FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 31 de agosto de 2013

Fórum de Ciência e Cultura convida para o Ciclo de Debates VOCÊ SE COMUNICA? Uma política de comunicação para a UFRJ

VC-SE-COMUNICA FLYER int
11 de setembro – CBAE – 9h às 17h12 de setembro – Casa da Ciência – 9h às 17hConsulta pública – 23 de setembro a 04 de outubro10 de outubro – PLENÁRIA FINAL – Salão Pedro Calmon – 9h
O Fórum de Ciência e Cultura convida para o Ciclo de Debates Você se comunica?, que tem por objetivo formular uma política de comunicação para a UFRJ. O desafio é construir uma plataforma integrada que permita aos diferentes setores da comunidade universitária, alternativa e simultaneamente: a) gerarem e divulgarem conteúdos; b) terem acesso, através de meios propiciados pela Universidade, a conteúdos gerados no universo acadêmico nacional e internacional e, de forma mais ampla, às múltiplas manifestações contemporâneas no campo cultural, artístico e científico;
Nesse sentido, é preciso refletir sobre a necessidade de criação de um sistema de comunicação para a UFRJ que contemple, articule e difunda, de forma interdisciplinar, transversal e colaborativa sua produção.
A democratização dos meios de acesso e de difusão de informação está associada, direta e necessariamente, à capacidade que demonstrarmos de organizar, selecionar, estocar e estruturar formas amigáveis de acesso. O avanço das NTIC oferece novos e poderosos meios para atingirmos este objetivo, a custos decrescentes. Trata-se, pois, de conceber, discutir, projetar e implantar a(s) plataforma(s) de que dependerá a afirmação de nossa Universidade como uma verdadeira comunidade comunicativa.
Serão decisivos todos os esforços consagrados a simplificar formas de acesso ao uso de espaços virtuais para propósitos de divulgação ou produção de conhecimento, com regras e procedimentos claros.
O potencial de convergência das mídias proporcionado pelas tecnologias digitais deve ser aproveitado para a multiplicação do acesso ao conhecimento científico, cultural e artístico resultando em visibilidade à instituição, por meio de usos criativos da linguagem audiovisual e de recursos multimídia.
Você se comunica pretende articular os saberes de várias áreas de conhecimento, bem como organizar e promover de maneira mais intensa o diálogo intra e extramuros.
Estão convocados todos os segmentos da comunidade universitária, de todas as áreas de conhecimento e de todas as disciplinas. Sua contribuição com propostas é condição essencial para que se expressem a riqueza e a diversidade de nossa produção. Os resultados serão apresentados para discussão e aprovação por nosso Conselho Universitário.
Mobilize-se, manifeste-se, participe. Comunique-se.
Realização: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
PROGRAMAÇÃO
Dia 11 de setembro– quarta – Salão do CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo)
9h – Abertura
9h15 – Mesa I – Políticas Públicas de Comunicação
Políticas de transmissão e plataformas de convergência de mídias.
14h – Grupo de Trabalho
Dia 12 de setembro - quinta – Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo)
9h – Mesa II  – Política de Comunicação na UFRJ: Cenários e Perspectivas
14h – Grupos de Trabalho
Consulta pública das propostas – de 23 de setembro a 04 de outubro
Dia 10 de outubro – Salão Pedro Calmon – Palácio Universitário
9h - Plenária Final