FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Saúde Coletiva se reunirá para mais um Abrascão em 2015




À luz do tema Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal, a programação científica está sendo construída com as propostas dos Comissões, GTs e Fóruns. O congresso vai acontecer no campus da Universidade Federal de Goiás, de 27 de julho a 1º de agosto. O primeiro dia terá oficinas, cursos e reuniões, das 9 horas até o fim da tarde. A solenidade de abertura acontecerá no fim da tarde do dia 28, com atração cultural fechando a terça-feira. Neste Abrascão, a conferência de abertura abrirá o terceiro dia do evento, na quarta-feira. Os quatro grandes debates já estão com temas definidos: dia 29 ‘Saúde da população Brasileira’; dia 30, na parte da manhã ‘Saúde, Desenvolvimento e Democracia’; dia 30, à tarde ‘Estado Democrático e Gestão Pública da Saúde’; e dia 31 ‘O desafio do SUS universal: rumo a 15ª Conferência Nacional de Saúde’.

Para a conferência de abertura já foi feito o convite ao presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, um ex-guerrilheiro marxista de 78 anos – passando 14 deles na prisão e em sua maioria na solitária. “A ideia é que ele discorra acerca do papel da política e da ciência para a preservação da vida, do futuro da humanidade e da natureza do planeta frente às ameaças à saúde humana e à vida no planeta, provocadas pelo modo de vida característico do capitalismo contemporâneo” diz Thiago Barreto, secretário executivo adjunto da Associação. O discurso de Pepe Mujica, na 68ª Assembleia Geral da ONU, em 2013, surpreendeu e emocionou ‘Quem me dera ter a força de quando éramos capazes de abrigar tanta utopia! Sem embargo não olho para trás porque o hoje real nasceu das cinzas férteis do ontem. Pelo contrário, não vivo para cobrar contas ou reverberar memórias (…) Me causa angústia, e de que maneira, o futuro que não verei, e por ele que me comprometo. Sim, é possível um mundo com uma humanidade melhor, mas talvez hoje a primeira tarefa seja cuidar da vida’ diz Mujica em seu épico discurso.

Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, avalia que este será um Abrascão com novos nomes no governo e ainda será realizado durante a elaboração do novo Plano Plurianual (2016-2019) do Governo Federal “Depois das manifestações de 2013, a Saúde entrou na pauta dos cidadãos, e por isso esse congresso terá a oportunidade e a responsabilidade de fornecer subsídios para a agenda do próximo plano plurianual. O Abrascão terá então uma dupla missão: ser um espaço de acolhimento do conjunto de pesquisadores, estudantes, professores que estão produzindo conhecimento, abrindo de fato um espaço para que todos os grupos e linhas de pesquisa se encontrem, troquem experiências e cumpram o papel científico que não é apenas disseminar conhecimento. A segunda missão é indicar prioridades do ponto de vista da ação política, de ter a capacidade de sintetizar uma orientação para ação entre todos os abrasquianos que ocupem lugares de intervenção, para orientar a política pública no nosso país”, diz Luis Eugenio.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR - INSCRIÇÕES ABERTAS

Aproveite as férias para visitar a exposição "Paulo Werneck" no MAP



A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu de Arte da Pampulha, inaugurou em novembro uma exposição com obras de um dos principais muralistas brasileiros: o ilustrador e artista carioca Paulo Werneck (1907 – 1987). 

A mostra “Paulo Werneck - muralista brasileiro” traz desenhos originais, imagens de painéis, filmes, documentos e mobiliário do artista, que colaborou com grandes nomes da arquitetura brasileira, como Oscar Niemeyer e os irmãos Roberto. 

A exposição foi contemplada pelo Programa Petrobras Cultural 2013 e fica em cartaz no MAP até o dia 1º de março de 2015.

Formas de acesso:
Gratuito
Público
Público Geral
Faixa etária/Classificação:
Livre
Quando:
De terça-feira à domingo, das 9h às 18h30.
Endereço:Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585
Bairro: Pampulha
Telefone:
31 - 3277 7946
E-mail:
map.fmc@pbh.gov.br

Presépios feitos nos Centros Culturais podem ser vistos até 6 de janeiro



Entre os dias 13 de dezembro e 6 de janeiro o público poderá ver o material produzido nas oficinas do projeto Presépios e Folias na rodoviária de Belo Horizonte. Aspectos como o reaproveitamento e a reutilização de materiais estão presentes no trabalho.
Memória e Identidade
Os Presépios e as Folias de Reis são tradições culturais transmitidas através de gerações Como forma de exaltar a narrativa histórica e sagrada do nascimento de Jesus Cristo. No Brasil, foram inseridas no período colonial e se desenvolveram agregando elementos e práticas culturais indígenas e afro-brasileiras, dando-lhes novas cores, ritmos, danças e rituais para lidar com o sagrado.
Em Belo Horizonte, essas expressões ainda hoje encontram-se presentes nas comemorações natalinas e possuem um importante papel no fortalecimento de vínculos sociais e na preservação da memória e da identidade dos cidadãos.


Exposição Monstros do Rock



Mick Jagger, Paul McCartney e Robert Plant são alguns dos músicos cujas caricaturas estão em cartaz na exposição “Monstros do Rock”, que reúne 18 desenhos de grandes personalidades do rock mundial e nacional, produzidas pelo doutor em artes visuais Paulo Barbosa. 

Foram retratados vocalistas como Bono Vox, Ozzy Osbourne, Lobão e bandas como Skank, Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin.

Formas de acesso:
Gratuito
Público
Público Geral
Quando:
De 2 a 30 de dezembro, de terça a sexta, das 9h às 20h, e sábados, das 13h às 17h
Endereço:Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445
Bairro: Regina
Telefone:
3277-1515 ou 3277-1547
E-mail:
cclr.fmc@pbh.gov.br

Tuberculose: a doença que faz parte da trajetória da humanidade


O pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) Maurício Barreto foi o expositor convidado para a palestra comemorativa dos 30 anos do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga da ENSP e que deu início ao mestrado profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose. Após o descerramento da placa em homenagem a data, teve início a palestra Controlando a tuberculose no século XXI: novas tecnologias, novos riscos e os persistentes determinantes sociais. “Quando entendemos o que é a tuberculose, conseguimos perceber esse mestrado como uma maneira de entender o mundo, pois a tuberculose faz parte da trajetória da humanidade”, considerou o professor. Maurício descreveu a doença, sua transmissão e a maneira como ela infecta o pulmão. Ele ressaltou ainda que a TB é uma doença crônica e que todo modelo de cuidado utilizado no tratamento da tuberculose poder ser aplicado para o tratamento de outras doenças crônicas.

O pesquisador contou também um pouco da história da doença, que começou infectando seres humanos acerca de dez mil anos atrás e no século XIX tinha maior prevalência nas cidades europeias e norte-americanas. Em 1882 foi descoberto, por Robert Koch, oMycobacterium tuberculosis, que permitiu o início das pesquisas para tratamento e vacinas, e somente em 1908 foi criada por Albert Calmette e Camille Guérinm, a primeira vacina - chamada BGC -, que só seria utilizada pela primeira vez em 1921. Segundo o professor somente em 1943 a microbiologista Selman Waksman descobre a estreptomicina. Nos anos 70 a maioria dos países desenvolvidos acredita que a tuberculose está controlada. Em 1998 é realizado o primeiro sequenciamento genético do Mycobacterium tuberculosis, em 2006 surge, na Africa do Sul, o primeiro caso de TB extensivamente resistente a medicamentos, e no ano de 2008, 49 países relatam casos de tuberculose extensivamente resistente a medicamentos.

Trazendo um pouco da epidemiologia global da doença, Maurício afirmou que a TB é uma das principais causas de morte por doença infecciosa no mundo, estima-se que em torno de 2 bilhões de pessoas estão infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis. Dados globais apontam que a cada ano cerca de 9 milhões de pessoas desenvolvem a doença e aproximadamente 1,5 milhão morrem. Saindo da esfera global o professor expôs dados brasileiros, ele apresentou um gráfico com as tendências das causas de morte no Brasil entre 1930 e 2007. Até os anos 70 as doenças infecciosas eram as principais causas de morte da população brasileira, de 1970 até os anos 2000 as mortes por doenças infecciosas diminuíram, porém, as mortes por doenças cardiovasculares aumentaram. Maurício apontou ainda que a TB já foi responsável por mais de 70% da mortalidade por doenças infecciosas no Brasil durante os anos 80, mas esse número caiu expressivamente e em 2008 a TB alcançava pouco mais de 20% da mortalidade por doenças infecciosas no país.

Maurício comentou também sobre o controle das doenças infecciosas e disse que a tuberculose está na lista das doenças infecciosas que alcançaram controle com sucesso parcial, junto com: HIV/Aids, Hepatites A e B, hanseníase, esquistossomose e malária. Doenças preveníveis por vacinação, diarreia e Doença de Chagas são doenças que alcançaram controle com sucesso, e Dengue e Leishmaniose visceral obtiveram insucesso no controle. “Os sucessos, mesmo que parciais, no controle das doenças infecciosas no Brasil, podem ser atribuídas ao sucesso das políticas públicas, muitas delas consideradas bastante eficientes, apesar de algumas ressalvas, como a implementação tardia. Essas políticas têm como alvo fatores determinantes, como a qualidade da água, o esgotamento sanitário, e o amplo acesso aos recursos de prevenção, como vacinas ou tratamento. Os insucessos têm sido basicamente associados a doenças transmitidas por vetores para os quais as vacinas e os tratamentos específicos não existem, como a dengue, ou que o tratamento é apenas parcialmente eficaz ou tem toxicidade pronunciada, como no caso da leishmaniose visceral”, esclareceu.

Segundo o professor, o Brasil está passando por um rápido e, por vezes, desorganizado processo de urbanização. Nesse contexto, programas de transferência de renda, o SUS e outros nas áreas sociais e ambientais são cruciais para o controle das doenças infecciosas. Em relação à taxa de incidência da tuberculose no Brasil, de 1990 a 2010 os números caíram de 51,7% para 37,7% a cada 100 mil habitantes. Maurício abordou também a questão da velhas e novas tecnologia para tratamento da TB, citando a história da BCG e a possibilidade de uma nova vacina contra a doença, além da questão do diagnóstico. Para ele, uma nova vacina é possível, visto o atual estágio do desenvolvimento científico, porém, problemas como a existência de pontos obscuros na imunidade da TB, a falta de marcadores de proteção, questões éticas e regulatórias, e custos, não tornem claro prever quando esta nova vacina poderá estar utilizável para a população que dela necessita.

Os fatores de risco também foram analisados pelo professor, de acordo com ele, a tuberculose tem sido classicamente associada à pobreza, a aglomeração e a desnutrição, além dos novos fatores de risco trazidos com as mudanças do mundo como as infecções por HIV e HTLV-I; diabetes; hábito de fumar; alcoolismo; populações em estabelecimentos correcionais (prisões); e medicamentos imunosupressivos. Por fim, Maurício entrou na questão denominada por ele como a causa das causas: os determinantes sociais. Para ele os Programas de Transferência Condicional de Renda (PTCR), que fornecem renda para famílias pobres com a condição que cumpram algumas condicionalidades - geralmente relacionadas com a saúde e a educação dos filhos - ajudam a atenuar a questão dos determinantes sociais. Maurício citou como exemplo a sinergia entre o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Programa Bolsa Família (PBF), programas federais com ampla cobertura nacional, que juntos ajudam a reduzir estatísticas relacionadas à saúde e educação de milhões de brasileiros.

“O controle da tuberculose é uma tarefa complexa, que entre outros desafios deve articular a garantia de acesso e qualidade das ações típicas do programa de TB a todos aqueles que necessitem; esforços para desenvolvimento de novas tecnologias como vacinas, diagnósticos e tratamentos; além de esforços para entender e intervir sobre os determinantes sociais e sobre fatores de riscos relevantes, como ações voltadas a redução da pobreza e melhoria das condições de vida, a redução do diabetes ou das populações prisionais”, concluiu Maurício Barreto.

A palestra do professor Maurício Barreto está disponível na íntegra no Canal da ENSP no Youtube.

BIENAL EUROPEIA E LATINO AMERICANA DE ARTE CONTEMPORANEA NO Museu Histórico Nacional

Exibindo image001.jpg

Para aproveitar o tempo livre


Espaço do Conhecimento UFMG realiza programação especial no período de férias

Entre 6 de janeiro e 1º de fevereiro o Espaço do Conhecimento UFMG oferecerá uma programação especial para o período de férias. As atividades são gratuitas e incluem oficinas para crianças e jovens, a exposição temporária “Planetário Líquido”, recital de violão apresentado por Ronaldo Cadeu, o Sarau da Partilha, um dia dedicado aos jogos de tabuleiro, esquetes teatrais que dialogam com a exposição “Demasiado Humano” e aulas de lindy hop com o grupo BeHoppers (BH).

Confira a programação completa:

Exposição Planetário Líquido (Multiverso)
6 de janeiro a 1º de fevereiro
Terça a domingo, das 10h às 17h; quintas, das 10h às 21h
Classificação livre
Atividade gratuita

O Planetário Líquido é um modelo em três dimensões feito com combinações de água, álcool e óleos coloridos por pigmentos florescentes. Em globos de vidro, sua constituição fluida e movimentação produzem uma estrutura análoga à do espaço sideral. O modelo foi desenvolvido por Délcio Almeida e Alexsandro Oliveira com o objetivo de potencializar o ensino de ciências e a divulgação cientifica em ambientes expositivos. Para o autor do projeto, a ideia é construir um modelo com materiais muito simples, que possam ser replicados com certa facilidade, e que possibilitem analogias interessantes, despertando o interesse das pessoas por assuntos da astronomia. No Espaço do Conhecimento UFMG os globos serão expostos no Terraço Astronômico, em tendas escuras que receberão iluminação interna especial.

Expedição urbana
10 de janeiro, 10h
Classificação Livre
15 vagas, atividade gratuita

Realizada em 2012 como o nome de “Projeto Ocular” esta expedição urbana consiste em sentir e observar a Rua da Bahia, rua detentora de várias imagens importantes do ambiente urbano belo-horizontino, por meio de um estado de deriva orientado. Durante esse percurso que se inicia na recepção do museu, o grupo irá construir conversas e registrar imagens de tudo aquilo que o espaço possuiu. Esta iniciativa tem como objetivo mostrar que o simples ato de andar pela cidade pode também ser uma experiência de conhecimento e educação.

A atividade será mobilizada por Pedro Ninja, artista de rua, jovem professor, ciclista urbano e membro do grupo de pesquisa LEVE da EBA – UFMG.

Recital de violão com Ronaldo Cadeu
15 de janeiro, 14h
Classificação livre
Atividade gratuita

O compositor, maestro e violonista Ronaldo Cadeu é PhD em composição musical e possui uma ativa carreira internacional como violonista, com destaque para sua apresentação no Carnegie Hall (Nova Iorque), em 2012. No recital que acontece o Espaço do Conhecimento UFMG, o repertório do maestro contará com composições próprias e de compositores como Villa-Lobos, Tárrega e Albéniz, além de uma suíte flamenca da tradição musical espanhola.

Esquetes teatrais no museu
20 de janeiro a 1º de fevereiro
Terça a domingo, às 11h30 e às 16h30; quintas, às 18h30.
Classificação livre
Atividade gratuita

Intervenções teatrais desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Teatro do Espaço do Conhecimento UFMG dialogam com os conteúdos da exposição Demasiado Humano. Nas intervenções, personagens históricos como Charles Darwin e Stanley Miller provocam o público a pensar sobre como a ciência é construída e convidam os visitantes a interagir de forma diferente com o museu.
                                                                                                   
Sarau da Partilha
22 de janeiro, das 19h às 21h
A partir de 15 anos
Atividade gratuita

O Coletivo Partilha é composto por poetas, pesquisadores e estudantes ligados às faculdades de Letras e Música da UFMG e outras escolas de Belo Horizonte. Formado a partir da participação em oficinas de criação literária, atualmente, além do Sarau da Partilha, o Coletivo mantém um grupo de estudo e fomenta publicações de poesia, textos, imagens, eventos e a reflexão sobre ocupações estéticas através de plataformas digitais.

A ideia do Coletivo é chamar as pessoas a compartilharem das intervenções propostas. Nesse sentido, o conceito de partilha, proposto pelo filósofo Jacques Rancière, é importante para nortear as relações entre estética e política problematizadas pelo grupo.

Jogos do Conhecimento - Especial Dia Mundial dos Jogos
24 de janeiro, das 10h às 17h
A partir de 10 anos
Atividade gratuita

Jogos do Conhecimento é uma ação educativa baseada em jogos (Origens e UFMGames). O objetivo é aproximar o público de brincadeiras que fazem parte de diferentes tradições culturais, proporcionando múltiplas experiências e instigando a curiosidade de crianças, jovens e adultos. No Dia Mundial dos Jogos, 24 de janeiro, os Jogos do Conhecimento acontecerão durante todo o dia em uma edição especial, com jogos de tabuleiro.


Oficina - Espectroscópio
6 de janeiro a 1º de fevereiro
Terças e quintas, das 14h às 15h
A partir de 8 anos
15 vagas por dia
Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu 1 hora antes do início da atividade. Atividade gratuita.

Os participantes construirão um espectroscópio para visualizar a dispersão da luz em espectros contínuos e descontínuos, proveniente de diversas fontes luminosas, inclusive o Sol. As raias do espectro descontínuo são provocadas por um efeito quântico, que permite inferir sobre a composição da matéria da qual estrelas são formadas.

Oficina - Construção de Planetário Líquido
7 a 28 de janeiro
Quartas, das 14h às 15h
A partir de 8 anos
15 vagas por dia
Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu 1 hora antes do início da atividade. Atividade gratuita.

Na oficina, Délcio Almeida vai explicar os conceitos que levaram ao desenvolvimento do projeto “Planetário Líquido” e montará, com os participantes, um modelo em globo de vidro. A ideia é que, a partir da experiência, os participantes possam replicar em casa o modelo.

  
Oficina - Aprendendo sobre o corpo humano
30 de janeiro, das 14 às 17h
A partir de 7 anos
20 vagas
Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu 1 hora antes do início da atividade. Atividade gratuita.

A atividade será ministrada por “oficineiras” do projeto “Arte da Saúde”, da Prefeitura de Belo Horizonte. Haverá a construção de bonecos articulados e produção de desenhos com frases escondidas através de um material que poderá ser raspado pelas crianças.

Aula de lindy hop com BeHoppers
17 e 24 de janeiro, às 14h
A partir de 12 anos
20 vagas
Atividade gratuita

O lindy hop é uma dança de origem afro-americana que possui grande riqueza de passos e é dançada ao som de swing jazz. A dança originou-se no Harlem, bairro negro da periferia de Nova Iorque, nos anos 1920-30. Apesar de ser uma época de segregação racial, brancos e negros podiam entrar e dançar juntos nos bailes, como no salão Savoy, o primeiro a ter essa integração. Muito divertido e contagiante, atualmente o lindy hop é dançado no mundo inteiro: há grandes bailes de lindy hop em dezenas de países, alguns deles recebendo milhares de pessoas num só evento! O Brasil vem entrando neste cenário, a ponto de ter um festival e workshops por todo o país. O lindy pode ser dançado a dois, sozinho (por exemplo: charleston, jazz autêntico), em grupos, nas rodas (as divertidas “jams“), e também em tempos variados.

BeHoppers é um grupo formado com a intenção de promover a cena hopper e o swing jazz em Belo Horizonte. Com o nome inspirado nas iniciais de sua cidade natal, estende o convite para se tornar um hopper a todo mundo e ao mundo todo. O grupo contextualizará olindy hop para os visitantes do Espaço do Conhecimento e oferecerá uma divertida aula para todos. Serão ensinados alguns passos simples, além de noções de improviso e musicalidade, mostrando que, com poucos passos e com muita alegria, é possível dançar muito.


O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Férias no museu
Período: 6 de janeiro a 1º de fevereiro
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Atividades gratuitas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Exposição Jango: a nossa breve história no Arquivo Nacional

Exposição Jango: a nossa breve história no Arquivo Nacional
Exposição Jango: a nossa breve história no Arquivo Nacional
Até o dia 31 de janeiro, o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro apresenta a exposição “Jango: a nossa breve história” que conta a trajetória do ex-presidente do Brasil deposto pelo golpe militar.
A mostra conta com 160 fotografias e 20 documentos originais e publicações dos anos 1960. Essas obras oferecem ao público, além de registros do golpe militar de 1964, a oportunidade de conhecer o perfil de João Goulart, uma janela de acesso à política brasileira das décadas de 1950 e 1960.
É também uma chave para acompanharmos os rumos partidários, movimentos sociais, o papel dos estudantes, o cenário do pós-guerra, o clima de irreversível mudança que se respirava no país, de bossa nova e democracia.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é franca.
O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173 – Centro.

Compreendendo as Plantas Medicinais

A utilização das plantas como medicamento provavelmente seja tão antiga quanto o aparecimento do próprio homem.

A evolução da arte de curar possui numerosas etapas, porém, torna-se difícil delimitá-las com exatidão, já que a medicina esteve por muito tempo associada a práticas mágicas, místicas e ritualísticas.

A preocupação com a cura de doenças, ao longo da história da humanidade, sempre se fez presente. Sabemos que os alquimistas, na tentativa de descobrir o "elixir da vida eterna", contribuíram e muito na evolução da arte de curar.

Um grande avanço na terapia foi dado por Paracelso que defendia a teoria da "assinatura dos corpos", segundo a qual as plantas e animais apresentavam uma "impressão divina" que indicava suas virtudes curativas.

De acordo com essa teoria, a semelhança da forma das plantas aos órgãos humanos determinam o seu efeito curativo sobre estes como, por exemplo, algumas hepáticas, apresentando formato parecido a um fígado, eram utilizadas para curar moléstias de tal órgão.
As plantas pelas suas propriedades terapêuticas ou tóxicas adquiriram fundamental importância na medicina popular.

A flora brasileira é riquíssima em exemplares que são utilizados pela população como plantas medicinais.

Toda planta que é administrada de alguma forma e, por qualquer via ao homem ou animal exercendo sobre eles uma ação farmacológica qualquer é denominada de planta medicinal.

Segundo VON MARTIUS, as plantas medicinais brasileiras não apenas curam, mas realizam milagres.

As plantas medicinais sempre foram objeto de estudo na tentativa de descobrir novas fontes de obtenção de princípios ativos.

Através dos dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), constata-se que o uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo que este uso tem sido incentivado pela própria OMS.

As planta produzem substâncias responsáveis por uma ação farmacológica ou terapêutica que são denominadas de princípios ativos.

A fitoterapia é o tratamento das doenças, alterações orgânicas, por meio de drogas vegetais secas ou partes vegetais recém colhidas e seus extratos naturais.

O conhecimento das propriedades medicinais das plantas, dos minerais e de certos produtos de origem animal é uma das maiores riquezas da cultura indígena. Uma sabedoria tradicional que passa de geração em geração.

Vivendo em permanente contato com a natureza, os índios e outros povos da floresta estão habituados a estabelecer relações de semelhança entre as características de certas substâncias naturais e seu próprio corpo.

O índio tem um profundo conhecimento da flora medicinal, e dela retira os mais variados remédios, que emprega de diferentes formas .

As práticas curativas das tribos indígenas estão profundamente relacionadas com a maneira que o índio percebe a doença e suas causas. Tanto as medidas curativas como as preventivas são realizadas pelo pajé, sendo estes rituais carregados de elementos mágicos e místicos que refletem o modo de ser do índio e o relacionamento deste com o mundo.

Segundo LELONG, na filosofia indígena as plantas são responsáveis pela cura devido à presença de um espírito inteligente.

O que os índios denominavam de espírito inteligente, hoje, graças aos estudos farmacológicos, sabe-se que nada mais é do que o princípio ativo, produzido pelos vegetais. A evolução e o uso de plantas medicinais pelo homem está associado a sua evolução antropológica, da época em que era um simples nômade até tornar-se um espécime sedentário. Com a fixação de moradia, surgiram as mais variadas necessidades e outras se acentuaram, assim o uso ficou comprovado através da experimentação, observação e necessidade, através de erros e acertos.

Além do metabolismo primário, as plantas produzem também substâncias resultantes do metabolismo secundário. Este metabolismo secundário se diferencia do primário, basicamente por não apresentar reações e produtos comuns à maioria das plantas, sendo portanto específico de determinados grupos.

Os compostos secundários podem ter utilidade, para o homem, medicinal ou tóxica e, para a planta, existe uma interação com o ambiente no sentido de proteção contra predadores ou como atrativo de polinizadores.

Plantas aromáticas são assim denominadas pois armazenam óleos essencias em células secretoras individuais ou formando estruturas como dutos ou canais, tricomas glandulares e outras. Tais estruturas secretoras podem encontrar-se distribuídas por todo o vegetal.

Apesar de muitas plantas serem úteis ao homem, existem algumas que produzem substâncias que exercem efeitos tóxico e por isso são denominadas de plantas tóxicas ou venenosas.

OBTENÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS

As plantas medicinais podem ser adquiridas nas casas de ervas ou podem ser coletadas no campo, sejam silvestres ou cultivadas em jardins ou hortos.

PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS EM CANTEIROS

As plantas medicinais, por possuirem ciclo curto, podem ser tratadas como as hortaliças.
Para cultivá-las em canteiros, estes deverão possuir 1 m de largura e comprimento variável, tendo uma distância de 50 cm entre eles, com a finalidade de possibilitar a movimentação.
O espaçamento utilizado normalmente é de 20 cm entre as plantas de espécies de porte baixo e de 30 cm entre sulcos. Para plantas mais altas, que atinjam 1 m de altura, deve-se usar 35 cm entre as plantas e 50 cm entre as linhas. Para as plantas que chegam a 2 m de altura, usar 50 cm entre as mesmas e 70 cm entre sulcos.
Os canteiros são normalmente utilizados para plantas de pequeno porte e anuais.

PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS EM VASOS OU FLOREIRAS

Floreira - Gif
Nos vasos, ou nas floreiras podem ser plantados sementes ou mudas de plantas medicinais.
Existem vasos e floreiras de todas as formas, tamanhos e tipos de material. Quando se trata plantas individuais, o mais fácil e prático é provavelmente plantá-las em vasos.

Conforme o tipo de material da qual é feita o futuro vaso ou jardineira, torna-se necessário um pequeno tratamento prévio. Seja para assegurar que eles tenham uma vida útil mais longa, seja para possibilitar às plantas melhores condições de cultivo:

{ Vasos de barro que nunca foram usados devem ser mergulhados em água por 24 horas, para evitar que absorvam a umidade do solo.

{ Materiais como xaxim e coxim (fibra de coco) também devem ser previamente encharcados, do contrário tenderão a ficar ressecados.

{ Vasos de metal, em princípio, não deveriam ficar em contato direto com as terra, Se isso ocorrer, a tendência natural é que venham a enferrujar. Portanto, o melhor seria forrá-los internamente com um saco plástico e só depois colocar a terra.

{ Plásticos, fibras de vidro para vasos, fibrocimento e cimento são materiais que não requerem nenhum tratamento antes do plantio.

{ Vasos ou jardineiras de madeira exigem sempre impermeabilização, com selador, antes de ser pintada com verniz.

Todos os vasos ou jardineiras precisam ter buracos de drenagem e (exceto os cestos) uma camada de cascalho, perlite ou cacos partidos no fundo, para não haver excesso de água, devendo ser cheios com uma boa mistura de terra.

Pode fazer-se esta mistura com uma parte de terra comum de jardim, uma parte de esterco ou composto orgânico e uma parte de areia grossa de construção.

Devem cultivar-se com maior abundância as plantas que são utilizadas com mais freqüência.
Num vaso podem plantar manjericão ou manjerona. Quanto ao coentro e salsa é melhor partilharem outro vaso, pois todas estas gostam de lugares iluminados, mas onde o sol não bata contentemente, dando-se melhor com um meio um pouco mais fresco e molhado do que o primeiro.
Também há muitas variedades de hortelã que podem ser cultivadas no mesmo vaso, pois todas apreciam um solo moderadamente molhado e tendem a dispersar as raízes.
Já o alecrim, a sálvia, a alfazema devem ser cultivadas sozinhas.
No cuidado dispensado às plantas, as regas constituem uma das coisas mais importantes. Nem água demais, nem de menos, o melhor é verificar a umidade do solo todos os dias no verão, de 3 em 3 dias na primavera e no outono, enquanto que no inverno, apenas uma vez por semana é o suficiente.

A adubação do solo deve ser feita de seis em seis meses, incorporando à terra composto orgânico ou esterco de gado curtido.

No caso de aparecerem pragas como pulgões, cochonilhas, tripes nas plantas use o inseticida caseiro que é constituído de: 35 g de fumo de corda picado bem fino, 26 g de sabão de potássio neutro em pó e 50 ml de álcool, diluídos em 8 litros de água

PLANTAS MEDICINAIS COLETADAS NO CAMPO

Ao coletar as plantas medicinais no campo são necessário saber que os vegetais das quais se utilizam:
    a) as folhas devem geralmente, ser recolhidas antes da floração;
    b) as flores ou as sumidades floridas devem ser recolhidas no início da floração;
    c) os frutos devem ser colhidos no início da maturação;
    d) as raízes devem ser retiradas do solo quando o talo murcha, ou no começo da primavera, antes que haja rebrotado.
Na coleta das plantas medicinais é preciso tomar algumas precauções, que são:

{ Não devem ser coletadas plantas encontradas próximas de rodovias e plantações pois estas podem apresentar danificações provocadas pelos gases liberados dos escapamentos dos automóveis e, no segundo caso, podem estar impregnadas com produtos químicos utilizados como adubos ou inseticidas;

{ É necessário tomar cuidado para que as plantas que se coletem não se sujem mutuamente com a terra;

{ Fazer desde o momento da coleta, a triagem dos fragmentos que possam proceder de outras plantas;

{ Não coletar plantas ou partes de plantas que estejam rigorosamente limpas. Vigiar particularmente as deposições de animais;

{ Selecionar somente plantas sãs, sem manchas e não atacadas por insetos;

{ Evitar as que se encontram nas proximidades de fungos;

{ Não comprimí-las para que não murchem, o que as faria perder uma boa parte de seu aroma;

{ Preparar para a dessecação o mais rápido possível, para evitar que apareçam bolores ou fermentações.

PROCESSAMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS

Após a obtenção das plantas medicinais, normalmente o material pode seguir três caminhos: uso direto do material fresco, extração de substâncias ativas ou aromáticas do material fresco e secagem do material fresco. Este último destino é o que requer mais atenção, por preservar os materiais, possibilitando o uso das plantas a qualquer tempo, dentro dos prazos normais de conservação.

Antes de submeter as plantas à secagem, deve-se adotar alguns procedimentos básicos para se obter um produto de boa qualidade, independente do método a ser empregado. São eles:

{ não lavar as plantas antes da secagem, exceto no caso de determinados rizomas e raízes;
{ devem-se separar a plantas se espécies diferentes;
{ as plantas colhidas e transportadas ao local de secagem não devem receber raios solares;
{ antes de submeter as plantas à secagem, deve-se fazer a eliminação de elementos estranhos (terra, pedras, outras plantas, etc.) e partes que estejam em condições indesejáveis (manchadas, danificadas, descoloridas, etc.);
{ as plantas colhidas inteiras devem ter cada parte (folhas, flores, sementes, frutos e raízes) seca em separado e conservada em recipientes individuais;

A secagem pode ser conduzida em condições ambientais ou com o uso de estufas, secadores, etc.

A secagem natural é um processo lento e deve ser conduzida à sombra, em local ventilado, protegido de poeira e do ataque de insetos e outros animais. Esse processo de uso doméstico, é recomendado para regiões que apresentam condições climáticas favorá-veis, relacionadas principalmente com a ventilação.

Nesse processo, deve-se espalhar o material a ser seco em camadas finas, permitindo assim a circulação de ar entre as partes vegetais e uma secagem mais uniforme. Para isto podem ser utilizados bandejas com fundo de tela plástica fina, aço inoxidável ou tecido com caractéristicas semelhantes.

Outra maneira prática consiste em espalhar em camada fina o material em uma mesa ou bancada forradas com papel, em ambiente abrigado do sol e com ventilação.

A secagem artificial de plantas medicinais é fundamentada no aumento da capacidade do ar de retirar a umidade da palnta. Assim, utilizam-se métodos que elevam a temperatura e promovem a ventilação ou simplesmente reduzem a umidade relativa do ar. O aumento da temperatura vai também reduzir a umidade relativa do ar, enquanto a ventilação vai facilitar a homogenização do ar de secagem em toda a massa de plantas secagem. A temperatura utilizada varia de 35 a 45ºC. Temperaturas acima de 45ºC danificam os órgãos vegetais e seus conteúdos, pois proporcionam "cocção" das palntas e não uma secagem, apesar de inativarem maior quantidade de enzimas, A secagem artificial origina material de melhor qualidade por aumentar a rapidez do processo. A secagem artificial origina material de melhor qualidade por aumentar a rapidez do processo.

MANIPULAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS

1 - CATAPLASMAS

Preparações para uso externo, de consistência mole e compostas de pós ou farinhas diluídas em água, cozimentos, infusões, vinho ou leite. São preparados a quente ou, muito raramente, a frio.
É obtido por diversas formas:

  1. amassar as ervas frescas e bem limpas e aplicá-las diretamente sobre a parte afetada ou envolvidas em um pano fino ou gaze;


  2. reduzi-las em pó, misturá-las em água, chá ou outras preparações e aplicá-las envoltas em pano fino sobre as partes afetadas e


  3. pode-se ainda, utilizar farinha de mandioca ou fubá de milho e água, geralmente quente, com a planta fresca ou seca triturada.
2- CONTUSÃO

Consiste em colocar a substância dentro de um gral e fazer com que atue sobre ela a mão ou pilão perpendicularmente, com bastante força, para destruir a coesão das moléculas. A sustância deve obter a consistência de pó ou pasta.

3 - DECOCÇÃO

É a fervura da substância, para dissolvê-la pela ação prolongada da água e do calor. Utilizada sobretudo no caso das sementes de cereais, a decocção pode ser leve ou branda, carregada ou concentrada, conforme sua duração (de apenas alguns minutos a várias horas) e a saturação do líquido empregado.

4 - INALAÇÃO

Na inalação é utilizada a combinação de vapor de água com sustâncias voláteis das plantas aromáticas. Para direcionar o vapor é utilizado um cone de papelão colocado sobre com a base maior voltada para o recepiente e a base menor voltada para cima.
Normalmente esse processo é recomendado para para problemas respiratórios.
5 - INFUSÃOBule de Chá - Gif

Esse processo é indicado particularmente para as plantas aromáticas.
A substância é colocada numa vasilha, que depois recebe água fervente e posteriormente é tampada. Após descansar por um certo tempo, a mistura é coada. O tempo de infusão varia de 10 a 15 minutos (para folhas ou flores) a várias horas (no caso de raízes).


6 - FILTRAÇÃO
Seu objetivo é separar o líquido (solução, sumo, tisanas, tinturas, azeites, xarope) de certas partículas que se encontram em suspensão. Quando não se exige uma perfeita transparência do líquido, substitui-se a filtração pela coadura. Para a primeira utiliza-se papel de filtro e na segunda, emprega-se tecidos de lã, pedaços de algodão.

7 - MACERAÇÃO

Neste processo, a substância vegetal é deixada em contato com o veículo (líquido usado para dissolver o princípio ativo, como por exemplo: álcool, óleo, água ou outro líquido extrator), em temperatura ambiente. O período de maceração depende do material a ser utilizado. Folhas, flores e outra partes tenras são picadas e ficam macerando por 10 a 12 horas, enquanto partes mais duras ficam macerando por 18 a 24 horas. Embora lenta, a maceração é um método excelente para obter o princípio ativo em toda sua integridade.
8 - SUCOSCopo de Suco - Gif
É um processo para ser utilizado imediatamente. Na preparação são utilizados frutos moles e maduros espremidos em pano ou ou folhas, flores e sementes triturados em liquidificador ou pilão. Nesses sucos podem ser adicionados água ou não.
9 - VINHOS MEDICINAISTaça de Vinho - Gif
São preparações que resultam da ação dissolvente do vinho sobre as substâncias vegetais. O vinho utilizado deve ser puro, com alto teor alcoólico; tinto para dissolver princípios tônicos ou adstringentes e branco quando se deseja obter um produto diurético.
O método para se obter vinhos medicinais é muito simples: adiciona-se 5g de uma ou mais ervas secas, bem limpos e picados para cada 100ml de vinho e macera-se em recipiente bem tampado e em local escuro, por um período de 10 a 15 dias, sendo agitado uma ou duas vezes diariamente. Depois de filtrado, o produto deve ser conservado em local arejado.

10 - TINTURAS

A preparação de tinturas a partir de substâncias é um processo minucioso e delicado que consiste em misturar partes de plantas secas e dividas em álcool de pureza absoluta, onde o contato deverá ser mais ou menos prolongado para permitir uma melhor extração dos princípios ativos (8 a 15 dias).
Para obter as tinturas deve-se:

  1. plantas frescas - utilizar a proporção de 50% em peso de plantas em relação ao álcool a 92ºGL, em volume, isto é, 500g de planta fresca em 1000 ml de álcool;


  2. plantas secas - usar a proporção de 25% em peso de plantas secas em relação à mistura álcool-água, na proporção de sete partes de álcool a 92ºGL e três partes de água destilada ou fervida, em volume, ou seja, 250g de plantas secas em 700ml de álcool a 92ºGL e 300 ml de água.
Após a obtenção da tintura, filtra-se e o resíduo é espremido em uma prensa, para extrair o líquido que ainda esteja presente.
As tinturas alcoólicas conservam os princípios ativos por muitos anos e são utilizadas em pequena quantidade para uso interno (puras ou diluídas) e externamente em maiores quantidades (puras ou diluídas).

11 - TISANAS

Nome genérico dado às soluções, macerações, infusões e decocções preparadas com plantas medicinais. Quando a elas se agregam xaropes, tinturas, extratos ou outros ingredientes, as tisanas são chamadas de poções.

12 - TORREFAÇÃO

Este processo possui dois objetivos: retirar a água de certas substâncias e submetê-las a um princípio de decomposição que modifica algumas de suas propriedades.
O agente no processo da torrefação utilizado é o fogo. O café após a torrefação torna-se aromático, o ruibarbo perde suas qualidades laxantes e o ópio seu princípio viscoso.


13 - UNGÜENTO E POMADAS

Medicação imediata, podendo ser guardada por tempo determinado. É preparado através da mistura do suco, tintura ou chá da planta medicinal com vaselina ou lanolina.
As pomadas e os ungüentos permanecem mais tempo sobre a pele, devem ser usados a frio e renovados duas ou três vezes ao dia.

14 - XAROPE

Preparação de uso mais prolongado, usado principalmente para doenças da garganta, pulmão e brônquios. Para prepará-lo são necessários dissolver açúcar em água e aquecer até a obtenção de ponto de fio e depois acrescentar a tintura do vegetal na preparação.

OS EFEITOS DAS PLANTAS MEDICINAIS

Abortivo: provoca a eliminação do feto
Adsorvente: elimina os gases acumulados
Anticatarral: Inibe a formação de catarro.
Antiespasmódico: evita ou alivia as cólicas e os espasmos (contrações musculares dolorosas).
Antiflatulento: elimina os gases intestinais.
Anti-reumático: combate o reumatismo e seus sintomas.
Antitussígeno: inibe a tosse.
Carminativo: elimina gases acumulados e favorece a digestão, diminuindo o inchaço abdominal, a flatulência e as dores.
Catártico: o mesmo que laxante ou purgativo.
Colagogo: favorece a eliminação do conteúdo das vias biliares.
Colerético: contrai a vesícula biliar para a eliminação de seu conteúdo.
Diaforético: provoca suor.
Diurético: faz urinar mais, auxilia a eliminação de líquidos pelos rins.
Drástico: purgante enérgico.
Emenagogo: estimula a menstruação (não é o mesmo que abortivo).
Emético: provoca vômito.
Emoliente: suaviza, amolece uma inflamação.
Estomacal: ajuda a digestão no estômago.
Estomáquico: favorece as funções digestivas; tonificante do estômago.
Expectorante: elimina a mucosidade do aparelho respiratório.
Febrífugo: abaixa a febre.
Galactogogo: aumenta a secreção do leite.
Hemostático: estanca as hemorragias.
Laxante: purgante de efeito brando, que induz a evacuação de fezes moles, não causando dor nem irritação intestinal.
Mucolítico: bloqueia a produção de muco; pode ser anticatarral.
Obstipante: prende os intestinos.
Sudorífico: o mesmo que diaforético.
CUIDADOS NO USO DAS PLANTAS MEDICINAISCaixa de Primeiros Socorros - Gif
Muitas vezes escutamos as pessoas recomendarem o uso de plantas medicinais dizendo: "Se bem não fizer, mal também não fará." Infelizmete não é isso que ocorre, porque o uso inadequado de plantas medicinais pode muitas vezes não realizar o efeito desejado.
O uso de plantas medicinais, quando efetuado com critérios, só tem a contribuir para a saúde de quem o pratica.
Esses critérios se referem à identificação da doença ou do sintoma apresentado, conhecimento e seleção correta da planta a ser utilizada e uma adequada preparação.
As planta medicinais devem ser adquiridas, preferencialmente, por pessoas ou firmas idôneas que possam dar garantia da qualidade e da identificação correta. O ideal seria que as pessoas e instituições que fazem uso das plantas medicinais, mantivessem o cultivo das espécies mais utilizadas.
Na preparação, deve-se observar cuidadosamente a dosagem das partes vegetais e sua forma de uso.
As misturas de plantas no chá devem se restringir a um número pequeno de espécie com indicações e uso semelhantes.
A forma de uso e a freqüência também são importantes durante o tratamento. Não adianta ingerir um litro de chá de uma só vez, quando se deveria tomar a intervalos regulares de tempo durante o dia. Da mesma forma, uma planta recomendada exclusivamente para uso externo não deve ser administrada internamente.
O uso contínuo de uma mesma planta deve ser evitado. Recomenda-se períodos de uso máximo entre 21 e 30 dias, intercalados por um período de descanso entre 4 e 7 dias, permitindo que o organismo desacostume-se e, também, para que o vegetal possa atuar com toda a sua eficácia.
A adição de mel a chás e xaropes só deve ser feita depois que estes fiquem mornos ou frios.
A dosagem dos remédios caseiros feitos com plantas medicinais variam de acordo com a idade e com o tipo de metabolismo de cada pessoa.
O horário em que devem ser tomados os preparados fitoterápicos é muito importante para a obtenção dos efeitos desejados. Assim, têm-se as seguintes regras gerais:
^ desjejum - preparações os laxativos, depurativos, diuréticos e vermífugos;
^ duas horas antes de depois das refeições principais - preparações anti-reumáticas, hepatoprotetoras, neurotônicas e antitérmicas;

  • meia hora antes das refeições principais - preparações tônicas e antiácidas;

  • depois das refeições principais - preparações digestivas e contra gases;

  • antes de se deitar - preparações hepatoprotetoras e laxativos.
As dosagens dos fitoterápicos caseiros variam de acordo com a idade e metabolismo de cada indivíduo.
Para os chás (decocção, infusão e maceração) recomenda-se:
j de 6 meses de idade até 1 ano è 1 colher (café) do preparado 3 vezes ao dia (somente com acompanhamento médico);
j de 1 a 2 anos è ½ xícara (chá) 2 vezes ao dia;
j de 2 a 5 anos è ½ xícara (chá) 3 vezes ao dia;
j de 5 a 10 anos è ½ xícara (chá) 4 vezes ao dia;
j adultos è 1 xícara (chá) 3 a 4 vezes ao dia.
As informações sobre a dosagem de plantas medicinais são muito divergentes, principalmente quando se trata da medição de volumes com utensílios domésticos ou mesmo conversão de pesos em volumes e vice-versa. Recomenda-se que ao preparar decocções, infusões e macerações deve-se utilizar para material seco uma colher (chá) e para o vegetal fresco uma colher (sopa), ambos misturados em um litro de água.
Todo cuidado é pouco. Mas isso não impede de utilizarmos as plantas medicinais, desde que, estas sejam empregadas da maneira correta.
PRINCÍPIOS ATIVOS DAS PLANTAS MEDICINAIS
Os constituintes químicos, encontrados nos vegetais, são sintetizados e degradados por inúmeras reações que constituem o metabolismo das plantas. A síntese de compostos essenciais para a sobrevivência das espécies vegetais, tais como: açúcares, aminoácidos, ácidos graxos, nucleotídeos e seus polímeros derivados, faz parte do metabolismo primário das plantas. Enquanto que os compostos sintetizados por outras vias e que aparentam não ter grande utilidade na sobrevivência das espécies, fazem parte do metabolismo secundário, logo são denominados de compostos secundários.
Os metabólitos secundários são caracterizados por não serem vitais para as plantas, na maioria das vezes, como os alcalóides; por apresentar diferenças qualitativas e quantitativas entre as diferentes espécies, e ainda, por serem produzidos em pequenas quantidades.
A separação dessas duas vias metabólicas é muito discutida e, a classificação dos compostos em primários e secundários depende muito da importância de determinado composto para uma determinada espécie, assim como do estágio de desenvolvimento em que se encontra.
Segundo Mann (1987), há três pontos de origem e produção de compostos secundário (figura 1), diferenciados mediante seus precursores.

  1. ácido shiquímico, como precursor de inúmeros compostos aromáticos;


  2. aminoácidos, fonte de alcalóides e peptídeos;


  3. acetato, que através de duas rotas biossintéticas origina compostos como poliacetilenos, terpenos, esteróides e outros.
A concentração de princípios ativos na planta depende, naturalmente, do controle genético e dos estímulos proporcionados pelo meio, como por exemplo fatores climático, edáficos (relacionados com o solo), exposições a microrganismos, insetos, outros herbívo-ros e poluentes.
Os estímulos proporcionados pelo meio são normalmente caracterizados como situações de "stress", isto é, excesso ou deficiência de algum fator de produção para a planta.
Dentre os fatores climáticos, o fotoperíodo ( número de horas de luz por dia necessário por uma planta para que possam florescer), a temperatura, o "stress" hídrico (deficiência de água no solo) podem determinar em determinadas espécies a época ideal de colheita onde poderá se obter uma maior quantidade do princípo ativo desejado.
Existem vários grupos de princípios ativos como por exemplo os alcalóides, os óleos essenciais, os taninos, as saponinas, os glicosídeos cardiotônicos, os flavonóides, etc.
USO DE PLANTAS MEDICINAIS
Na tabela I estão relacionados algumas plantas medicinais, seus nomes científicos , suas propriedades terapêuticas e o correto modo de uso.

BIBLIOGRAFIA

DI STASI, L.C.Plantas Medicinais: Arte e Ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo. Ed. UNESP. 230 p., 1996.
HOEHNE, F.C. Plantas e Substâncias Tóxicas e Medicinais. São Paulo. Ed. Graphicars. 1939.
MARTINS, E.R.; CASTRO, D.M.; CASTELLANI, D.C.; DIAS, J.E. Plantas Medicinais. Minas Gerais. Ed. Universidade Federal de Viçosa. 220p., 1994.
MORGAN, R.Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais. São Paulo. Hemus ed.. 555 p., 1994.
QUER, P.F. Plantas Medicinales. Barcelona. Ed. Labor. 1962.
SCHVARTSMAN, S. . Planta Venenosas. São Paulo. Ed. Sarvier. 176 p. 1979.
SOUSA, M.P.; MATOS, M.E.O ; MATOS, F.J. de A; MACHADO, M.I.L.; CRAVEIRO, A.A. Constituintes Químicos Ativos de Plantas Brasileiras. Ceará. Edições UFC. 416 p., 1991.

VIERA, L.S. Fitoterapia da Amazônia. São Paulo. Ed. Ceres. 347p., 1992.