Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

XXIII JORNADA PEDAGÓGICA ESCOLAS RIO




Esta Jornada será dedicada à reflexão sobre o grito nas ruas por mudanças em todos os sentidos.

“Ou aproveitamos a chance para as mudanças ou não haverá futuro para ninguém. Queremos outro mundo possível e agora necessário. Sem atender às demandas, poderemos protelar a tragédia; mas não a evitaremos. Agora é ouvir e agir.” Leonardo Boff.

Nosso convidado, o Professor Leonardo Boff, é doutor em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique, teólogo da libertação, escritor, professor e conferencista nos mais diferentes auditórios do Brasil e do exterior.

Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos, dos empobrecidos e da formação de uma consciência ecológica e, em 2001, conquistou o Prêmio Nobel Alternativo da Paz, em Estocolmo.

É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.


Agenda do evento:
08h00m - Credenciamento
08h30m - Abertura 
09h00m às 10h00m - Palestra: O grito nas ruas e o eco na educação
10h00m às 10h30m – Coffee break 
10h30m às 12h00m – Debate 

15º Seminário de Pesquisa e Extensão

Seminário de Pesquisa e Extensão


A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) promoverá nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2013, o “15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG”. Esse evento tem o objetivo de divulgar, socializar e avaliar, tanto a produção extensionista, quanto aquela oriunda da pesquisa científica, desenvolvidas em todos os campi da Universidade, por alunos bolsistas e os respectivos docentes orientadores e colaboradores. Por ser aberto ao público em geral, os demais professores e alunos da Universidade também participam, seja como ouvintes, ou ainda apresentando para a comunidade acadêmica e para a sociedade os resultados das pesquisas e dos projetos de extensão, realizados durante o ano.

Com o resultado de avaliações realizadas desde dezembro de 2011, as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-graduação - PROPPG e de Extensão - PROEX iniciaram, em 2012 alterações significativas no Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, proporcionando o envolvimento de maior número de docentes e alunos, transformando o Seminário em um evento que realmente mostre a Pesquisa e a Extensão desenvolvidas, não só pelos alunos de graduação e pós-graduação, mas também pelos professores da Instituição. Em 2013, essas alterações continuaram ocorrendo possibilitando maiores espaços para interação entre pesquisadores, ocasião de aprendizagem e de formação, envolvendo maior número de palestras, mesas redondas, sessões de comunicação coordenada, exposição de pôsteres, oficinas e minicursos.

Em função do sucesso da iniciativa adotada, em 2012, de constituir um Comitê Acadêmico de Organização do Seminário - CAOS, esse Comitê foi recomposto em 2013, e continua, tendo como Coordenadora a Profa. Giselle Hissa Safar.

Esse comitê continuará trabalhando em íntima cooperação com a equipe técnica das Pró-Reitorias, e fará todos os contatos necessários com a comunidade acadêmica, no que diz respeito ao conteúdo acadêmico do Seminário.

Fórum de Ciência e Cultura convida para o Ciclo de Debates VOCÊ SE COMUNICA? Uma política de comunicação para a UFRJ

VC-SE-COMUNICA FLYER int
11 de setembro – CBAE – 9h às 17h12 de setembro – Casa da Ciência – 9h às 17hConsulta pública – 23 de setembro a 04 de outubro10 de outubro – PLENÁRIA FINAL – Salão Pedro Calmon – 9h
O Fórum de Ciência e Cultura convida para o Ciclo de Debates Você se comunica?, que tem por objetivo formular uma política de comunicação para a UFRJ. O desafio é construir uma plataforma integrada que permita aos diferentes setores da comunidade universitária, alternativa e simultaneamente: a) gerarem e divulgarem conteúdos; b) terem acesso, através de meios propiciados pela Universidade, a conteúdos gerados no universo acadêmico nacional e internacional e, de forma mais ampla, às múltiplas manifestações contemporâneas no campo cultural, artístico e científico;
Nesse sentido, é preciso refletir sobre a necessidade de criação de um sistema de comunicação para a UFRJ que contemple, articule e difunda, de forma interdisciplinar, transversal e colaborativa sua produção.
A democratização dos meios de acesso e de difusão de informação está associada, direta e necessariamente, à capacidade que demonstrarmos de organizar, selecionar, estocar e estruturar formas amigáveis de acesso. O avanço das NTIC oferece novos e poderosos meios para atingirmos este objetivo, a custos decrescentes. Trata-se, pois, de conceber, discutir, projetar e implantar a(s) plataforma(s) de que dependerá a afirmação de nossa Universidade como uma verdadeira comunidade comunicativa.
Serão decisivos todos os esforços consagrados a simplificar formas de acesso ao uso de espaços virtuais para propósitos de divulgação ou produção de conhecimento, com regras e procedimentos claros.
O potencial de convergência das mídias proporcionado pelas tecnologias digitais deve ser aproveitado para a multiplicação do acesso ao conhecimento científico, cultural e artístico resultando em visibilidade à instituição, por meio de usos criativos da linguagem audiovisual e de recursos multimídia.
Você se comunica pretende articular os saberes de várias áreas de conhecimento, bem como organizar e promover de maneira mais intensa o diálogo intra e extramuros.
Estão convocados todos os segmentos da comunidade universitária, de todas as áreas de conhecimento e de todas as disciplinas. Sua contribuição com propostas é condição essencial para que se expressem a riqueza e a diversidade de nossa produção. Os resultados serão apresentados para discussão e aprovação por nosso Conselho Universitário.
Mobilize-se, manifeste-se, participe. Comunique-se.
Realização: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
PROGRAMAÇÃO
Dia 11 de setembro– quarta – Salão do CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo)
9h – Abertura
9h15 – Mesa I – Políticas Públicas de Comunicação
Políticas de transmissão e plataformas de convergência de mídias.
14h – Grupo de Trabalho
Dia 12 de setembro - quinta – Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo)
9h – Mesa II  – Política de Comunicação na UFRJ: Cenários e Perspectivas
14h – Grupos de Trabalho
Consulta pública das propostas – de 23 de setembro a 04 de outubro
Dia 10 de outubro – Salão Pedro Calmon – Palácio Universitário
9h - Plenária Final

IV Encontro da Cátedra América Latina e Colonialidade do Poder: Para além da crise? Horizontes desde uma Perspectiva Descolonial

cartaz-IV-encontr int

Nodias 28, 29 e 30/9 o campus Praia Vermelha da UFRJ sedia o "4º Encontro da Cátedra América Latina e Colonialidade do Poder". Com o tema "Para além da crise? Horizontes desde uma perspectiva descolonial", o evento propõe a discussão acadêmica sobre o conceito de descolonialidade no Brasil, além de diversos cenários na América Latina.
A edição deste ano tem base na reflexão e análise de professores e pesquisadores da UFRJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que vêm debatendo a teoria descolonial latino-americana em áreas de conhecimento como geografia, sociologia e planejamento urbano e regional.
O encontro é uma articulação das três universidades, que através da Cátedra já realizou doze eventos de discussão, três deles internacionais.
Através da perspectiva descolonial, a ideia de crise será questão-chave nos debates. "Já se tornou lugar-comum, tanto nos meios intelectuais como nos meios de informação de massa, falar de crise, gerando uma opinião pública que se reconhece numa crise. Mas o que é que está em crise? Crise do capitalismo, ambiental, civilizatória? De que tipo de crise estamos falando?", questionam os organizadores do evento.
A proposta dos pesquisadores é aprofundar um pensamento crítico que foge das limitações de uma interpretação economicista das estruturas capitalistas, vinda do norte do continente americano.
A troca entre a produção intelectual brasileira e a de outros países latino-americanos contará com painéis de conferência de convidados internacionais que, em cada um dos três dias, se dedicarão à análise de um eixo temático.
O primeiro painel, "Estado e poder", terá como conferencistas Luis Tapia, filósofo e doutor em Ciências Políticas, diretor do doutorado multidisciplinar em Ciência do Desenvolvimento da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), no México; Agustin Lao-Montes, sociólogo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos; e Edgardo Lander, sociólogo venezuelano da Universidade Central da Venezuela.
No segundo dia, o painel "Capitalismo e desenvolvimento" terá a presença de Anibal Quijano, membro da Cátedra América Latina e professor da Universidad Ricardo Palma, no Peru; e Alberto Acosta, economista equatoriano, professor e investigador da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO), no Equador.
O painel do terceiro dia, "Experiências emancipatórias", terá a participação de Ana Ester Ceceña, economista investigadora do Instituto de Investigações Econômicas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), no México; e Catherine Walsh, professora principal e diretora do doutorado em Estudos Culturais Latino-americanos na Universidad Andina Simón Bolívar, no Equador.
Além das conferências, estão previstos debates abertos ao público universitário e mesas de trabalho, nas quais um grupo de cerca de 50 professores pesquisadores irá debater artigos, apontar desdobramentos de análises e planejar futuros encontros conjuntos.
O acesso gratuito aos painéis acontece das 9h às 12h no Salão Pedro Calmon do campus Praia Vermelha da UFRJ (Avenida Pasteur, 250, 2º andar).
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail descolonialidade@forum.ufrj.br. Ao final do encontro, os participantes receberão certificado.

1º Seminário de Integração dos Técnicos-Administrativos da UFRJ

540x270-slide-prog-sintae 2

Programação do 1o dia – 27/08/2013
8:30h   Credenciamento e Café
9:00h   Abertura
9:30h   Mesa de Debate
Gestão Pública e Universidade
Aracéli Cristina de Sousa Ferreira - Pró-Reitoria de Gestão e Governança/UFRJ
Carlos Vainer - Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ
Roberto Gambine - Pró-Reitoria de Pessoal/UFRJ
Programação do 2o dia – 28/08/2013
8:30h      Café
9:00h      Apresentação de Trabalhos Orais
11:00h    Apresentação de Pôsteres
11:30h    Mesa de Debate
Carreira dos Técnico-administrativos em Educação
Dulce Tristão - Coordenação Geral de Recursos Humanos das IFE/MEC
Fátima Reis - Universidade Federal de Goiás - GT Carreira da Fasubra
Jorge Freitas - Pró-Reitoria de Pessoal/UFRJ
Programação do 3o dia – 29/08/2013
8:30h    Café
9:00h    Apresentação de Trabalhos Orais
11:00h  Apresentação de Pôsteres
11:30h  Mesa de Debate
Expansão da Educação Superior
Mauro Iasi - Escola de Serviço Social/UFRJ
Paulo Márcio Faria e Silva - Reitor da Universidade Federal de Alfenas - Andifes
Programação do 4o dia – 30/08/2013
8:30h     Café
9:00h     Apresentação de Trabalhos Orais
11:00h   Apresentação de Pôsteres
11:30h   Mesa de Debate
PCCTAE, limites e perspectivas na ótica do movimento dos
Técnico-administrativos em Educação da UFRJ
Francisco de Assis - Instituto de Biologia
Neuza Luzia - Faculdade de Medicina
Simone Silva - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc
)
Local: Auditório Horácio Macedo (Roxinho) no CCMN - Cidade Universitária

Projeto “Memória dos atingidos pelo Regime Militar no IFCS – Testemunhos”

Ditadura

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) apresenta no dia 4 de setembro, uma entrevista pública com Leilah Landim, que faz parte do projeto “Memória dos atingidos pelo Regime Militar no IFCS – Testemunhos”.
Leilah é formada em Filosofia pela UFRJ e possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Trabalha também na área de Antropologia Política e possui publicações sobre temas como sociedade civil e movimentos sociais.
A entrevista acontece às 16h, na sala 106 do IFCS.

Sessão Solene de título de Professor Emérito ao Prof. Fernando José Cardim de Carvalho

Minerva



A cerimônia que concederá o título de Professor Emérito ao Prof. Fernando José Cardim de Carvalho, doutor em Economia pela Universidade do Estado de New Jersey, acontece dia 5 de setembro, às 18h, no Salão Eletrobras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.
Carvalho dispõe de ampla experiência em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, política econômica, economia internacional, crescimento e desenvolvimento.

Palestra “Suporte a litígios”


A FGV DIREITO RIO realiza, na próxima terça-feira, dia 03 de setembro, a palestra “Suporte a litígios”, com o ex-Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União, Marcelo Stopanovski Ribeiro. Às 14h, ele conversa com alunos e colaboradores da Escola de Direito no Roda Viva e, às 18h30, ministra palestra gratuita na FGV Centro (Rua da Candelária, 6).
O palestrante vai falar sobre processamento da informação jurídica, análise de provas processuais, tratamento de grandes volumes de informação em autos, visualização de dados e sínteses gráficas.
Para se inscrever para a palestra gratuita no auditório da FGV Centro, clique aqui
Mais informações:direitopec@fgv.br. Não é necessário se inscrever para o Roda Viva, que acontece no hall do 8º andar da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190).

CICLO DE DEBATES MEDICALIZAÇÃO, IDEOLOGIA E CIÊNCIA: QUO VADIS?


Ciclo-de-debates

Data: 16 de setembro de 2013, das 13h às 16h
 
Debatedores/as:
 
Jean Wyllys, deputado federal (PSOL-RJ), escritor, jornalista, professor universitário e ativista pelos direitos humanos, equidade de gênero e diversidade sexual.
 
Kenneth Camargo, professor associado da Uerj, editor associado do American Journal of Public Health e editor da revista Physis.
 
Roseni Pinheiro, professora adjunta do IMS/Uerj e coordenadora e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis.
 
Sergio Carrara, coordenador do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/Uerj) e membro do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS/Uerj).  
 
Local: Auditório 51, Bloco F, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 
Rua São Francisco Xavier, 524, 5º andar, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ 
 
Mais informações: (21)2567-7086/   lappis@lappis.org.br 

3ª Conferência de Inovação Brasil-EUA

banner_principal

A Conferência de Inovação Brasil-EUA será realizada com o objetivo de oferecer espaço para desenvolvimento de negócios e iniciativas conjuntas para a criação de novos modelos de parceria e inovação Brasil- EU.
O evento dará continuidade aos debates e iniciativas resultantes das duas primeiras edições da Conferência (realizadas em 2007, em Brasília - DF, e em 2010, em Washington- DC). Participarão líderes dos setores público e privado, universidades e centros de pesquisa das duas maiores economias das Américas.
Inscrições: o link para validação da inscrição será enviado por correio eletrônico aos participantes.

The 3rd US-Brazil Innovation Summit intends to build a creative environment for business development and joint initiatives for new models of partnership and innovation between U.S – Brazil.  The Summit will deepen efforts already underway resulting from the first two editions (held in 2007 in Brasília - DF, and 2010, in Washington - DC) and discuss a new phase of the bilateral initiative. The Summit counts with the participation of highest-level leaders of public and private sectors, universities and research centers of the two largest economies in the Americas.
Data: 11 e 12 de setembro

Date: 11th and 12th of September

Local: 
BNDES
Avenida República do Chile, nº 330 
Edifício Ventura Corporate Towers 
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Venue: BNDES Headquarters
Avenida República do Chile, nº 330
Edifício Ventura Corporate Towers
Rio de Janeiro - RJ - Brasil


9º Seminário Como Ingressar no Mercado Norteamericano




A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) apoia o "9º Seminário Como Ingressar no Mercado Norteamericano", que ocorre em Miami, entre os dias 23 e 25 de setembro de 2013. 

O evento tem como objetivo apresentar os passos de como se abrir uma empresa nos Estados Unidos, colocando em pauta questões como, burocracia, carga tributária, visto americano, contratação de pessoal e  os melhores lugares para se abrir o negócio.

Em maio deste ano, uma prévia do seminário foi realizada na sede da ACRJ.  

"9º Seminário Como Ingressar no Mercado Norteamericano" - Miami
Date: 23 a 25 de setembro de 2013

Tópicos: 
- Vistos e legalização de brasileiros nos EUA
- Diretrizes básicas e práticas para vencer as barreiras
- Protecionistas e culturais no mercado norte-americano;
- Adaptação dos produtos às exigências governamentais e corporativas;
- Estratégias de entrada no mercado norte-americano;
- Trâmites legais para a abertura de uma filial nos EUA;
- Aspectos tributários nos EUA e reflexos no Brasil;
- Acordos de representação e distribuição nos EUA;
- Exportação para os EUA
- Outros assuntos pertinentes à exportação e abertura de empresa.

Visitas:
- Centro de distribuição da Fedex;
- Centro de negócios da APEX;
- Visita ao escritório de advocacia Akerman Senterfitt.

Informações: www.brazilchamber.org.br 

Os interessados podem fazer as incrições até o dia 9 de setembro de 2013, clicando aqui.