Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

Artigos: Complexo de Édipo


Alguns conceitos em psicologia são particulares de algumas abordagens psicológicas e o complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, entendido, inclusive, como sendo universal e, portanto, característico de todos os seres humanos. O complexo de Édipo caracteriza-se por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade. Metaforicamente, este conceito é visto como amor à mãe e ódio ao pai, mas esta idéia permanece, apenas, porque o mundo infantil resume-se a estas figuras parentais ou aos representantes delas. 

A idéia central do conceito de complexo de Édipo inicia-se na ilusão de que o bebê tem de possuir proteção e amor total, o que é reforçado pelos cuidados intensivos que o recém nascido recebe por sua condição frágil. Esta proteção é relacionada, de maneira mais significativa, à figura materna. Mais ou menos aos três anos, a criança começa a entrar em contato com algumas situações em que sofre interdições. Estas interdições são facilmente exemplificadas pelas proibições que começam a acontecer nesta idade. 

A criança não pode mais fazer certas coisas porque já está “grandinha”, não pode mais passar a noite inteira na cama dos pais, andar pelado pela casa ou na praia, é incentivada a sentar de forma correta e controlar o esfíncter, além de outras cobranças. Neste momento, a criança começa a perceber que não é o centro do mundo e precisa renunciar ao mundo organizado em que se encontra e também à sua ilusão de proteção e amor total. O complexo de Édipo é muito importante porque caracteriza a diferenciação do sujeito em relação aos pais. A criança começa a perceber que os pais pertencem a uma realidade cultural e que não podem se dedicar somente a ela porque possuem outros compromissos, como é o caso do trabalho, de amigos e de todas as outras atividades.

A figura do pai representa a inserção da criança na cultura, é a ordem cultural. A criança também começa a perceber que o pai pertence à mãe e por isso dirige sentimentos hostis a ele. Estes sentimentos são contraditórios porque a criança também ama esta figura que hostiliza. A diferenciação do sujeito é permeada pela identificação da criança com um dos pais. Na identificação positiva, o menino identifica-se com o pai e a menina com a mãe. 

O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem “ódio” pelo ciúme da mãe. A menina é hostil à mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com ela para competir e tem medo de perder o amor da mãe, que foi sempre tão acolhedora. Na identificação negativa, o medo de perder aquele a quem hostilizamos faz com que a identificação aconteça com a figura de sexo oposto e isto pode gerar comportamentos homossexuais. Nesta fase, a repressão ao ódio e à vontade de permanecer em “berço esplêndido” é muito forte e o sujeito desenvolve mecanismos mais racionais para sua inserção cultural. Com o aparecimento do complexo de Édipo, a criança sai do reinado dos impulsos, dos instintos e passa para um plano mais racional. A pessoa que não consegue fazer a passagem da ilusão de superproteção para a cultura, psicotiza.

Artigos: Princípios do Ensino e Finalidades da Educação

Princípios de ensino

De acordo com o artigo 3° da lei n° 9394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
  1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  2. Liberdade de aprender, ensinar , pesquisar , etc;
  3. Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
  4. Respeito a liberdade e apreço à tolerância;
  5. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
  6. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
  7. Valorização da experiência extra – escolar;
  8. Gestão democrática do ensino público;
  9. Garantia de padrão de qualidade;
  10. Valorização da experiência extra – escolar;
  11. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.


Finalidades da Educação

Pleno desenvolvimento do educando:  Para que o aluno se desenvolva plenamente é necessário que a escola lhe ofereça condições. Somente a partir do momento em que a pessoa pode se desenvolver plenamente é que tem condições de se sentir realizada.
Preparo para o exercício da cidadania: O que caracteriza o cidadão é a sua participação na vida social, nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do país. É preciso que todo cidadão tenha seus direitos respeitados e seja cumpridor de seus deveres.
Qualificação para o trabalho: A qualificação para o trabalho, como uma das finalidades da educação diz respeito ao ensino superior, porém pensemos principalmente no ensino fundamental. Será que os alunos saem da escola preparados para o trabalho? Ninguém aprende a trabalhar utilizando apenas cadernos, livros e outros materiais didáticos semelhantes, é necessário que as escolas ofereçam condições deaprendizagem adequadas às atividades das regiões em que se localizam.


Objetivos do Ensino Fundamental

São quatro as finalidades específicas da educação básica:
I- Desenvolver o educando: A escola tem uma responsabilidade importante nesse sentido e é todo o ambiente escolar que deve estar organizado de modo a favorecer o desenvolvimento dos educandos.
II- Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania: Nessa formação, estão incluídos aspectos relativos ao conhecimento das matérias escolares, mas também aspectos práticos para que o educando possa também participar ativamente de sua transformação.
III- Fornecer os meios para progredir no trabalho: O mais importante não é o treinamento do aluno para o exercício de uma profissão, mas criar condições que favoreçam o desenvolvimento da compreensão e do espírito crítico em relação ao mundo do trabalho.
IV- Fornecer os meios para progredir em estudos posteriores: É preciso que haja uma efetiva articulação entre os níveis de ensino, para que o aluno possa progredir do ensino fundamental para o médio.
No artigo 32, a lei trata especificamente do objetivo fundamental, que é a formação básica do cidadão, a ser promovida mediante:
  1. O desenvolvimento da capacidade de aprender;
  2. A compreensão do ambiente natural e social;
  3. O desenvolvimento da aprendizagem;
  4. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;
A ênfase é colocada nos processos e não nos produtos ou nos conteúdos também mudam e o que faz a diferença é o domínio de processos. 

Exposições "Trato" e "Corpo Tangente"

 

As duas primeiras exposições selecionadas no edital “Artes Visuais FCS 2013/2014”, “Trato”, de Sara Lambranho, e “Corpo Tangente”, de Bruno Rios, estreiaram no dia 29 de junho nas galerias Arlinda Correa Lima e Genesco Murta, no Palácio das Artes. As mostras ficarão disponíveis para visitação gratuita de terça a sábado das 9h30 às 21h, e nos domingos das 16h às 21h, até 21 de julho.
A artista formada pela Escola Guignard (UEMG), Sara Lambranho, vai apresentar uma instalação representa um jardim de plantas com espinhos.
 Sobre a carreira de Sara, a jovem já apresentou trabalhos em mostras como Carrossel no Sesc Palladium, JA.CA no Centro de Arte e Tecnologia de Nova Lima, Through the Surfade of the Pages na Universidade de Harvard em Boston (EUA), e no evento Noite Branca, em 2012, no Parque Municipal. Agora, em Trato, serão apresentadas obras inéditas da artista plástica.
Já, “Corpo Tangente”, do artista gráfico Bruno Rios. Para Bruno, o cotidiano é a principal inspiração para a realização de seus trabalhos. A exposição é a união de suas obras durante o período de 2010 a 2013.
Ao todo, “Corpo Tangente” traz duas instalações, dois vídeos e diversos desenhos e fotografias que recriam o cotidiano a partir de uma leitura poética, proposta sempre presente durante a carreira de Bruno Rios. Sobre a trajetória de Rios, podemos citar diversas participações em mostras como Deriva I e II, na UFMG, I Bienal Universitária de BH, Bang-VI Festival Internacional de Video Arte de Barcelona e foi vencedor da mostra EBA-UFMG, na qual foi premiado como melhor artista individual.


29 de junho a 21 de julho de 2013
terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h
Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Genesco Murta – Palácio das Artes
Av. Afonso pena, 1537 - Centro
Entrada gratuita
Classificação: livre
Informações: 3236-7400

Exposição "Mitos: Metamorfose na Biblioteca"

Marcela Rodrigues

O Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital recebe a exposição itinerante "Mitos: Metamorfose na Biblioteca", na Galeria do Núcleo Caminhos do Futuro. A mostra é composta pela representação dos principais mitos clássicos e populares e ficara em cartaz de 28 de maio até o dia 30 de junho. A visitação gratuita acontece  de segunda a sexta-feira, de 9h às 21h, e sábado, de 9h às 13h.
Constituída por painéis explicativos das histórias dos mitos, a exposição conta ainda com ilustrações originais criadas pelo artista plástico Roberto Marques que desenvolveu personagens dos mitos, como Hérculos, Curupira, Saci Pererê, Boi Tatá, entre outros.
Como peça gráfica, será disponibilizado ao público um almanaque com o conteúdo da exposição, material que auxiliará os visitantes a conhecer a fundo os mistérios dos mitos clássicos e populares.



28 de maio de 30 de junho de 2013
segunda a sexta-feira, de 9h às 21h, e sábado, de 9h às 13h.
Local: Galeria Núcleo Caminhos do Futuro
Rua Santo Agostinho, número 1441 – Bairro Horto
telefone: 3484-1015.
Entrada franca 

Lançamento do Livro de Poesias "A Completude do Verso"


João Batista Gimenez Gomes, economista e amante das palavras lançará seu primeiro livro de poesias intitulado “A completude do Verso” no dia 2 de julho (terça-feira), a partir das 18h30, na Leitura Pátio Savassi, com entrada franca.

O livro traz versos da experiência de vida do autor, dualidades e complexidades da vida e também uma declaração a Belo Horizonte e Minas Gerais, terra que o autor adotou como sua, já que é paranaense, mas se diz mineiro de sentimento. As poesias da obra expressam versos, como crenças, dores e esperanças do poeta.


2 de julho de 2013
Terça-feira  a partir das 18h30
Local: Espaço Cultural Terraço Leitura  (Leitura Pátio Megastore)
Av. do Contorno, 6061 - 3º andar – Savassi
Entrada Franca

sábado, 29 de junho de 2013

Projeto Cinema em Transe no Cine SESC Palladium

Vidas Secas

O Cine Sesc Palladium dá continuidade à programação do projeto “Cinema em Transe” e apresenta, de 2 a 30 de julho, filmes que retratam, em diferentes épocas, a história de retirantes nordestinos que migraram para outras regiões do Brasil em busca de melhores condições de vida. As sessões acontecem às terças-feiras, sempre às 20h.
02/07: Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti (Brasil - 1953)
A história de retirantes da seca que foram para o litoral, primeira etapa da migração em direção ao sul, encontrando uma sina de loucura, miséria, traições e desesperança da qual o menino-protagonista deseja escapar. Uma das famílias compõe-se do pai envelhecido, inválido e um pouco desequilibrado, da mãe lavadeira e do filho, ainda jovem, mas já encarregado da subsistência dos seus. A procura de uma saída favorece a desintegração dessa família.

09/07: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil - 1963)
Pressionados pela seca, uma família de retirantes composta por Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, atravessa o sertão em busca de meios para sobreviver. O filme é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.
16/07: Baiano fantasma, de Denoy de Oliveira (Brasil - 1984)
O paraibano Lambusca chega a São Paulo à procura do conterrâneo Antenor. Envolvido com uma quadrilha que “vende proteção”, acaba vendo um cliente do “seguro” morrer de colapso. Ainda desconhecido de todos, Lambusca consegue fugir, mas a polícia, uma vizinha sonhadora e uma cantora de boate envolvida com a quadrilha e com a polícia estão em seu encalço.
23/07: A hora da estrela, de Suzana Amaral (Brasil - 1985)
Macabéa é uma jovem órfã, só no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, sai do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste, então, as máscaras, mas não lhe caem bem.
30/07: Viramundo, de Geraldo Sarno (Brasil 1964) e Leviatã, de Camilo Cavalcante (Brasil 1999)
Viramundo
Um documento sobre os nordestinos que, atraídos pela riqueza do Sul, chegam a São Paulo para procurar emprego melhor do que o da roça. Mostra o fim da ilusão, a vontade de voltar e o remédio da grande cidade ao desemprego e à miséria: a caridade e a fuga pelo misticismo.                                                                                        
Leviatã
Um retirante nordestino em São Paulo. Alguém que só queria ver o céu. Um homem que foi engolido pela cidade. Um poeta esmagado pela rotina medíocre.



2 a 30 de julho de 2013
terças-feiras, sempre às 20h
Local: Cine Sesc Palladium
Avenida Augusto de Lima, 420, Centro
Entrada: gratuita, com a retirada de senhas 1h antes. Sujeito à lotação
Informações: (31) 3279-1500

Bauernfest 2013




Este ano a Bauernfest traz novidades que vão encantar Petrópolis e os visitantes de todo o país. A maior festa da cidade e a segunda maior do Brasil nesta categoria está ainda mais bonita e alegre. Serão dez dias de muita cultura, com artistas locais e de todos os estados, bandas típicas, grupos de danças folclóricas, teatro, atrações infantis, apresentações de corais, de orquestras sinfônicas e bailão todos os dias, além dos concursos Chopp a Metro e Chapéu Mais Enfeitado e do desfile tradicional pela cidade, que neste ano ganha carros temáticos. 

A corte da Bauernfest agora está completa, com a eleição, pela primeira vez, de um rei, para comandar a alegria ao lado da rainha e suas princesas. Eles estarão presentes nas principais atrações, em todos os dias de seus reinados, que contará com espaços de artesanato e de gastronomia, onde podem ser degustadas a boa cozinha alemã e cervejas de diferentes tipos. 

Haverá também atrações como o Festival de Cinema Alemão e a exposição Bauernfest, no Centro de Cultura Raul de Leoni; o Torneio Bauerntennis, no Petropolitano F.C., os workshops de gastronomia, harmonização de cervejas especiais e turismo, oferecidos pelo SENAC em sua unidade de Petrópolis, e uma aventura no mundo da cerveja, com a visitação à Cervejaria Bohemia, a primeira fábrica do produto no Brasil. 

AS ATRAÇÕES

A Saga dos Colonos Germânicos – caminhada
Caminhada leve, com duração de três horas, por parte do trajeto percorrido pelos imigrantes germânicos para chegar a Petrópolis. Classificação: 10 anos (menores acompanhados de responsáveis). Inscrições: gratuitas. Encontro: Praça dos Ferroviários – Alto da Serra
Mais informações pelo site: www.condutoresdaserradosorgaos.com.br ou pelo telefone (24) 9252-0321(Amauri) 
As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes.
Caracterizadas como bonecas, elas encantam o público com um trabalho lúdico e estilo único de se aproximar das crianças. A dupla nasceu em 1999, do Projeto Amigos da Escola, e seu sucesso levou As Bisbilhotecárias a atuar em projetos sociais do município e nos grandes eventos da cidade.

Banda Original
Há mais de 25 anos que a Banda Original, do Paraná, participa de inúmeras festas no país e até fora dele, com apresentações feitas na Bolívia e no Paraguai. Na Oktoberfest, em Blumenau, já completou 17 participações. Traz no currículo, ainda, eventos como A 24ª Sommerfest, em Domingos Martins (ES), festas da Cevada e vários Kerbfest em diferentes cidades.  Tem 16 integrantes e lançou um DVD comemorativo pelos seus 25 anos, em 2012,com participação de uma das maiores bandas alemãs da atualidade no mundo, a Schürzenjäger, da Áustria.

Banda Euterpe Friburguense
Mais antiga banda em atividade ininterrupta no Brasil, a Euterpe, de nova Friburgo, conta com 55 músicos, sob a presidência de Francisco de Assis e regência do maestro Nelson José da Silva Neto.

Banda Musical Germânica – Blumenau (SC)
Com 34 anos de história e vários discos gravados, a banda composta por 10 músicos destaca-se como uma das mais tradicionais no estilo alemão; apresenta-se em eventos variados, sobretudo na Oktoberfest de Blumenau, na de Rolândia e na München Fest, em Ponta Grossa, no Paraná.    

Bauernband
Fundada em 2003 por músicos petropolitanos, desde então participa da Bauernfest. Seu diferencial é a grande animação através do ritmo agitado e brincadeiras com o público. Seu repertório é vasto, composto de valsas, polcas tradicionais alemãs.


Bauerntheater
Espetáculo teatral itinerante que conta a história da chegada dos primeiros colonizadores alemães à cidade de Petrópolis. Percorrendo todo o espaço da festa, incluindo os desfiles, o grupo reproduz momentos e imagens importantes na história da colônia.Texto, roteiro e direção de Sylvio Costa Filho; figurinos e maquiagem de Pita Cavalcanti; músicas de Aldo Medeiros, Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti.

Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto
Formado pelos músicos André Mendes (pianista e compositor), Coquinho Batera (baterista), Eduardo Pinheiro(saxofonista) e Felipe Depoli (baixista, compositor e arranjador), executará obras clássicas de compositores alemães como Bach, Wagner, Brahms, Mozart e Kurt Weill, dentre outros. Interpretações com abordagem jazzística e popular, através de arranjos com abertura para improvisações e exploração de ritmos como salsa, baião, bossa nova, swing e valsa. 

Concurso de poesias
Realizado há mais de 25 anos, foi idealizado pelo escritor e poeta Arnaldo Rippel, descendente de colonos alemães. Recebe inscrições de vários estados do Brasil e até de outros países, para quatro categorias: Infantil, Juvenil, Adultos e Adultos de outras cidades. É feito em parceria pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e da Secretaria de Educação, com a Academia Petropolitana de Poesia e Clube de Poesia. O tema deste ano é “Desbravador”. 

Concurso do Chopp a Metro
Tem inscrição livre para maiores de 18 anos não alcoolizados e oferece a bebida em tulipas de um metro de comprimento à roda de participantes, premiando o bebedor mais rápido. A inscrição é feita no local, a partir das 18h (até 15 minutos antes do início).

Coral Dó Ré Mi 
Sob a regência do maestro Leonardo Randolfo, é formado por alunos da Escola S. Judas Tadeu. Criado em 2002, foi reeditado em 2012 como modelo do Programa Canta Petrópolis, que visa a implantar um coral em cada escola do município, beneficiando milhares de crianças e jovens.
Coral e Orquestra da UCP – regência: maestro Antonio Gastão
O coral, criado em 1976, atuou diversas vezes ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira na série Projeto Aquarius. A orquestra é formada por alunos bolsistas da Universidade Católica de Petrópolis e voluntários amantes da música, com repertório extenso e variado. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

Coral Municipal de Petrópolis – regência: maestro Paulo Afonso Filho
Fundado em 1976 pelo maestro Ernani Aguiar, tornou-se um dos ícones culturais de Petrópolis. Apresenta-se em todo o Brasil e no exterior, executando importantes obras. É composto por 32 cantores e participa regularmente da programação oficial da cidade.

Cozinha Cantada com Marília Morelli
Show com banda e dançarinos, com apresentação e degustação de receitas da culinária alemã.

O Pastor dos Alpes & Duo
Show com Pedro Dahmer, o alemão da Volksmusik. Usando roupa típica de montanhês para representar um pastor dos Alpes, ele apresenta canções de regiões remotas da Alemanha, além de músicas românticas, procurando utilizar o dialeto originado da região de Hunsrück, falado no sul do Brasil. 

Os Pequenos Mozart 
Grupo de violinistas composto por crianças de 3 a 14 anos de idade vestidas com roupa de época do século XVIII, sob direção artística de Suray Soren. 

Show musical com bonecos
Interação com músicas típicas alemãs – com a Companhia Bonecos Divertidos. 
Espetáculo de teatro com bonecos de vários tamanhos, manipulados pelos atores Eline Oliveira e o diretor da companhia, Jorge Abreu.
Tradicional Desfile Folclórico
Cortejo de veículos ornamentados com flores, incluindo carros temáticos e automóveis antigos, com muita música, dança e alegria. Nele, descendentes dos colonos alemães, em trajes típicos, convidam todos para irem à festa e comemorar, com eles, a feliz decisão de seus antepassados de permanecer em um país onde seus filhos e netos fazem parte da sociedade em condição de total integração. Com coreografia de Rosa Müller e cenografia (carros temáticos) de Mário Borriello.
Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Alfredo Pachá.

XXIII Torneio Bauerntennis 
Considerado o mais charmoso torneio do calendário tenístico da cidade e também o mais antigo, o Bauerntennis é uma homenagem do Petropolitano F.C. e seus tenistas aos primeiros colonizadores alemães. Foi criado há 23 anos por um de seus descendentes, o médico e tenista Arnaldo Rippel.
Endereço: Rua Roberto Silveira, 82, Centro. Tel: (24) 2242-4949.


Na programação você encontrará os detalhes das seguintes atrações:

Apresentação dos Grupos de Dança Folclóricas Alemãs
Festival de Cinema Alemão
Exposição Bauernfest
Workshops de Gastronomia, Harmonização de cervejas especiais e Turismo, do SENAC
Conheça o Mundo da Cerveja – Um tour pela Cervejaria Bohemia



PROGRAMAÇÃO 2013

28/06 – Sexta-feira

Palácio de Cristal 

19h – Abertura oficial
Solenidade com o prefeito Rubens Bomtempo, a secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, o vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Juvenil dos Santos, e a presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz Lyrio, além do Rei da Bauernfest, Pedro Müller de Vasconcellos, da Rainha Luciana Munstein Magrani e das Princesas Taissa Kreischer Barros e Elaine de Souza Alto.
Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada 
Coral Municipal de Petrópolis sob a regência do maestro Paulo Afonso Filho

21h – Bailão: Banda Original
Casal germânico em pernas de pau – A Dupla do Rio irá recepcionar os visitantes. 

Palco Koblenz 

Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

20h – Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis
20h45m – Blumenberg Volkstanz
21h30m – Rheinland-Pfalz Danças Folclóricas 
22h15m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 
23h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
23h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz (RS)


29/06 – Sábado

Obelisco

9h – Solenidade – Homenagem às famílias de colonos alemães, representadas por Irma Maria Schimidt e Egydio Troyack. Orador do Clube 29 de Junho: Valério Ricardo Gomes.
Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada 

Petropolitano F.C.

9h – XXIII Torneio Bauerntennis 

Praça Princesa Isabel 

10h – Solenidade – Homenagem ao Major Júlio Frederico Koeler. Orador do Clube 29 de Junho: Marcos André da Silva Havdrick.

Jardins do Palácio de Cristal 

Das 13h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes

Palácio de Cristal

10h – Brassagem de cerveja – 20 litros – Degustação de cerveja artesanal 
11h30m – Culto Ecumênico – Com o Pastor da Igreja Evangélica Luterana, Elton Pothin, e o Bispo Dom Gregório Paixão.
Coral Dó Ré Mi – Maestro Leonardo Randolfo
14h – Banda Euterpe Friburguense
15h – Bauerntheater
16h30m – Os Pequenos Mozart 
18h – Cozinha cantada Com Marília Morelli 
19h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC). 
20h – Concursos do Chopp a Metro e do Chapéu Mais Enfeitado 

Palco Koblenz 

Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

13h15m – Blumenberg Volkstanz  (Infantil)
14h – Kaiserstadt Kulturkreis (Juvenil) 
14h45m – Mosel Volkstänze de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
15h30m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
16h15m – Trier Volkstanzgruppe (Infantil)
17h – Petrópolis Danças Folclóricas (Aspirante)
17h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Master)
18h30m – Koblenz Volkstanzgruppe 
19h15m – Kaiserstadt Kulturkreis
20h – Mosel Volkstanze de Petrópolis
20h45m – Grupo Tanzfreund (SP)
21h30m – Grupo Centro Cultural Alemão Gustav Bach (SC)
22h15m – Petrópolis Danças Folclóricas
23h – Blumenberg Volkstanz 
23h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz (RS)

30/06 – Domingo
Alto da Serra 
8h – A saga dos Colonos Germânicos – caminhada 
Petropolitano F.C. 
9h – XXIII Torneio Bauerntennis 

Centro Histórico
10h30m – Tradicional Desfile Folclórico 
Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Alfredo Pachá.

Jardins do Palácio de Cristal 
13h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes.

Palácio de Cristal

13h30m – Banda Euterpe Friburguense
14h30m –Bibilhotecárias – Hora do conto: Irmãos Grimm
16h – Coral Dó Ré Mi – Regência: maestro Leonardo Randolfo 
17h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
19h – Concursos do Chopp a Metro e do Chapéu Mais Enfeitado
20h30m – Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto

Palco Koblenz
Apresentação de grupos de danças folclóricas alemãs
14h – Mosel Volkstanze de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
14h45m – Petrópolis Danças Folclóricas (Aspirantes)
15h30m – Grupo Centro Cultural Alemão Gustav Bach (SC)
16h15m – Koblenz Volkstanzgruppe 
17h – Mosel Volkstanze de Petrópolis 
17h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Infantil)
18h30m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Adulto e Juvenil)
19h15m – Trier Volkstanzgruppe (Infantil e Adulto)
20h – Blumenberg Volkstanz 
20h45m – Kaiserstadt Kulturkreis
21h30 – Rheinland Pfalz Danças Folclóricas
22h15 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 

01/07 – Segunda-feira
Palácio de Cristal 
Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
19h – Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto 
20h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h – Concurso de Chopp a Metro

Palco Koblenz
19h30m – Koblenz Volkstanzgruppe
20h30m – Petrópolis Danças Folclóricas 
21h30m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

02/07 – Terça-feira 
Palácio de Cristal 

Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
17h – Bauernband 
20h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h – Concurso de Chopp a Metro

Palco Koblenz 
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

19h30m – Mosel Volkstänze de Petrópolis (Infantil e Adulto)
20h30m – Blumenberg Volkstanz (Juvenil)
21h30m – Rheinland-Pfalz Danças Folclóricas 

 03/07 – Quarta-feira 
Palácio de Cristal 

Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
19h – Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto
20h – Bauernband
21h – Concurso de Chopp a Metro

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

19h30m – Trier Volkstanzgruppe 
20h30m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt  (Master)
21h30m – Kaiserstadt Kulturkreis

04/07 – Quinta-feira
Palácio de Cristal 
Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
18h – O Pastor dos Alpes & Duo
19h30m – Concurso de poesias 
20h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h – Concursos do Chopp a Metro 

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs
18h30m – Blumenberg Volkstanz ( Juvenil)
19h15m – Mosel Volkstänze de Petrópolis / Blumenberg VolkstanzBlum ( Infantil)
20h – Kaiserstadt Kulturkreis (Infanto-Juvenil)
20h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
21h30m – G. F. G. Bergstadt;  Bauerngruppe; Mosel Volkstanze de Petrópolis; Blumenberg Volkstanz 
22h15m – Blumenberg Volkstanz 
05/07 – Sexta-feira
Jardins do Palácio de Cristal
15h às 17h – As Bisbilhotecárias - recepção aos visitantes

Palácio de Cristal
Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
17h – Bauernband
19h – O Pastor dos Alpes & Duo 
20h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h30m – Concursos do Chopp a Metro e do Chapéu Mais Enfeitado

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

17h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond de Vila Isabel– RJ (Master)
18h30m – Blumenberg Volkstanz (Juvenil)
19h15m – Kaiserstadt Kulturkreis (Juvenil)
20h – Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis 
20h45m – Petrópolis Danças Folclóricas 
21h30m – Trier Volkstanzgruppe
22h15m – Koblenz Volkstanzgruppe
23h – Kaiserstadt Kulturkreis (Adulto)

06/07 – Sábado
Petropolitano F.C.
9h – XXIII Torneio Bauerntennis

Jardins do Palácio de Cristal
11h – Bauerntheater
11h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes

Palácio de Cristal
10h – Brassagem de cerveja – 20litros – Degustação de cerveja artesanal 
15h – Cozinha Cantada com Marília Morelli 
16h30m – O Pastor dos Alpes & Duo 
18h – Coral Municipal de Petrópolis – regência: maestro Paulo Afonso Filho
19h30m – Bauernband
21h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
22h – Concursos do Chopp a metro e do Chapéu Mais Enfeitado

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

13h15m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond de Vila Isabel – RJ (Master)
14h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis (Infantil)
14h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt  (Infantil)
15h30m – Blumenberg Volkstanz Blumenberg (Juvenil)
16h15m – Kaiserstadt Kulturkreis (Juvenil)
17h – Kaiserstadt Kulturkreis 
17h45m – Koblenz Wolkstanzgruppe
18h30m – Petrópolis Danças Folclóricas (Aspirante)
19h15m – Trier Volkstanzgruppe (Infantil e Adulto)
20h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
20h45m – Rheinland-Pfalz Petrópolis
21h30m – Mosel Volkstänze de Petrópolis
22h15m – Petrópolis Danças Folclóricas
23h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 
23h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immerfroh (SC)

07/07 – Domingo
Petropolitano F.C.

9h – XXIII Torneio Bauerntennis 

Centro Histórico

10h30m – Tradicional Desfile Folclórico 
Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Alfredo Pachá.

Jardins do Palácio de Cristal

13h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes

Palácio de Cristal
13h – Bauernband
14h – O Pastor dos Alpes & Duo
15h – Contação de Histórias: Irmãos Grimm – com As Bisbilhotecárias 
16h30m – Bauerntheater 
17h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC). 
19h30m – Concursos de Chopp a metro e do Chapéu mais enfeitado
20h30m –Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto
Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

13h15m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond de Vila Isabel – RJ (Master) 
14h – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immerfroh (SC)
14h45m – Mosel Volkstänze de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
15h30m – Schmetterling, de Juiz de Fora (MG)
16h15m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
17h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 
17h45m – Blumenberg Volkstanz (Infantil)
18h30m – Mosel Volkstänze de Petrópolis
19h15m – Blumenberg Volkstanz (Juvenil) 
20h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Master)
20h45m – Blumenberg Volkstanz
21h30m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Infantil e Juvenil)
22h15m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Infantil, Juvenil, Adulto e Master)


FESTIVAL DE CINEMA ALEMÃO
Com a exibição de um filme por dia, totalizando 10 exibições, o Festival de Cinema se antecipa à abertura oficial da Bauernfest, para você já entrar no clima da festa. Confira a programação:
25/06 – terça-feira, às 19h

Lugar nenhum na África 
Em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá, o advogado Walter Redlich (Merab Ninidze) passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel (Juliane Köhler), filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina (Lea Kurka), a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor (Sidede Onyulo) um amigo. Quando a guerra está acabando, Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele. 
Drama 
Elenco: Juliane Köhler e Matthias Habich 
Direção: Caroline Link 
Classificação 12 anos / ingresso gratuito 

26/06 – quarta-feira, às 19h

Quatro minutos 
Jenny é uma mulher jovem cuja vida acabou. Presa por assassinato, cumpre pena em uma penitenciária feminina e não demonstra qualquer remorso. Mas por trás de sua fachada impenetrável, esconde-se um surpreendente talento musical. Quando uma professora de piano de oitenta anos descobre os segredos da garota - sua brutalidade e seus sonhos -, decide transformar Jenny no prodígio musical que ela própria foi no passado. 
Drama 
Elenco: Monica Bleibtreu, Hannah Herzsprung, Sven Pippig e Richy Müller 
Direção: Chris Kraus 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 

27/06 – quinta-feira, às 19h

Um amor além do muro 
Verão de 1961, a quatro meses da construção do Muro de Berlim. Siggi (Max Riemelt), um jovem de 20 anos, chega a Dresden para tentar a vida como cenógrafo. Lá, conhece Luise (Jessica Schwartz), uma jovem poeta cujo trabalho é proibido na Alemanha Oriental, e seu marido Wolle (Ronald Zehrfeld). Juntos, eles conhecem a boate A Cacatua Vermelha, onde são apresentados à música proibida do ocidente: o rock'n'roll. 
Comédia 
Elenco: Max Riemelt, Jessica Schwarz e Ronald Zehrfeld 
Direção: Dominik Graf 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 

28/06 – sexta-feira, às 19h

A princesa e o guerreiro 
Sissi (Franka Potente) é uma jovem enfermeira que leva uma vida pacata e devotada aos seus pacientes. Após ser atropelada por um caminhão, ela é salva por Bodo (Benno Fürmann), um ex-soldado, que foi o responsável pelo acidente. Ele faz nela uma traqueostomia e a leva para o hospital, desaparecendo em seguida. A enfermeira fica loucamente apaixonada, achando que encontrou seu príncipe encantado, e passa as semanas seguintes a procurá-lo. Quando finalmente encontra o rapaz, é rejeitada, mas, como não desiste, descobre o passado sombrio de Bodo e seu mirabolante projeto: assaltar um banco em parceria com seu irmão Walter (Joachim Król). 
Romance 
Elenco: Franka Potente e Benno Fürmann 
Direção: Tom Tykwer 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 


29/06/2013 – sábado, às 17h

O milagre de Berna 
Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecida como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu primeiro título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg. 
Drama 
Elenco: Paul Greco e Gotthard Lange 
Direção: Sönke Wortmann 
Classificação 14 anos / ingresso gratuito 

02/07/2013 – terça-feira, às 19h

Simplesmente Martha 
Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece Mario (Sergio Castellito), um extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. No momento em que Martha e Mario começam um romance, o pai de Lina, que há muito tempo estava desaparecido, surge, querendo levá-la para a Itália. 
Comédia Dramática 
Elenco: Martina Gedeck, Sérgio Castellito e Ulrich Thomsen 
Direção: Sandra Nettelbeck 
Classificação livre / ingresso gratuito 

03/07 – quarta-feira, às 19h 

Filhos da guerra 
Salomon Perel (Marco Hofschneider), um jovem judeu, foge com a família para a Polônia às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A casa da família é invadida, mas ele consegue fugir levando o irmão, Isaak (René Hofschneider). Os dois se separam e Sallomon acaba se passando por membro da Juventude Hitlerista para manter-se vivo. Baseado numa história real. 
Guerra 
Elenco: Marco Hofschneider, Rene Hofschneider e Julie Delpy 
Direção: Agnieszka Holland 
Classificação 12 anos / ingresso gratuito 

04/07 – quinta-feira, às 19h

Uma mente assassina 
O assassino profissional Viktor cometeu o maior erro possível no seu ramo de atividade: sentiu-se atraído por uma mulher. O anjo da morte, que sempre executou os seus serviços com frieza e precisão, salva a vida da misteriosa Nina.
Ação 
Elenco: Joachim Król, Nadja Uhl e Christian Berkel 
Direção: Mennan Yapo 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 

05/07 – sexta-feira, às 19h

Aprendendo a mentir
Helmut (Fabian Busch) é um garoto tímido e um pouco inocente, quando o assunto é garotas. Quando começa a receber a atenção de Britta (Susanne Bormann), a garota mais popular do seu colégio, ele fica completamente apaixonado por ela e passa a segui-la por todo lugar, incluindo os movimentos alternativos de protesto de que Britta gosta de participar. Entretanto, Helmut fica com o coração partido quando descobre que Britta está prestes a se mudar para os Estados Unidos, onde irá morar com seu pai. Ele ainda tenta manter contato com ela por telefone, mas não tem sucesso.
Comédia 
Elenco: Sophie Rois e Fabian Busch 
Direção: Hendrik Handloegten 
Classificação 14 anos / ingresso gratuito 

06/07 – sábado, às 17h

Paixão por acidente 
Vanessa é uma jovem de 30 anos que está eufórica com os preparativos de seu casamento. Quando seu noivo Tim viaja para a Grécia a trabalho, ele parece estar cada vez mais desanimado com o fato de se tornar um homem casado e encontra um belo motivo para se sentir dessa forma. Então Vanessa faz suas malas e vai ao encontro de seu grande amor. 

Romance 
Elenco: Alissa Jung e Wanja Mues 
Direção: Felix Dünnemann 
Classificação 12 anos / ingresso gratuito 


EXPOSIÇÃO BAUERNFEST

De 28 a 07 de julho

O mundo dos contos – dos contos de Grimm até contos modernos
 Em 1812 surgiu a coleção de contos dos irmãos Grimm, hoje mundialmente conhecidos. Em 2012 foi comemorado o bicentenário desses contos, com a exposição internacional "O mundo dos contos". 
Exposição voltada para a faixa etária de 8 a 15 anos, retratando heroínas, heróis, animais, magia. Composta por nove banners com texto em alemão.

A reunificação alemã e a queda do muro de Berlim
Documentação fotográfica da história da Alemanha (1989/1992), através de 25 banners.

Futebol
São 12 fotos coloridas retratando de modo impressionante o futebol como um fenômeno mundial que exerce atração em todos os continentes e é um tema compreendido por todos, sem limite de fronteiras culturais.

Goethe - o último gênio universal
A exposição retrata em 45 quadros o desenvolvimento do jovem e talentoso Goethe, que se torna o representante líder do mundo dos pensadores na Europa
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Rua Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico
(24) 2233-1202 / 2233-1222


WORKSHOPS DO SENAC PARA A BAUERNFEST 
Workshops de gastronomia alemã, harmonização de cervejas especiais e turismo vão agitar a Bauernfest. Eles serão oferecidos pelo SENAC, gratuitamente, em sua unidade de Petrópolis.
VAGAS LIMITADAS – O interessado deverá retirar sua senha uma hora antes do início de cada evento, dentro da seguinte programação: 

Workshops de Gastronomia e Harmonização de Cervejas Especiais
28/06 – sexta feira 
14h – Cozinha Alemã
18h – Cozinha Alemã

05/07 – sexta-feira
14h – Cozinha Alemã
18h – Harmonização de Cervejas Especiais

06/07 – sábado
13h – Harmonização de Cervejas Especiais
15h – Cozinha Alemã

Workshops de Turismo 

02/07 – terça-feira
19h – Ecoturismo na região de Petrópolis

03/07 – quarta-feira
16h – Organização de eventos temáticos

04/07 – quinta-feira
16h - O profissional guia de turismo e seus atuais desafios.

Local: SENAC
Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro Histórico
(24) 2231-7001

CONHEÇA O MUNDO DA CERVEJA UM TOUR PELA CERVEJARIA BOHEMIA 

A Bohemia, patrocinadora oficial da 24ª Bauernfest, convida você a conhecer um dos maiores centros de experiência cervejeira do mundo, a Cervejaria Bohemia. Localizado nas instalações da primeira cervejaria do Brasil – a Cervejaria Bohemia, premiada como novidade do ano 2013 pelo Guia 4 Rodas – o centro apresenta,  de forma divertida, interativa e lúdica, as curiosidades do universo da cerveja desde a antiguidade até os dias atuais. 

São sete mil metros quadrados de área, com mais de 20 ambientes que unem a tradição com a tecnologia de ponta, proporcionando aos visitantes uma emocionante aventura pelo mundo da cerveja. O complexo da  Cervejaria Bohemia abriga a produção da cerveja Bohemia e suas variantes, Weiss, Escura, Confraria e Pilsen, e edições especiais da marca. Também acomoda o Bar Bohemia, onde você pode degustar cada uma delas, e o Empório Bohemia, onde pode comprar itens exclusivos da marca.

Comemorando a 24ª Bauernfest, a Bohemia oferece uma promoção especial durante todo o período do evento: na compra de uma entrada para o tour da Cervejaria Bohemia, a do acompanhante é gratuita.

Horário de funcionamento especial Bauernfest
(Encerramento da bilheteria com duas horas de antecedência) 

DATA    DIA    TOUR
28/jun    Sexta-feira    11h às 18h
29/jun    Sábado    11h às 20h
30/jun    Domingo    11h às 20h
01/jul    Segunda-feira    16h às 20h
02/jul    Terça-feira    FECHADO
03/jul    Quarta-feira    11h às 16h30m
04/jul    Quinta-feira    11h às 16h30m
05/jul    Sexta-feira    11h às 18h
06/jul    Sábado    11h às 20h
07/jul    Domingo    11h às 20h

Preços:
R$ 19,50 inteira
R$ 9,50 meia-entrada (para estudantes, maiores de 60 anos e moradores de Petrópolis)
Grátis para menores de 18 anos (MENORES SOMENTE ACOMPANHADOS DOS PAIS)

Local: Cervejaria Bohemia
Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro Histórico
(24) 3064-9127