FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 17 de agosto de 2013

"Meu caro vizinho" tem duas apresentações gratuitas na Arena Jovelina Pérola Negra


Através da técnica de improviso Viewpoints, a Cia EnvieZada conta a história de três vizinhos que vivem no mesmo andar de um edifício

Utilizando a técnica de improviso Viewpoints, com roteiro marcado somente com gestos e locomoções, sem fala alguma dos atores, a Cia EnvieZada apresenta na Arena Jovelina Pérola Negra o espetáculo "Meu caro vizinho". O jogo é inteiramente escrito em direções de palco e legendas que aparecem quando cada um dos personagens "fala". A direção é de Zé Alex. As apresentações são gratuitas e acontecem no dia 21 de agosto, às 15h e 19h.

A Cia EnvieZada utiliza a técnica de Viewpoints desde 2006 na montagem de seus espetáculos. Em janeiro de 2012, dois integrantes da Cia foram à Nova Iorque para fazer o curso na Siti Company, companhia da Ane Bogart, criadora dos Viewpoints, para aprimorar seus conhecimentos sobre a técnica.

Conheceram, no curso de cinco semanas, Thom Morgan Jones, que se identificou com o trabalho da Cia, propondo a montagem de sua peça "My neighbour, my savior" no Brasil, país que ele sempre admirou pela diversidade e riqueza de culturas, mas nunca teve oportunidade de trabalhar.

"Meu caro vizinho" conta a história de três vizinhos que vivem lado a lado, no mesmo andar, em um edifício: O HOMEM QUE VENDE, que se levanta a cada dia e faz o seu negócio de vendas de facas de porta em porta; A MULHER/MODELO, uma modelo beirando os 40 anos, que espera todos os dias pelo telefonema em que ela recebe a notícia de que ela será fotografada naquele dia; A MENINA QUE REZA, uma menina órfã, que passa seus dias em oração, observando as crianças brincarem fora de sua janela, com medo que alguma coisa aconteça a ela e seu pássaro, seu único companheiro.

O HOMEM QUE VENDE está desesperadamente apaixonado pela MULHER/MODELO que, por sua vez, adora a atenção que O HOMEM QUE VENDE dedica a ela. A MULHER/MODELO odeia o pássaro que pertence à MENINA REZA. O HOMEM QUE VENDE coloca alpiste todas as manhãs para A MENINA QUE REZA alimentar seu pássaro.

As rotinas são quebradas quando o medo, a raiva, e a adoração chegam a um ponto de ebulição, fazendo com que cada um dos três personagens quebre seus padrões, com resultados catastróficos.

Sobre a técnica
Os Viewpoints, ou Pontos de Vista Cênicos, permitem a um grupo de atores funcionarem juntos de forma espontânea e intuitiva e gerar material teatral corajoso, de forma rápida. Desenvolve a flexibilidade, articulação e a força do movimento e transforma o jogo cênico coletivo numa realidade possível.


Ficha técnica
Texto: Thomas Morgan Jones
Direção: Zé Alex
Elenco: Paula Valente, Pedro Cavalcanti, Rodrigo Pinho e Viviane Oliveira
Figurino: Preta Marques
Cenário: Tato Teixeira
Produção de objetos: Leila Madero
Preparação corporal e direção de movimento: Aline Bernardi
Vídeos: Vitor Damasceno
Luz: Elisa Tandeta
Trilha sonora original: Bernardo Pellon

SERVIÇO:
"Meu caro vizinho"
Data: 21/08/2013
Horários: 15h e 19h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N - Pavuna - ao lado da Escola Telêmaco)
Capacidade: 183 pessoas
Telefone: 2886-3886
Classificação: 14 anos
Duração: 65 min
Entrada gratuita