FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FOTORIO 2013

Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro - tem como objetivo valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira, através de exposições, projeções, intervenções urbanas, cursos, seminários,oficinas, mesas-redondas, palestras, conferências e leituras de portfólio. Sua intenção é destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia no campo da arte, na comunicação e na vida social contemporânea. O evento é bienal, acontecendo nos meses de junho e julho, e teve sua primeira edição em 2003.
No Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, a edição deste ano do FotoRio apresenta as mostras de Walter Carvalho, Andréas Valentin, Thiago Barros e da Sociedade Fluminense de Fotografia.
Uma Peleja no Tempo - Walter Carvalho
FOTORIO 2013


A exposição-instalação reúne 10 imagens de grande formato, nas quais o artista explora a efemeridade do tempo, tanto o da imagem quanto o da nossa própria existência. "Pelejar com o tempo é pelejar com as imperfeições da memória e as falhas do registro. Mas o tempo cura nossos embates no jogo permanente das transmutações, porque sempre renascemos", diz o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, que desde a primeira exposição do FotoRio, apresenta seu trabalho no Centro Cultural Correios, tendo criado uma sequência que marca a sua visão de mundo e seu caminho estético dentro da fotografia.
Herdeiro do Cinema Novo, Walter Carvalho começou no cinema ajudando o irmão - o também cineasta Vladimir Carvalho - como fotógrafo. Sua apurada fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível do cinema brasileiro da segunda metade do século XX, assim como testemunha as transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o Brasil tem passado nas últimas décadas. Diretor, fotógrafo, diretor de fotografia, roteirista, trabalhou em mais de uma centena de filmes, dentre eles os premiados Central do Brasil, Lavoura Arcaica,Carandiru e Raul, o Início, o fim e o Meio, este concebido e dirigido por ele mesmo.
Desordem - Andréas Valentin
FOTORIO 2013


A mostra apresenta uma sequência de fotografias captadas em ambientes diversos. O estranhamento e o acúmulo físico e visual constroem gradativamente um ordenamento onírico, pontuando a tênue fronteira entre a ordem e a desordem, onde se vislumbra uma lógica ordenada por um sistema próprio e pessoal. Nas imagens, as coisas descartadas e coletadas têm memória e, através do registro fotográfico, se ressignificam.
Andréas Valentin é fotógrafo, curador, pesquisador e escritor. Formado em História da Arte e Cinema (Swarthmore College, EUA). Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Doutor em História Social (UFRJ), professor-adjunto de fotografia na UERJ. Coordena curso de pós-graduação em Fotografia no IUPERJ/Universidade Candido Mendes. Membro da Associação Brasileira de Antropologia, pela qual foi vencedor do Prêmio Pierre Verger de Fotografia (2004).
Unheimlich Berlin - Thiago Barros
FOTORIO 2013


O fotógrafo Thiago Barros apresenta 20 fotografias contemporâneas em formatos variados, em cores e preto e branco, sobre a vivência do artista na cidade de Berlim. A palavra Unheimlich, extraído do título de um ensaio de Freud, foi escolhida por ser considerada perfeita para reverberar as imagens que a exposição traz após a vivência, em diferentes momentos, do artista na cidade de Berlim.
"Compreender o significado dessa palavra para os não nativos da língua alemã é experimentar sentidos improváveis. É poder ultrapassar a barreira do visível e enxergar a cidade por trás da cidade. Encontramos uma Berlim de linhas, formas e espaços desconhecidos que evoca sua relação com os habitantes e também com traços de sua história", afirma o artista.
Fotógrafo, formado em Comunicação Social pela UFRJ é artista e docente na EAV Parque Lage e Sociedade Fluminense de Fotografia. Principais exposições individuais: Metrópoles-Paris, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro - RJ (2009); Soledades, Galerie Renoir, Paris - França (2006) e várias coletivas. Alguns de seus trabalhos fazem parte de coleções de Gilberto Chateaubriand, Maison Européenne de la Photographie e Museu Nacional de Belas Artes.
Da Época do Fotoclubismo à Fotografia Contemporânea Sociedade Fluminense de Fotografia 
FOTORIO 2013


A exposição demarca dois pólos da produção da entidade: a do passado e a atual. O primeiro refere-se ao período do fotoclubismo, marcadamente as décadas de 1940 a 1970, exemplificada com algumas das obras de seu acervo. O segundo momento traz trabalhos de fotografia contemporânea, retratando as questões de interdisciplinaridade, dissolução das fronteiras entre arte e vida.
Entre os fotógrafos estão Alan Fisher, Angela Roumillac, Antonio Machado, Antonio Paiva, Chakib Jabôr, Chico Nascimento, Eliane Heeren, H. Fellet, Jayme Moreira de Luna, José Guilherme Moreira da Cunha, Kleber Feliciano Pinto, Luis Antonio Pimentel, Manoela Lemos, Mariana Pêgas, Nair Avellar Nunes, Paulinho Muniz, Stefan Rosenbauer e Sylvio Relvas.
Serviço:
Exposição: "FOTORIO 2013"
Abertura: 18 de junho, às 19h
Visitação: 19 de junho a 25 de agosto de 2013 - terça a domingo 12h às 19h - GRÁTIS
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro 2253-1580)
Apoio: Centro Cultural Correios