FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Economia Circular e Responsabilidade do produto

Programação:

1. Possibilidades, desafios e oportunidades para a América Latina e o Brasil

A utilização de recursos naturias é limitada e finita, e este já é um fato conhecido. No futuro próximo, a matéria-prima não renovável que não foi aproveitada, estará absorvida. Por isso, um mundo com recursos finitos está precisando de um método de produção com uma circulação material, que pode ser continuada ilimitadamente.

Na economia circular, as matérias usadas retornam no processo de produção além do seu ciclo de vida. A reciclagem de bens a resíduos assume um papel importante na economia circular, para que os resíduos possam ser reusados como matéria-prima novamente.
A economia circular é um desafio e uma oportunidade para o Brasil. Hoje em dia, 11,6 bilhões EUR estão faturados na economia circular. As taxas de crescimento de mercado anuais são entre 3 a 7%. A economia circular é um dos futuros mercados mais importantes, atuando como motor de economia. Principalmente o Brasil, um pais com grandes desafios econômicos, tem o potencial de assegurar uma liderança.

A integração de EPR (Extended Producer Responsibility - responsabilidade alargada do produtor) na legislação nacional já está acontecendo no Chile, por exemplo. Por isso, é necessário estabelecer uma base política, para aproveitar as oportunidades da economia circular de uma maneira sustentável.

2. Cumprimento das condições legais para empresas brasileiras fornecedoras da União Europeia

A economia circular começou em 1994 na União Europeia. Todo ano, as leis europeias e as dos países mudam, um fato que os exportadores brasileiros devem levar em consideração. Requisitos de licença para utilização de embalagem de venda e transportes, o garanto de utilização de elétricos usados e a eliminação de pilhas após seu uso são poucos exemplos para os decretos e leis, que devem ser cumpridas.

Palestrante: Sascha Schuh é Managing Director formado em Administração em uma das principais universidades da Alemanha, com foco em Management e Business Administration. Com mais de 20 anos de experiência na área de gestão de resíduos, ele atuou em inúmeras organizações, não só na Alemanha, mas também na Europa e em todo o mundo. Hoje trabalha na ASCON, uma empresa de gestão de recursos e resíduos e também apoia organizações nacionais e internacionais que implicam trazer inovações relevantes para o planejamento e a implementação de projetos para a gestão de matérias-primas secundárias.

Tema: Economia Circular e Responsabilidade do Produtor.
Idioma: Inglês
Data: Quinta-feira, 22 de setembro,
Horário: das 8h00 às 18h00
Local: Câmara Brasil-Alemanha - Rua Verbo Divino, 1488, 3º andar, Chácara Santo Antônio, São Paulo-SP
Clique aqui e faça sua inscrição.

Valor: Gratuito