FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Foto Rio 2013. Memorial Getúlio Vargas



FotoRio 2013 inaugura no  Memorial Getúlio Vargas
As exposições de fotografias
O Rio de Augusto Malta  -  Augusto Malta
Caminhos do Valongo - João Mauricio Bragança
Abertura 16 de agosto, às 18h
Entrada franca

A Secretaria Municipal de Cultura e o FotoRio 2013 inauguram no Memorial Getúlio Vargas no dia 16 de agosto, às 18h duas importantes exposições: O Rio de Augusto Malta,com fotografias de Augusto Malta e Caminhos do Valongo, de João Maurício Bragança. Curadoria de Milton Guran. As exposições ficarão em cartaz até dia 27 de setembro de 2013, de 3ª a sábado das 10h às 18h.  O Memorial Getúlio Vargas fica na Praça Luís de Camões,  s/nº, subsolo (Tel.: 2237-5234). Entrada franca.
As exposições:
O Rio de Malta,  com fotografias de Augusto Malta
Curadoria: Milton Guran

Augusto Malta (1864-1957),  fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio entre 1903 e 1936, foi, ao mesmo tempo, o cronista da modernidade das grandes reformas urbanas do Prefeito Pereira Passos e da vida cotidiana do Rio Antigo, dos kioskes, dos ambulantes. Através das suas imagens vemos a cidade se transformar e com ela seus habitantes, que passavam do tílburi ao automóvel, começaram a desfrutar dos banhos de mar e a  festejar o carnaval na Avenida Central. Esta exposição é um convite a se conhecer mais de  perto a vasta obra de Malta, e conhecer mais a cidade dos cariocas.
Caminhos do Valongo, fotografias de  João Maurício Bragança
Curadoria de Milton Guran
Presente nos hábitos e costumes de uma comunidade, povo ou grupo, a identidade cultural se manifesta em diversos campos. Seja nas vestes, na alimentação, na dança, numa crença religiosa, ou até mesmo nas características arquitetônicas, a cultura pode ser entendida como a união de legados às novas gerações.  Iniciado em 2008, o projeto fotográfico de João Maurício Caminhos do Valongo é fruto de um processo de investigação e pesquisa de cinco anos, dividido em quatro series – Arquitetura, Detalhes, Paisagem e Personagens.
O acervo foi composto como uma colcha de retalhos, através do rastro deixado pelas marcas destas transformações e ressignificações sociais do local – do Valongo ao Porto Maravilha – marcas visuais dos movimentos sociais e estilos culturais que perpetuaram na região no período de 1758, ano da formalização do mercado de escravos até hoje com o Projeto Porto Maravilha.
SERVIÇO
FotoRio 2013 no Memorial Getúlio Vargas

Exposições:
O Rio de Augusto Malta, fotografias de Augusto Malta
Caminhos do Valongo,  fotografias de João Maurício Bragança
Abertura: dia 16 de agosto, às 18h
Visitação até o dia 27 de setembro, de 3ª a sábado das 10h às 18h. 
Entrada franca
Praça Luís de Camões, s/nº – subsolo • Rio de Janeiro • Tel.: 2237-5234