FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 11 de agosto de 2013

ICOM RIO 2013



O Conselho Internacional de Museus (ICOM), fundado em 1946, é a única organização mundial de museus e profissionais que atuam em museus, e tem por compromisso promover e proteger o patrimônio natural e cultural, o presente e o futuro, o tangível e o intangível. Com aproximadamente 30.000 membros em 137 países, o ICOM é uma rede única de profissionais com atuação em uma ampla gama de museus e disciplinas relacionadas à preservação do patrimônio. Mantendo relações formais com a UNESCO e com status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU, o ICOM também tem parcerias com entidades como a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a INTERPOL e a Organização Mundial de Alfândegas, a fim de realizar suas missões internacionais de serviço público, incluindo a luta contra o tráfico de bens culturais e promovendo o gerenciamento de risco e o preparo para emergências com o objetivo de proteger o patrimônio cultural em casos de desastres naturais ou causados pelo homem. O compromisso do ICOM com o patrimônio cultural e a promoção do conhecimento é reforçado por seus 31 comitês internacionais dedicados a uma grande variedade de especializações em Museologia, que realizam pesquisas em suas respectivas áreas para o benefício da comunidade museológica. O ICOM é capaz de mobilizar especialistas em patrimônio cultural em todo o mundo para responder aos desafios enfrentados pelos museus mundialmente.

Sobre o ICOM Brasil

O Comitê Brasileiro do ICOM (ICOM Brasil) foi fundado em 9 de janeiro de 1948 no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Desde então tem trabalhado ativa e influentemente na comunidade museológica brasileira e internacional. Como reconhecimento ao papel desempenhado pela organização nas últimas décadas, em 2008, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao ICOM Brasil a comenda da Ordem Cultural no Brasil. Como parte de seu plano de desenvolvimento e crescimento nacional, a partir de 2006 o ICOM Brasil descentralizou sua atuação. A organização, que atingia preponderantemente os profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo, passou a estender suas ações para diferentes estados brasileiros. Esta política resultou em um aumento significativo de seus membros institucionais e individuais de outras partes do país, congregando atualmente quase 600 membros, quase 80% deles registrados em Comitês Internacionais.
O ICOM Brasil participa dos principais eventos nacionais e internacionais da Museologia. A organização se faz presente nos Fóruns Nacionais de Museus, nos Encontros Latino-americanos e Caribenhos de Museus, nos Encontros Anuais da Associação Americana de Museus, além da importante Conferência Geral trienal do ICOM. Assim, o comitê brasileiro consolida a sua posição como uma importante força na Política Nacional de Museus e em seus prolongamentos internacionais.
Desde 2003, com a criação da Política Nacional de Museus, o Brasil tem impulsionado a organização e o aperfeiçoamento da atuação de suas instituições museológicas.
A aprovação do novo Estatuto dos Museus em forma de lei federal e a fundação do IBRAM e do Cadastro Oficial de Museus - que armazena em um único banco de dados informações sobre cerca de 3.000 instituições de todo o país - são dois exemplos desses avanços. Além disso, o Brasil organiza bienalmente - desde 2004 - Fóruns Nacionais de Museus (Salvador/2004, Ouro Preto/2006, Florianópolis/2008 e Brasília/2010), reunindo mais de 1.000 profissionais da área a cada edição. Outra medida que merece destaque é a recente criação de 12 cursos de graduação em Museologia, em universidades públicas e privadas, que se somam aos dois cursos tradicionais da UNIRIO e da UFBA e dois de pós-graduação (Mestrado e Doutorado a partir de 2011) através de um programa conjunto entre a UNIRIO e o MAST (Rio de Janeiro) e do Mestrado da USP a partir de 2012.

23ª Conferência Geral

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar em 2013 a 23a Conferência Geral Trienal do Conselho Internacional de Museus (ICOM). A cidade concorreu com Milão e com Moscou. Esse é o principal encontro internacional de profissionais de museus. Para organizar a dinâmica de funcionamento da Conferência, o Comitê Brasileiro do ICOM (ICOM Brasil) está trabalhando em conjunto com as secretarias de Cultura do Município e Estado do Rio de Janeiro, além do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Conselho Federal de Museologia (COFEM), da Associação Brasileira de Museologia (ABM) e de outros representantes de museus brasileiros, juntamente com os presidentes dos comitês internacionais do ICOM.
Objetivos da Conferência:
  • - Cooperação entre museus e intercâmbio profissional
  • - Difusão de conhecimentos e aumento da participação qualificada do público em museus
  • - Formação profissional para museus em diversos níveis
  • - Prática e promoção de ética profissional em museus
  • - Atualização de padrões profissionais em museus
  • - Preservação do patrimônio mundial e combate ao tráfico ilícito de bens culturais
A ideia de trazer a Conferência Internacional do ICOM para o Brasil se construiu não apenas devido a um momento político-econômico favorável do país, mas também na melhoria da situação dos museus brasileiros e de seus profissionais. O rico cenário museológico brasileiro está suficiente maduro para compartilhar experiências profissionais com Museus de todo o mundo. De maneira especial, a comunidade museológica brasileira está ansiosa para compartilhar experiências com as comunidades da América Latina, da Ásia e da África, fortalecendo a promoção do valor do patrimônio cultural e ajudando a melhorar a eficiência e a qualidade dos museus em economias emergentes, que estão se tornando cada vez mais importantes nos cenários regional e global.
A cidade do Rio de Janeiro também agrega valor à proposta. O aumento da promoção e da visibilidade da cidade, devido aos Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, contribuirá para alavancar as inscrições de um público estimado em 4.000 pessoas vindas de mais de 100 países e estados brasileiros. Como atividades culturais anexas à Conferência estão previstas visitas de trabalho a Museus da cidade e a exposições de artes visuais e também eventos de música e de dança. O objetivo é acolher os participantes valorizando a cultura brasileira e mostrando um pouco da sua amplitude a partir de seus museus.
Acessibilidade, democratização e sustentabilidade
A 23ª Conferência Geral do ICOM acolherá todos. Contaremos com infraestrutura para dar acessibilidade aos locais do evento (se necessário), tradutores e recursos de comunicação. A Conferência irá minimizar ao máximo seu impacto ambiental, apresentando consciência na utilização de recursos.

23A CONFERÊNCIA GERAL
DO CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS – ICOM

CIDADE DAS ARTES, BARRA DA TIJUCA – RIO DE JANEIRO | DE 10 A 17 DE AGOSTO DE 2013