FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Lançamento do livro Minas de Tantos Geraes

Lançamento do livro Minas de Tantos Geraes
O evento será no MM Gerdau, no dia 03 de agosto

O maior e mais diversificado acervo de informações e imagens já publicado sobre a riqueza e diversidade dos patrimônios histórico, cultural e natural de Minas Gerais, livro “Minas de tantos Geraes – volume 2” (Veredas Editora) será lançado no dia 3 de agosto, às 19h, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.

A obra, patrocinada pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, traz, ao todo, 320 páginas com textos em português e inglês e ensaios fotográficos compostos por 220 imagens inéditas e exclusivas.

O livro “Minas de Tantos Geraes, volume 2” contextualiza o patrimônio histórico (arte e arquitetura) e o patrimônio cultural (arte popular, artesanato, gastronomia, folclore, festas populares e celebrações religiosas tradicionais) dessa terra de variadas paisagens. E para estimular o conhecimento dos jovens em relação as riquezas do Estado, cerca de 500 escolas da rede estadual de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte receberam o exemplar da obra.

Além disso, o livro apresenta uma amostra da biodiversidade do Estado, em reportagens que montam uma visão panorâmica do relevo (serras, planaltos e chapadas) e dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, além de registrar as mais importantes espécies da fauna e flora, inclusive as ameaçadas de extinção.

Assim como as mais belas imagens da natureza bruta ainda intocada, são retratadas e descritas no livro as principais bacias da rede hidrográfica (os grandes rios e lagos, as nascentes e cachoeiras); a formação geológica de Minas Gerais (grutas, lapas e cavernas) e as reservas ambientais, localizadas nas serras do Espinhaço, Canastra, Caparaó e Mantiqueira e ainda o rico patrimônio arqueológico representado pelas pinturas rupestres — como as que existem no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

A obra “Minas de Tantos Geraes – volume 2” é editado e organizado pelo jornalista Cézar Félix (Veredas Editora). Ao todo, sete fotógrafos assinam as imagens e quatro redatores foram os responsáveis pela produção dos textos. A jornalista Sílvia Laporte assina a produção editorial e o consultor Fernando Calaes, a produção executiva.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. O Museu utiliza recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação doInstituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.