FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Festejo do Tambor Mineiro


TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA

Em sua décima primeira edição, Festejo do Tambor Mineiro reafirma o seu compromisso com a cultura afro-mineira

No próximo dia 18 de agosto, das 10h às 20h, o Festejo do Tambor Mineiro irá ocupar pela décima primeira vez as ruas do Prado, região oeste de Belo Horizonte, promovendo o encontro entre guardas de congado e grupos de percussão. Ao todo, nove guardas e nove artistas e grupos participarão da festa.
De Belo Horizonte, do bairro Aparecida, estarão presentes a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário Sagrado Coração (Os Carolinos), a Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo do Reino de São Benedito e a Guarda de Congo Feminina Nossa Senhora do Rosário. Do bairro Novo Progresso, a Irmandade Nossa Senhora do Rosário Os Ciriacos; do Concórdia, a Guarda de Congo São Jorge do Reino de Nossa Senhora do Rosário e a Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário; do São Cristóvão, a Guarda de Congo São Benedito; e do São José, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São José. De Conselheiro Lafaiete, vem a Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia.
Entre as atrações artísticas está o grupo de percussão alemão Encontro que se apresenta como "maracatu e samba reggae de Mühldorf" e os argentinos do No Chilla, pela terceira vez no Festejo. Maurício Tizumba, idealizador da festa, estará à frente do Bloco Tambor Mineiro.  Também apresentam-se Digão Nargel e Grupo de Pandeiro, Bloco Oficina Tambolelê, Bloco Saúde e Spasso Escola Popular de Circo.
Neste ano, o Festejo conta, novamente, com o apoio do Instituto Unimed-BH mas, sem projetos aprovados em editais públicos, vivencia uma significativa redução nos recursos disponíveis para sua realização em comparação com as últimas edições. "Essa oscilação, infelizmente, é natural para quem trabalha com cultura no Brasil. O que não podíamos era deixar de fazer. O Festejo já é tradição, já faz parte do calendário da cidade. Além disso, são poucos os projetos que trabalham com cultura afro-mineira que possuem essa longevidade", explica Maurício Tizumba. "Fizemos ajustes na programação, que será menos extensa, e reestruturamos a infraestrutura, sem abrir mão da segurança. Além disso, estamos contando com a compreensão dos nossos parceiros e fornecedores que estão trabalhando a preço de custo ou até mesmo doando o seu trabalho. O esforço de todos demonstra o capital afetivo que o projeto possui", completa o responsável pela produção executiva, Elias Gibran.
Como é tradição, o Festejo do Tambor Mineiro irá recolher alimentos na entrada do evento que serão doados para as festas das guardas de congado de Belo Horizonte.
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH  que, neste ano,  comemora 10 anos de atuação, é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2003, com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social da Unimed-BH. Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto Unimed-BH têm, na saúde, sua área prioritária de intervenções, mantendo interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional.
As iniciativas são pautadas pelas linhas de atuação Comunidade, Cultura, Voluntariado, Meio Ambiente e Adoção de Espaços. Apenas em 2012, as ações tocaram a vida de 373 mil pessoas. Exemplos são as atividades promovidas na Escola de Artes, que oferece aulas gratuitas de balé, dança de rua e percussão; os Projetos Pense Saúde na Comunidade, com palestras para idosos; o Cooperativa Sustentável, que trabalha o fortalecimento de associações de recicladores, além do apoio aos projetos de restauro e modernização do Teatro Francisco Nunes e do Presépio do Pipiripau.
Um grande destaque é o Programa Cultural, há 13 anos um dos pilares da Responsabilidade Social na Unimed-BH. A iniciativa mobiliza cooperados e colaboradores para a captação de recursos para a cultura, a partir da destinação de parte do Imposto de Renda. Reconhecido pelo Ministério da Cultura como a maior iniciativa com esse perfil no país, em valor per capita doado, o Programa registrou seu recorde de participação: R$ 6,7 milhões  investidos em 23 projetos culturais em 2013. O volume foi resultado da maior mobilização também já registrada desde a existência do programa: 3.177 doadores contribuíram para a iniciativa a favor da democratização da cultura que beneficiou, somente em 2012, aproximadamente 340 mil pessoas.
Serviço
11° Festejo do Tambor Mineiro
18 de agosto, das 10h às 20h
Rua Ituiutaba, 339, Prado
Na entrada, 1kg de alimento não-perecível