FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 17 de agosto de 2013

8º SENSE. Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro

8Sense_LOGO-curvas
 O SENSE – Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro teve a sua primeira edição realizada pela ELETROBRÁS, em 1996, em Recife, com o apoio da CELPE.
Dando continuidade, a Fundação COGE organizou o 2º SENSE, realizado em Campinas, no mês de maio de 2000, com o apoio da CPFL e da Prefeitura local, contando com cerca de 300 participantes. Um dos principais painéis de estudos e de proposições do 2º SENSE foi o de sensibilização e proposta de revisão da NR 10, que foi iniciada em 2001, a partir de sugestões do evento. Os 4 (quatro) cursos pré-seminário, realizados num domingo, Dia das Mães, reuniram cerca de 160 profissionais.
Em 2002, a Fundação COGE realizou o 3º SENSE, no Rio de Janeiro, com o apoio da ELETROBRÁS, contando com cerca de 400 participantes, ocasião em que foi sugerida e aprovada a criação do CSST – Comitê de Segurança e Saúde no Trabalho da Fundação COGE, que hoje também desfruta de amplo reconhecimento no setor elétrico e em outros setores produtivos do país, face às inúmeras realizações técnicas em prol da segurança e saúde do trabalhador.
Em 2004, a Fundação COGE realizou o 4º SENSE, em São Paulo, que contou com cerca de 500 participantes, ocasião em que foi debatida a proposta de texto da nova NR 10, a nova regulamentação do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, as técnicas mais avançadas de Medicina do Trabalho e os trabalhos das CIPAs no Setor Elétrico Brasileiro.
Em 2006, a Fundação COGE realizou o 5º SENSE, em Belo Horizonte, com o apoio da ELETROBRÁS e da CEMIG, contando com cerca de 650 participantes, incluindo conferências internacionais sobre Sistema de Gestão do Trabalho Seguro e sobre Vestimentas de Proteção contra Arcos Elétricos, além de painéis de debates tripartite sobre a NR 10 atual e outros temas de interesse dos trabalhadores do setor. O evento incluiu ainda, no seu 2º dia de programação, o I Rodeio Nacional de Eletricistas, que foi conduzido e julgado pela Fundação COGE, em parceria com a ABRADEE e a CEMIG.
Em 2009, ainda organizado pela Fundação COGE, o evento foi realizado em Salvador, Bahia, tendo como anfitrião o Grupo Neoenergia, por meio da COELBA. Entre os dias 26 e 29 de abril, 6º SENSE reuniu cerca de 500 participantes, entre autoridades, presidentes de empresas e profissionais do setor, e trouxe à tona os mais relevantes e atualizados temas sobre segurança e saúde no trabalho, no âmbito do setor elétrico, amplamente discutidos em cursos pré-seminário, painéis técnicos, conferências internacionais, palestras e dezenas de contribuições técnicas. O evento também incluiu a premiação de empresas que se destacaram pelas melhores práticas de segurança do trabalho, apresentando indicadores de desempenho relativos a empregados próprios, de contratadas e da população, que tiveram seus esforços reconhecidos na entrega da Medalha Eloy Chaves, a que concorreram 68 empresas.
O 7º SENSE aconteceu na cidade de Gramado – RS – entre os dias 10 e 13 de abril de 2011 e reuniu cerca de 500 participantes. Contamos com a presença de autoridades, dirigentes de empresas e profissionais do setor elétrico brasileiro e do exterior.  Foram abordados os mais relevantes e atuais temas acerca de Segurança e Saúde no trabalho, no âmbito do setor elétrico,  amplamente discutidos em cursos pré-seminário, painéis técnicos, conferências internacionais, palestras e dezenas de contribuições técnicas. A parceria das empresas CPFL/RGE, AES Eletropaulo/AES Sul e do Grupo CEEE foi o que permitiu efetivamente a realização do 7º SENSE, que contou ainda com apoio e patrocínio de 22 empresas do setor elétrico e outras afins.

8º SENSE  - Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro,será realizado no período de 01 a 04/09/2013 no Parque Tecnológico de Itaipu, na Avenida Tancredo Neves 6731, em Foz do Iguaçu – Paraná.