FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Programa inovar para Crescer nas Escolas. PINCE 2013


Programa incentiva estudantes a realizar ações de empreendedorismo e inovação

Despertar o interesse de jovens das escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de ideias e inovações tecnológicas, bem como para o empreendedorismo. Esse é o objetivo do Programa Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE) que lançará o ciclo 2013, no dia 7 de maio, no Centro de Convenções da Associação Comercial Rio de Janeiro (ACRJ). A iniciativa é do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da ACRJ, com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ).
Dentre as novidades que serão apresentadas durante o evento estão: as oficinas que, a partir desse ano, serão realizadas nas Naves do Conhecimento do Rio; os projetos dos participantes das Feiras de Ciência e Tecnologia estarão automaticamente inscritos no PINCE, e os vencedores das Feiras estarão convidados a participar da exposição do Programa que acontece no fim do ano. O evento é aberto a alunos, professores e profissionais da área de educação das redes pública e privada.

O PINCE conta com oficinas mensais, Exposição Inovação e Empreendedorismo com os projetos realizados ao longo do ano e o Prêmio PINCE que contempla os melhores trabalhos. Cadeira de rodas que sobe escadas, piso ornamental feito de jornal reciclado, carteira que aciona alarme quando perdida e assento que facilita ao idoso levantar de cadeiras. Esses foram os quatro trabalhos escolhidos nas categorias ensino Fundamental, Médio, Normal e de Jovens e Adultos. Eles receberam o troféu do Prêmio Inovar, oferecido para projetos que beneficiem a sociedade, permitindo uma melhor qualidade de vida nas cidades.
Serviço

Data: 7 de maio
Horário: 10h às 12h
Local: Centro de Convenções, Subsolo da ACRJ (Palácio do Comércio – Rua Cadelária, 9, Centro, Rio de Janeiro/RJ).
Informações e Confirmações: conselhosconf@acrj.org.br
(21) 2514-1203 / 2514-1282

PINCE

O Programa Inovar para Crescer nas Escolas (Pince) foi criado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, por meio do seu Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia, com a ideia de promover a inovação e o empreendedorismo entre diversos níveis estudantis do estado.
Com foco em incentivar o aprimoramento do futuro jovem empresário, o Pince realiza seminários entre professores e alunos, bem como oficinas pedagógicas que têm o objetivo de possibilitar a capacitação dos profissionais que participam do programa.
No entanto, não é apenas pelo fomento à interação que se denota o Pince. Com a premissa de transpor a barreira da teoria para a prática, o projeto concede, há seis anos consecutivos, o Prêmio Inovar Para Crescer Nas Escolas. A honraria, destinada tanto às escolas públicas quanto às privadas do Rio de Janeiro, tem o intuito de incentivar os estudantes a praticarem o empreendedorismo, aplicando suas habilidades e desenvolvendo novas inovações tecnológicas.
O Prêmio Inovar Para Crescer é dividido nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio/Escolas Técnicas e Educação para Jovens e Adultos (EJA), com os projetos sendo expostos numa Feira de Inovação, e as premiações sendo anunciadas em cerimônia contando com a presença de autoridades, convidados, professores e alunos.