraesSala 1158L
  • Métodos e abordagens na interpretação da Bíblia I
Ludovico Garmus
Salão da Pastoral
  • Métodos e abordagens na interpretação da Bíblia II
Waldecir Gonzaga
Auditório B8
15:30
Intervalo


16:00–17:30
Mini-cursos


  • Animação bíblica da pastoral
Johan Konings
Auditório B8
  • Hermenêutica bíblica
Luís Henrique da Silva
Salão da Pastoral
  • Bíblia e diálogo inter-religioso
Valmor da Silva
Auditório RDC
  • O Saltério no Novo Testamento
Matthias Grenzer
Auditório Padre Anchieta

17 de maio, 6ª-feira
Horário
Atividade

Local
8:30
Leitura orante da Bíblia

Salão da Pastoral
9:00
1ª Conferência Maior
Bíblia, Cultura e Nova Evangelização
Mario Cimosa
Salão da Pastoral
10:00
Intervalo


10:30
2ª Conferência Maior
Mario Cimosa
Salão da Pastoral
11:30
Colóquio com os participantes

Salão da Pastoral
12:00
Intervalo


14:00–16:00
Mesas temáticas
Moderadores:

  • Bíblia e Pastoral Bíblica
Tereza Cavalcanti
Carlos Mesters
Francisco Orofino
Leonardo Agostini
Auditório B8
  • Bíblia e Cristologia / Eclesiologia
Alfonso García Rubio
Ana Maria Tepedino
José Otácio Oliveira Guedes
Sala 401F
  • Bíblia e Graça / Escatologia
Mario de França Miranda
Lina Boff
Maria de Lourdes Corrêa Lima
Sala 400F
  • Bíblia e Direito
Jesús Hortal Sánchez
Ricardo Lengruber Lobosco
Isidoro Mazzarolo
Auditório Padre Anchieta
16:00–18:00
Entrega de certificados
Coquetel de encerramento
Salão da Pastoral

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está situada à Rua Marquês de São Vicente, 225, no Bairro da Gávea, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o Mapa da PUC-Rio.