FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Workshop debate Direito e capitalismo no Estado Corporativo

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Escola de Direito de São Paulo da FGV (Direito SP) realiza o workshop “Direito e capitalismo no Estado corporativo: comparando Europa e América Latina entre 1930-1945”. Essa é a primeira reunião de uma rede internacional de pesquisa sobre o tema, que está sendo coordenada pelo professor da Direito SP, Thiago Reis, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Também integram a rede de pesquisa Hans-Peter Haferkamp (Colônia), Thorsten Keiser (Gießen), Irene Stolzi (Florença), Maurizio Cau (Trento), Eduardo Zimmermann (Buenos Aires), William Novak (Michigan), Airton Seelaender (Brasília) e Gustavo Siqueira (Rio de Janeiro).
O objetivo geral do projeto de pesquisa é investigar as relações entre Direito, capitalismo e instituições políticas na Europa e nas Américas em perspectiva comparada, dando especial ênfase às transformações do poder estatal no início do século XX. Abrangendo duas guerras mundiais, os impactos globais de uma depressão econômica e a proliferação de regimes autoritários em ambos os lados do atlântico, este período foi o cenário de mudanças radicais em praticamente todas as áreas do Direito. Ao enfatizar a importância da perspectiva jurídica tanto em relação à construção do autoritarismo quanto em relação à organização da economia, a rede de pesquisa pretende esclarecer a contribuição específica do Direito e de seus juristas para diferentes trajetórias de desenvolvimento econômico, político e social ao longo do século XX.
Tomando como quadro de referência a circulação internacional e a adaptação local de modelos institucionais de inspiração corporativista, o workshop dedica-se ao estudo das transformações do poder estatal nas décadas de 1930 e 1940 na Europa e na América Latina. Trata-se de um período em que o corporativismo funcionou como uma fonte permanente de inspiração para novas formas de representação política e dirigismo econômico implementadas por regimes autoritários. Da perspectiva do pensamento jurídico, a crítica corporativista à habilidade das instituições liberais clássicas de resolver as questões colocadas pelo surgimento de uma sociedade de massas correu em paralelo à difusão de tendências anti-formalistas, “realistas” e funcionalistas em relação ao Direito. Por meio de uma comparação entre Argentina, Brasil, Alemanha e Itália, o workshop pretende entender a relação entre pensamento jurídico, transformações das instituições e desenvolvimento econômico durante esse período central da história do século XX. 
O evento acontece no Auditório FGV 9 de julho (Rua Itapeva, 432, térreo - Bela Vista, São Paulo/SP). Para mais informações, acesse o site.