FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Seminário "Mobilidade Urbana e Inclusão Social"




CEBRI, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) realizarão o seminário "Mobilidade Urbana e Inclusão Social", no dia 11 de setembro de 2013, no Rio de Janeiro. O evento visa debater a importância da governança metropolitana e as soluções de mobilidade urbana e inclusão social para as macrometrópoles, em particular o Rio de Janeiro, cidade que tem sido palco de grandes mudanças estruturais relacionadas à preparação para os megaeventos. E esse processo de desenvolvimento urbano corre em paralelo com o interesse da sociedade de que tais transformações resultem no aumento da qualidade de vida de seus cidadãos, em melhorias na mobilidade urbana, e na priorização de gastos e projetos definidos pelo setor público. É neste cenário, portanto, que os debates ocorrerão, concentrando-se em propostas para o desenvolvimento de cidades mais integradas, participativas e pensadas, prioritariamente, para as pessoas, com foco na mobilidade urbana e inclusão social. 

Neste contexto, insere-se a discussão do planejamento integrado de todas as regiões das cidades, construindo-se o conceito de "cidade sem periferia", assim como o impacto da falta de planejamento sobre a população, com áreas de grande concentração sem uma de rede de transportes adequada e a necessidade de longos deslocamentos. Ademais, buscar-se-á mostrar a essencialidade de uma governança integrada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro como forma de garantir melhores funções urbanas para as ferramentas de mobilidade, aqui incluindo ônibus, trem, metrô, barcas, bicicleta e sistemas complementares, a fim de garantir um serviço de qualidade, com menores taxas de transbordo e impacto sobre as cidades. 

O seminário e sua reunião preparatória envolverão especialistas, representantes de empresas, governo e sociedade civil. Os participantes promoverão a troca de visões entre Brasil e Estados Unidos, a partir de suas vivências nos temas apontados, na busca de alternativas que possam servir de inspiração para o desenho de políticas e de ferramentas não apenas para a gestão da mobilidade, mas também para o gerenciamento integrado das cidades.



Data: 11 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 08h30 às 18h
Local: FIRJAN - Auditório do 13º andar - Av. Graça Aranha, n° 1 - Centro, Rio de Janeiro/RJ