FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

8º Congresso Mundial de Estudos em Múmias

MummyCongress Capa int
Pesquisadores de vários países participam do 8º Congresso Mundial de Estudos em Múmias (8th World Congress on Mummy Studies) que acontece de 06 a 09 de agosto no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. São esperados mais de 100 especialistas, de diferentes áreas, envolvidos no estudo, conservação e divulgação científica de corpos mumificados, no primeiro evento desse tipo realizado no Brasil. O último encontro aconteceu em 2011, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos.
O congresso trará várias abordagens sobre as múmias, tais como o uso de tecnologias não invasivas, temas ligados à saúde, conservação, preservação, e estudos de caso. Embora o fenômeno da mumificação esteja geralmente associado a climas secos, múmias de diferentes tipos e formas de preservação podem ser observadas nos mais variados locais. Corpos preservados podem ser encontrados no gelo, em pântanos e até em ambientes tropicais, como no Brasil.
Entre os trabalhos a serem apresentados pelos pesquisadores do Museu Nacional estão: as pesquisas desenvolvidas em Luxor, no Egito; o estudo antropológico sobre a mumificação das cabeças de Lampião e Maria Bonita; as discussões sobre a prática da plastinação, método de preservação de tecidos humanos para fins didáticos, e o uso de scanner e digitalização em 3D nas pesquisas.
O fascínio pelas múmias
Entre a inexorabilidade da morte e a excepcionalidade da preservação dos corpos sem vida, as múmias exercem um fascínio especial. No mundo contemporâneo esse fascínio divide-se entre ficção e ciência. A primeira repousa em narrativas históricas, contos, mitos e lendas, desperta e repaginada através dos romances dos séculos XIX e XX, do cinema e da televisão.
A segunda, que também sempre teve seu espaço frente ao público, vem ganhando cada vez mais destaque com a aplicação de tecnologias de ponta para desvendar os detalhes mais recônditos do ciclo de vida e morte representado nos corpos eternizados. Ambas as vertentes são continuamente alimentadas por túmulos, tumbas, estudiosos e, principalmente, acervos diversos espalhados pelo mundo.
O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro detém um rico acervo de múmias preservadas por meios naturais e artificiais – inclusive três múmias brasileiras – que forma uma das mais diversas coleções da América Latina, a maior em se tratando de múmias egípcias e uma das maiores em clima tropical. Não por acaso foi escolhido para sediar o congresso de 2013, incentivando profissionais e estudantes brasileiros a debruçarem-se sobre um tema caracteristicamente multidisciplinar que agrega cientistas das áreas médicas, biológicas, humanas, tecnológicas, entre outras.
O Congresso
São esperados, além do Brasil, pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, França Itália, México, Peru, Chile, Argentina, Dinamarca, Reino Unido, Egito e China. O evento já foi realizado em cidades como San Diego (EUA), Santorini (Grécia), Turim (Itália), Ilhas Canárias (Espanha) e Arica (Chile).
A programação está dividida em conferências diárias, simpósios, apresentações orais e painéis, abordando tópicos relativos à investigação científica, conservação/preservação, aspectos museográficos, divulgação científica, entre outros.
O 8º Congresso Mundial de Estudos em Múmias (8th World Congress on Mummy Studies) é realizado pelo Museu Nacional/UFRJ e tem como co-realizadores o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).
PROGRAMAÇÃO
6 de agosto – terça-feira
08:15 – Credenciamento e recepção de materiais (Hall da Biblioteca)
09:00 – Abertura (Auditório Biblioteca)
09:15 – Conferência de Abertura: Dr. Adauto Araújo e Dra. Sheila Mendonça de Souza
09:45 – Intervalo
10:00 – Simpósios I (Auditório) e II (Sala 1)
12:00 – Almoço.
14:00 – Apresentações Orais 1 e 2 (Auditório e Sala 1)
16:00 – Recepção de boas-vindas
7 de agosto – quarta-feira
Ao longo do dia – Entrega de Posters na recepção
09:00 – Simpósios III (Auditório) e IV (Sala 1)
11:00 – Intervalo
11:15 – Conferência: Dr. Bernardo Arriaza – South American mummies: conservation and research
12:15 – Almoço
14:00 – Simpósios V (Sala 1) e VI (Auditório)
16:00 – Intervalo
16:15 às 18:15 – Apresentações Orais 3 e 4 (Auditório e Sala 1)
8 de agosto – quinta-feira
09:00 – Simpósios VII (Auditório) e VIII (Sala 1)
11:00 – Intervalo
11:15 – Conferência: Dra. Sonia Guillen – The Lady of Cao and mummies of ancient Andean female rulers
12:15 – Almoço
14:00 – Apresentações Orais 5 e 6 (Auditório e Sala 1)
16:00 – Intervalo
16:15 às 18:00 – Apresentações de Posters (Auditório do Palácio – Museu)
9 de agosto – sexta-feira
10:00 – Simpósios IX (Auditório) e X (Sala 1)
12:00 – Intervalo
14:00 – Apresentações Orais 7 e 8 (Auditório e Sala 1)
16:00 – Intervalo
16:15 – Sessão Especial: Dr. Niels Lynnerup e Dra. Claudia Rodrigues-Carvalho – WCMS, looking to the past to build the future
17:15 – Sessão de encerramento e convite para o próximo WCMS