FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de maio de 2013

V Encontro de Bases de Dados Sobre Informações Arquivísticas

Logo for the Brazilian Archivists Association

V Encontro De Bases De Dados Sobre Informações Arquivísticas

Diferentes olhares sobre os arquivos online: digitalização, memória e acesso

Fundação Casa de Rui Barbosa, 4 a 6 junho 2013 - Rio de Janeiro


O V Encontro de Bases de Dados com o tema principal Os Diferentes olhares sobre os arquivos online: digitalização, memória e acesso. O tema será discutido ao longo do evento considerando três temáticas: 
  1. Digitalização: o dilema entre o acesso e os desafios da gestão e da preservação.
  2. Os arquivos e a memória em tempos da Web.
  3. O pacto do acesso livre à informação.

As instituições que detêm acervos arquivísticos vêm disponibilizando cada vez mais seus acervos em ambiente Web. Um dos principais mecanismos de crescimento desses acervos digitais é a digitalização. Os processos de digitalização de acervos são usualmente defendidos porque contribuem para a preservação dos originais, em suporte tradicional, e também porque facilitam a pesquisa remota e o acesso. No entanto, se os devidos procedimentos gerenciais não forem adotados, em um curto espaço de tempo os investimentos serão perdidos, os usuários não serão atendidos e aquilo que foi considerado como solução terá se tornado um dos maiores problemas para as instituições. 

Nesse cenário digital, conectado em rede e transversal, a sociedade experimenta uma diversidade que se comunica como nunca antes foi possível. As distâncias são percebidas de outra forma e os processos de percepção das igualdades e diferenças se dão nesse ambiente virtual. O fenômeno de inserção dos arquivos na prática da conectividade permitida pela Internet e o incentivo à disponibilização de acervos on-line, ou de informações sobre os acervos e os serviços que as instituições oferecem para a sociedade provocam reflexões sobre as novas e possíveis construções de memória. 

Cresce a demanda da sociedade por mais acesso às informações, para que o mesmo seja rápido e eficaz. Nos últimos 15 anos diversos países revisitaram suas leis de acesso, os procedimentos e dispositivos para que a população pudesse ter acesso às informações e aos documentos custodiados pelas as agências estatais. 

Nenhum desses três processos é simples, linear e isolado. Estão interligados pelo direito à informação, à cultura, à ciência e à cidadania.