FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sexta Livre Especial Dia Internacional da Fotografia em dose dupla


Dia 16 de agosto, às 19h
MOVE CINE ARTE – Festival Internacional de Filmes de Arte
Haruo Ohara (curta metragem de Rodrigo Grota) e Opalka – Uma vida, uma obra REVISTA CULTURA E CIDADANIAde  Andrzej Sapija seguido de bate papo
Entrada franca

A próxima Sexta Livre vai comemorar dia 16 de agosto, o Dia Internacional da Fotografia  no apresentando  MOVE CINE ARTE – Festival Internacional de Filmes de Arte com a exibição de Haruo Ohara, um curta metragem de Rodrigo Gra ota e Opalka – Uma vida, uma obra - de Andrzej Sapija. E mais: Leitura de Portfolios com os Leitores: Frederico Dalton, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson e Susana Guardado. No dia 17, teremos também Oficina de Pinhole, com Núcleo de Estudos em Fotografia Experimental (NEFE) e o Pré lançamento do Projeto Continente: Pinhole. O Ateliê da Imagem fica na avenida Pasteur, 453, Urca.(21 2541-3314). Entrada franca.
PROGRAMAÇÃO
Dia 16/8 das 19h às 22h
. MOVE CINE ARTE - Festival  Internacional de Filmes de Arte.  Nessa noite, serão apresentados dois filmes, o curta metragem brasileiro Haruo Ohara de Rodrigo Grota seguido do longa metragem polonês Opalka – Uma vida, uma obra de Andrzej Sapija. Ambos os filmes fizeram parte da seleção oficial do MOVE CINE ARTE 2012. Após as exibições, haverá uma conversa com Andre Costa, curador do festival e Ana Costa Ribeiro, poeta e cineasta.

Sinopse dos filmes:
. Haruo Ohara | Rodrigo Grota, Brasil, 2010, 16′.
A vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999). O campo, a lavoura, a família e os dias ensolarados serviram de inspiração para um dos grandes nomes da fotografia brasileira.
Opalka – Uma vida, uma obra| Andrzej Sapija, Polônia, documentário 2011, 54’. O artista franco-polonês Roman Opalka (1931-2011) tomou uma das decisões mais radicais na história da arte contemporânea. Durante os 45 anos finais de sua vida, o artista dedicou-se diariamente a um único trabalho intitulado 1965/1 à l´infini, a série de telas com tamanho idêntico em que os números eram pintados, branco sobre preto, da esquerda para a direita, na ordem crescente e começando pelo número 1. Ele pintou cinco telas por ano, cada obra nomeada como Détail, adicionando 1% a mais de branco no fundo a cada nova pintura.
Esses trabalhos eram uma tentativa do registro da irreversível passagem do tempo. No fim de cada sessão em seu atelier, ele fotograva a si mesmo em um fundo branco, vestido com uma camisa branca. Na sequência de fotografias, a sua face gradualmente envelhece e seus quadros se tornam cada vez mais brancos, o que acaba por expressar de forma sensível a inexorabilidade da morte. De 1965 a 2011, o artista atingiu o número 5607249, produzindo milhares de autorretratos no processo.

SERVIÇO
SEXTA LIVRE Especial
Comemorações do Dia Internacional da Fotografia
Dia 16/8 das 19h às 22h: MOVE CINE ARTE – Festival Internacional de Filmes de Arte
. Haruo Ohara (curta metragem de Rodrigo Grota) e Opalka – Uma vida, uma obra de  Andrzej Sapija seguido de bate papo;
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453, Urca