Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Foi GOLPE! Esta noite, 50 anos

foi golpe new

O Forúm de Ciência e Cultura, em parceria com a Comissão da Memória e Verdade da UFRJ, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) e o Diretório Central de Estudantes Mário Prata realizam o evento, no Largo São Francisco de Paula (Centro do Rio), no dia 1/4, quando se completam os 50 anos do golpe militar no Brasil.
O evento levará ao espaço projeções de imagens históricas, esquetes teatrais, espetáculos musicais e poéticos, além de uma mostra de filmes que retratam a época.
A abertura acontecerá às 10h, com participação do reitor da UFRJ, Carlos Levi; do professor do FCC, Carlos Vainer; e do diretor do Ifcs, Marco Aurélio Santana. Às 10h30, terá início a mesa "Vale a Pena Resistir" com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1969, Jean Marc Von Der Weid, e Marco Aurélio Santana, no Salão Nobre do Ifcs. Às 16h, terá início uma mostra de filmes que retratam a época, na sala de projeção do Ifcs.
Para encerrar o primeiro dia do evento, às 18h30, será realizado um espetáculo musical, poético e teatral com a participação da banda Kakumbu, os grupos teatrais Caras pintadas e Nós do Morro. Além dos convidados especiais Mano Melo, Mu Chebabi, Tadeu Mathias, Alex Frechette e Jorge Mautner. A programação segue do dia 2 à 4/4 com sessões de filmes às 10h e às 16h.

Fórum Shakespeare BH oferece oficinas gratuitas com renomados diretores internacionais





A capital mineira irá sediar entre os dias 30 de abril e 05 de maio uma programação inteiramente dedicada as comemorações dos 450 anos de nascimento de William Shakespeare, um dos maiores nome do teatro e da literatura mundial. Grandes nomes da academia e do teatro nacional e internacional estarão reunidos na capital mineira para explorar e repensar o legado do dramaturgo mais famoso do mundo sob a ótica da realidade brasileira. O evento irá contar com uma série de atividades gratuitas, abertas ao público, como exposição fotográfica, palestras, mesa-redonda, além de oficinas e seminários voltados para atores, diretores, estudantes universitários, professores e pesquisadores.

Por meio das artes teatrais e do uso de textos clássicos do bardo, o Fórum pretende inspirar artistas e plateias com um programa intenso, criativo e contemporâneo, que busca o aprimoramento de conhecimentos, a capacitação dos profissionais do teatro e educação, analisando por que a obra de Shakespeare segue tão atual. Atores e diretores da Royal Shakespeare Company (RSC), uma das mais influentes companhias teatrais do mundo, e professores da Queen Mary University of London (QMUL),considerada em 2013 a mais importante universidade britânica em Artes Dramáticas, irão participar dos eventos públicos e liderar uma série de oficinas.

Quarenta atores e diretores serão selecionados para participar das oficinas artísticas ministradas pela atriz, diretora e escritora Jo Kukathas, The Instant Café Theatre Company (Malásia) e Helen Leblique, Preparadora Associada da RoyalShakespeare Company (Reino Unido). As inscrições começaram nesta segunda-feira, dia 24/03 e deverão ser realizadas no site http://www.peoplespalaceprojects.org.uk/projects/shakespeare-forum-2014/. Elas encerram-se no dia 13 de abril, às 23h59. O resultado será divulgado no dia 18/04.

Sobre Jo Kukathas e sua oficina
Jo Kukathas é atriz, escritora e diretora de origem malaia, conhecida pelo seu trabalho de teor político e por suas comédias satíricas. Seu trabalho reflete a diversidade étnica, religiosa e cultural da Malásia e as tensões que existem no país. Também participou de uma colaboração de 3 anos entre escritores e diretores da Indonésia, Tailândia, Singapura, Filipinas e Malásia, que criaram o complexo espetáculo multilinguístico Hotel Grand Asia, em Tóquio. Ela tem especial interesse em dirigir trabalhos escritos em diversos idiomas e que problematizam questões de gênero.

Oficina Shakespeare, xamã e mágico
Magia, imaginação, xamanismo e os tolos e os loucos de Shakespeare. O teatro malaio tem em suas raízes as práticas de cura xamã e a noção de que o teatro é o mundo real virado de cabeça para baixo. As mulheres interpretam príncipes, os tolos são sábios, e o mundo das sombras (ou wayang kulit) é a cena que assistimos. O workshop irá explorar o mundo revirado dos loucos e sábios de Shakespeare, dos tolos que falam a verdade desafiando o poder, e dos homens e mulheres que vivem à beira da loucura. O que está por trás de suas palavras selvagens? O quanto o teatro pode virar o mundo de cabeça para baixo? O quão subversiva é a imaginação? Qual mágica áspera Shakespeare pode oferecer ao teatro contemporâneo? O literal triunfou sobre a imaginação em nosso teatro contemporâneo? Por que precisamos de metáforas mais do que nunca? E o que os tolos estão realmente dizendo?

Sobre Helen Leblique e sua oficina
Helen é formada em Inglês e Literatura pela Warwick University e concluiu mestrado em Encenação de Shakespearena Exeter University. Trabalha como educadora na Royal Shakespeare Company (RSC) e também no Shakespeare’s Globe, além de ministrar workshops sobre Shakespeare internacionalmente.  

Oficina ShakespeareShakespeare, o mundo é um palco.
Explorando discursos, diálogos e cenas, o workshop busca revelar as dicas de performance que Shakespeare dá aos atores em seus textos. Através de exercícios simples, porém extremamente eficazes, os participantes irão experimentar as palavras do autor de maneira visceral, descobrindo como se conectar intimamente com os pensamentos e sentimentos dos personagens que interpreta. O encontro explora técnicas que abrem um caleidoscópio de possibilidades para interpretar as cenas escritas pelo autor. Experiência prévia com sua obra não é necessária, venha apenas com a mente aberta, energia e vontade de fazer das palavras de Shakespeare, as suas.


30 de abril a 05 de maio
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Oficina Shakespeare, xamã e mágico, com Jo Kukathas
Período: de 1º a 4 de maio (quinta a domingo)
Horário: das 9h às 13h

Oficina Shakespeare, Shakespeare, o mundo é um palco, com Helen Leblique
Período: 01 a 04 de maio (quinta a domingo)
Horário: das 14h às 18h

Encontro com o cinema alemão




O Sesc trará um pouco de Berlim para a capital mineira. Entre os dias 4 e 13 de abril o Sesc Palladium acolhe a mostra “Encontro com o cinema alemão”. Estarão em cartaz filmes como Adeus, Lenin (2003), Berlin is in Germany (2001) e Yella (2007), com classificações etárias que variam entre 12 e 14 anos.
Na abertura oficial da mostra, será exibido o filme Bem-vindo à Alemanha, produção de 2010 dirigida por Yasemin Sandereli. Na sequência, haverá um bate papo com a diretora. A programação inclui também um curso sobre cinema e literatura alemães na contemporaneidade. (Veja programação completa abaixo).
O cinema contemporâneo da Alemanha será representado em dez produções audiovisuais, todas com exibição gratuita. Temas como a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental após a unificação do país são os motes das películas alemãs, produzidas entre o fim do século 20 e início do 21.
  
Programação:
4/4 às 19h30 no Cine Sesc Palladium – Palestra com Yasemin Samdereli , realizadora do filme "Bem-vindo à Alemanha", que relata ao público sua experiência em roteirizar e dirigir filmes no contexto da Alemanha pós-unificação. Yasemin Samdereli estudou na Escola de Ensino Superior para Televisão e Cinema em Munique. Desde 1994, ela trabalhou em diversos comerciais, seriados de televisão e produções internacionais de cinema como Jackie Chan is Nobody (1997), Accidental Spy (2000) e Field of Dreams (2002).

5/4 às 19h30 no Cine Sesc Palladium - Abertura da Mostra Encontro com o Cinema Alemão - Exibição do filme "Bem-vindo à Alemanha" e bate-papo com a realizadora Yasemin Samdereli.
8/4 a 11/4 de 14h às 19h – Curso Cinema e literatura em diálogo, no contexto alemão contemporâneo. Serão abordadas as correspondências evidentes entre cinema e literatura no contexto da produção alemã em ambas as áreas após a queda do Muro de Berlim (1989) e a Reunificação Alemã (1990).

Ministrante: Profa. Dra. Claudia S. Dornbusch, livre-docente em literatura alemã pela USP, mestre e doutora em literatura alemã pela USP. Em sua tese de livre-docência, analisou as representações da ausência na literatura e no cinema na Alemanha após 1989. Orienta dissertações e teses na área de literatura em interação com o cinema.

6/4 a 13/4 – Exibição dos filmes da mostra no Cine Sesc Palladium- Programação:
6/4 – 15h: Bem-vindo à Alemanha (95min), de Yasemin Samdereli / 17h: Todos os outros (119min), de Maren Ade
19h30: A vida é um canteiro de obras (118min), de Wolfgang Becker
9/4 - 20h: Exibição do filme O que permanece (88min) , de Hans-Christian Schmid
11/4 - 20h: Nenhum lugar para ir (100min), de Oskar Roehler
12/4 - 17h: Yella, Christian Petzold (88min) / 19h: Berlin is in Germany (90min), de Hannes Stöhr
13/4 - 15h: 4 dias em maio (95min), de Achim von Borries / 17h: Adeus Lenin, (120min), de Wolfgang Becker19h30:  Sonnenallee (94min), de Leander Haußmann



04 a 13 de abril de 2014
Horários vide programação
Local: Cine Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro
Entrada: Gratuita
Informações: (31) 3270-8100

Mostra Ingmar Bergman – Instante e Eternidade



Em um total de 160 sessões, a Fundação Clóvis Salgado promoverá, entre 28 de março a 05 de maio, a maior mostra dedicada ao cineasta sueco Ingmar Bergman, já realizada na América Latina. Será exibida no Cine Humberto Mauro a filmografia completa do autor e algumas raridades, como curtas-metragens, making-off e peças de teatro com filmagens especialmente concebidas para exibição em TV.
A mostra Ingmar Bergman – Instante e Eternidade reunirá 78 filmes em formatos 35mm, 16mm, digital e DCP. As cópias, que juntas pesam aproximadamente uma tonelada, foram importadas da Suécia, Inglaterra e Estados Unidos. Nos dias 22 e 23 de abril, será encenada no Grande Teatro do Palácio das Artes a peça Sarabanda, livremente inspirada em Saraband, último filme do diretor, sob a batuta de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
A programação conta ainda com um curso, palestras e debates. Haverá também a exibição de duas trilogias: A Trilogia do Silêncio e uma trilogia de filmes com traços autobiográficos escritos por Bergman e dirigidos por outros cineastas.

A abertura da mostra acontece no Cine Humberto Mauro, com a exibição do documentário Liv e Ingmar – Uma história de amor. Na ocasião, a presidente da Fundação Clóvis Salgado e o gerente do Cine Humberto Mauro e curador da mostra, Rafael Ciccarini, darão as boas-vindas ao público.

MARÇO
28 SEX
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Crise (Kris, Suécia,
1946) | 35mm | 14 anos | 93’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Saraband (Saraband,
Suécia, 2003) | Exibição Digital | 16 anos | 107’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Abertura Oficial da
Mostra e exibição do filme Liv & Ingmar – Uma História de Amor, de Dheeraj Akolkar
(Liv & Ingmar, Suécia, Noruega, Inglaterra, 2012) | DCP | 12 anos | 89’
21h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Tormento, de Alf
Sjöberg (Hets, Suécia, 1944) | Exibição Digital | 14 anos | 101’

29 SÁB
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Chove sobre o nosso
amor (Det regnar på vår kärlek, Suécia,1946) | 35mm | 14 anos | 95’
16h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Os criadores de
imagens (Bildmakarna, Suécia, 2000) | Exibição Digital | 14 anos | 99’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Morangos silvestres
(Smultronstället, Suécia, 1957) | 35mm | 12 anos | 91’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A carruagem
fantasma, de Victor Sjöström (Körkarlen, Suécia, 1921) | Exibição Digital | 14 anos | 93’



30 DOM
30 DOM 14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Curtas e
Raridades | Bergman na publicidade: comerciais (Reklamfilmer för Bris, Suécia, 1951-
1953) | O Rosto de Karin (Karins ansikte, Suécia, 1984) | No set de filmagens (On Set
Home Movies, Suécia, 2008) | Filmando Morangos Silvestres (Bakomfilm
smultronstället, Suécia, 1957) | Harald & Harald (Harald & Harald, Suécia, 1996) | Baile
das ingratas (De fördömda kvinnornas dans, Suécia, 1976) | Stimulantia
(Stimulantia, Suécia , 1967) Episódio: Daniel | 35 mm e Exibição Digital | 14 anos |
101’
16h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Um barco para a
Índia (Skepp till India land, Suécia, 1947) | 35mm | 14 anos | 98’
18h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Persona (Persona,
Suécia, 1966) | 35mm | 16 anos | 85’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Na presença de um
palhaço (Larmar och gör sig till, Suécia, Itália, Noruega, Alemanha, Dinamarca, 1997) |
Exibição Digital | 14 anos | 119’

31 SEG

12h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A ilha de Bergman,
de Marie Nyreröd (Bergman och filmen, Bergman och teatern, Bergman och Fårö,
Suécia, 2004) | Exibição Digital | 14 anos | 174’
15h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Música na noite
(Musik i mörker, Suécia, 1948) | 35mm | 14 anos | 88’
17h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Fanny e Alexander
(Fanny och Alexander, Suécia, França e Alemanha, 1982) | DCP | 16 anos | Versão
cinema | 188’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Diário de uma
filmagem (Dokument Fanny och Alexander, Suécia, 1986) | Exibição Digital | Livre |
110’

ABRIL 01 TER
14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Infiel, de Liv
Ullmann (Trolösa, Suécia, Itália, Alemanha, Finlândia, Noruega, 2000) | Exibição
Digital | 18 anos | 155’
17h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O sétimo selo (Det
sjunde inseglet, Suécia, 1957) | 35mm | 14 anos | 96’
19h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Porto (Hamnstad,
Suécia,1948) | 35mm | 14 anos | 97’
21h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE Depois do ensaio
(Efter repetitionen, Suécia, 1984) | 35mm | 12 anos | 70’

02 QUA
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Noites de circo
(Gycklarnas afton, Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 93’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A fonte da donzela
(Jungfrukällan, Suécia, 1960) | 35mm | 14 anos | 89’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Prisão (Fängelse,
Suécia, 1949) | 35mm | 14 anos | 78’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Faro, 1969 (Fårö-
dokument 69, Suécia, 1970) | 35mm | Livre | 78’

03 QUI
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonhos de mulheres
(Kvinnodröm, Suécia, 1955) | 35mm | 16 anos | 87’
17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | Gritos e sussurros (Viskningar och
Rop, Suécia, 1972) | 35mm | 14 anos | 91’ | Sessão comentada pela professora e
pesquisadora (FAFICH-UFMG) Roberta Veiga.
19h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Face a face
(Ansikte mot ansikte, Suécia, Itália, 1976) | Exibição Digital | 16 anos | Versão cinema |
130’ 22h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sede de paixões
(Törst, Suécia, 1949) | 35mm | 14 anos | 84’

04 SEX
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | As melhores
intenções, de Bille August (Den goda viljan, Suécia, Dinamarca, Finlândia, França,
Alemanha, Reino Unido, Itália, Noruega, Islândia, 1992) | Exibição Digital | 14 anos |
Exibição dos 6 episódios com intervalo de 10’ ao final do 2º episódio | Versão
completa – TV | 333’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Da vida das
marionetes (Aus dem Leben der Marionetten, Alemanha, Suécia, 1980) | 35mm | 16
anos | 104’
22h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Uma lição de amor
(En lektion i kärlek, Suécia, 1954) | 35mm | 16 anos | 96’

05 SÁB
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O Misantropo
(Misantropen, Suécia, Dinamarca, 1974) | Exibição Digital | 14 anos | 115’
16h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonata de outono
(Höstsonaten, França, Alemanha, Suécia, 1978) | 35mm | 14 anos | 99’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Cenas de um
casamento (Scener ur ett äktenskap, Suécia, 1973) | Exibição Digital | 16 anos |
Versão completa – TV | Exibição dos 6 episódios com intervalo de 10’ ao final do
3º episódio | 283’


06 DOM
14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonata Fantasma
(Spöksonaten, Suécia, 2007) | Exibição Digital | 14 anos | 86’ 16h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Juventude
(Sommarlek, Suécia, 1951) | 35mm | 14 anos | 96’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Vergonha (Skammen,
Suécia, 1968) | 35mm | 16 anos | 103’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A flauta mágica
(Trollflöjten, Suécia, 1975) | 35mm | Livre | 135’

07 SEG
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Imagens do
Playground, de Stig Björkman (Bilder från lekstugan, Suécia, 2009) | Mas o cinema é
minha amante, de Stig Björkman (...Men filmen är min älskarinna, Suécia, 2010) |
Exibição Digital | 14 anos | 95’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Quando as mulheres
esperam (Kvinnors väntanI, Suécia, 1952) | 35mm | 14 anos | 103’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A hora do amor
(Beröringen, Suécia, 1971) | 35mm | 16 anos | 115’
21h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O olho do diabo
(Djävulens öga, Suécia, 1960) | 35mm | 14 anos | 87’

08 TER
14h45 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Crianças de
Domingo, de Daniel Bergman (Söndagsbarn, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia,
Noruega, 1992) | Exibição Digital | 14 anos | 118’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O ovo da serpente
(The Serpent's Egg, Alemanha, EUA, 1977) | 35mm | 18 anos | 119’
19h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | PALESTRA | A
modernidade de Ingmar Bergman | Palestrante: Mário Alves Coutinho (escritor
e pesquisador - MG) | 90’
21h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Jardim dos
Prazeres, de Alf Kjellin (Lustgården, Suécia, 1961) | 35mm | 14 anos | 93’ 
09 QUA
14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Encontros Privados,
de Liv Ullmann (Enskilda samtal, Suécia, 1996) | Exibição Digital | 16 anos | 126’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Rumo à felicidade (Till
glädje, Suécia, 1950) | 35mm | 14 anos| 99’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Mônica e o desejo
(Sommaren med Monika, Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 96’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A paixão de Ana (En
passion, Suécia, 1969) | 35mm | 16 anos | 101’

10 QUI
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Prisão (Fängelse,
Suécia, 1949) | 35mm | 14 anos | 78’
17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | Noites de Circo (Gycklarnas afton,
Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 93’ | Sessão comentada pelo pesquisador Fábio
Feldman
19h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O rito (Riten,
Suécia, 1969) | 35mm | 16 anos | 72’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Para não falar de
todas essas mulheres (För att inte tala om alla dessa kvinnor, Suécia, 1964) | 35mm |
14 anos | 80’

11 SEX
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O Sonho (Ett
drömspel, Suécia, 1963) | Exibição Digital | 14 anos | 105’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Faro, 1979 (Fårö-
dokument 79, Suécia, 1979) | 16mm | Livre | 103’ 19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A hora do lobo
(Vargtimmen, Suécia, EUA, 1968) | 35mm | 16 anos | 90’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | No limiar da vida
(Nära livet, Suécia, 1958) | 35mm | 14 anos | 84’

12 SÁB
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O rosto (Ansiktet,
Suécia, 1958) | 35mm | 14 anos | 105’
16h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Através de um
espelho (Såsom i en spegel, Suécia, 1961) | 35mm | 14 anos | 89’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Luz de Inverno
(Nattvardsgästerna¸ Suécia, 1963) | 35mm | 16 anos | 81’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O silêncio (Tystnaden,
Suécia, 1963) | 35mm | 14 anos | 96’

13 DOM
14h45 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Liv & Ingmar – Uma
História de Amor, de Dheeraj Akolkar (Liv & Ingmar, Suécia, Noruega, Inglaterra, 2012)
| DCP | 12 anos | 89’
16h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Fanny e Alexander
(Fanny och Alexander, Suécia, Alemanha, França, 1982) | Exibição Digital | Livre |
Versão completa – TV | Exibição da versão completa com intervalo de 10’ | 312’

14 SEG
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Uma lição de amor
(En lektion i kärlek, Suécia, 1954) | 35mm | 16 anos | 96’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A mulher veneziana
(Venetianskan, Suécia, 1958) | Exibição Digital | 14 anos | 56’ 19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Morangos silvestres
(Smultronstället, Suécia, 1957) | 35mm | 12 anos | 91’

15 TER
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O sinal (De två saliga,
Suécia, 1986) | Exibição Digital | 14 anos | 81’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Da vida das
marionetes (Aus dem Leben der Marionetten, Alemanha, Suécia, 1980) | 35mm | 16
anos | 104’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | PALESTRA | Face a
Face com Bergman | Palestrante: Stélio Lage (psiquiatra e psicanalista – MG) |
90’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sorrisos de uma noite
de amor (Sommarnattens leende, Suécia, 1955) | 35mm | 16 anos | 108’

16 QUA
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A Escola de Mulheres
(Hustruskolan, Suécia, 1983) | Exibição Digital | 14 anos | 109’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Persona (Persona,
Suécia, 1966) | 35mm | 16 anos | 85’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonhos de mulheres
(Kvinnodröm, Suécia, 1955) | 35mm | 16 anos | 87’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O sétimo selo (Det
sjunde inseglet, Suécia, 1957) | 35mm | 14 anos | 96’


17 QUI
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Bergman e os
Homens, de Eva Beling (The Men and Bergman, Suécia, 2008) | Bergman a as Mulheres, de Eva Beling (The Women and Bergman, Suécia, 2008) | Exibição Digital |
14 anos | 81’
17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | Sonata de outono (Höstsonaten,
França, Alemanha, Suécia, 1978) | 35mm | 14 anos | 99’ | Sessão comentada pela
pesquisadora e crítica de cinema Ursula Rösele (EBA-UFMG)
19h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A flauta mágica
(Trollflöjten, Suécia, 1975) | 35mm | Livre | 135’
21h45 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | No limiar da vida
(Nära livet, Suécia, 1958) | 35mm | 14 anos | 84’

18 SEX
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O Último Suspiro
(Sista skriket, Suécia, 1995) | Exibição Digital | 14 anos | 60’
15h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Infiel, de Liv
Ullmann (Trolösa, Suécia, Itália, Alemanha, Finlândia, Noruega, 2000) | Exibição
Digital | 18 anos | 155’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Cenas de um
casamento (Scener ur ett äktenskap, Suécia, 1973) | 35mm | 16 anos | Versão cinema
| 169’
21h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Saraband
(Saraband, Suécia, 2003) | Exibição Digital | 16 anos | 107’

19 SÁB
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Quando as mulheres
esperam (Kvinnors väntanI, Suécia, 1952) | 35mm | 14 anos | 103’
16h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Juventude
(Sommarlek, Suécia, 1951) | 35mm | 14 anos | 96’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A hora do lobo
(Vargtimmen, Suécia, EUA, 1968) | 35mm | 16 anos | 90’ 20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Face a face (Ansikte
mot ansikte, Suécia, Itália, 1976) | Exibição Digital | 16 anos | Versão completa – TV |
176’

20 DOM
14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Os criadores de
imagens (Bildmakarna, Suécia, 2000) | Exibição Digital | 14 anos | Livre | 99’
16h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Noites de circo
(Gycklarnas afton, Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 93’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Jardim dos prazeres,
de Alf Kjellin (Lustgården, Suécia, 1961) | 35mm | 14 anos | 93’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O ovo da serpente
(The Serpent's Egg, Alemanha, EUA, 1977) | 35mm | 18 anos | 119’

21 SEG
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Para não falar de
todas essas mulheres (För att inte tala om alla dessa kvinnor, Suécia, 1964) | 35mm |
14 anos | 80’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A paixão de Ana (En
passion, Suécia, 1969) | 35mm | 16 anos | 101’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Vergonha (Skammen,
Suécia, 1968) | 35mm | 16 anos | 103’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O rito (Riten, Suécia,
1969) | 35mm | 16 anos | 72’



22 TER 14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Fanny e Alexander
(Fanny och Alexander, Suécia, Alemanha, França, 1982) | Exibição Digital |
Livre | Versão completa – TV | Exibição da versão completa com intervalo de
10’ | 312’
19h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O olho do diabo
(Djävulens öga, Suécia, 1960) | 35mm | 14 anos | 87’
21h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Depois do ensaio
(Efter repetitionen, Suécia, 1984) | 35mm | 12 anos | 70’

23 QUA
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A Escola de Mulheres
(Hustruskolan, Suécia, 1983) | Exibição Digital | 14 anos | 109’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Isto não aconteceria
aqui (Sånt händer inte här, Suécia, 1950) | Exibição Digital | 14 anos | 84’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Gritos e sussurros
(Viskningar och Rop, Suécia, 1972) | 35mm | 14 anos | 91’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonhos de mulheres
(Kvinnodröm, Suécia, 1955) | 35mm | 16 anos | 87’

24 QUI
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O Misantropo
(Misantropen, Suécia, Dinamarca, 1974) | Exibição Digital | 14 anos | 115’
17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | O sétimo selo (Det sjunde inseglet,
Suécia, 1957) | 35mm | 14 anos | 96’ | Sessão comentada pelo jornalista e crítico de
cinema Marcelo Miranda
19h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Mônica e o desejo
(Sommaren med Monika, Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 96’
21h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A fonte da donzela
(Jungfrukällan, Suécia, 1960) | 35mm | 14 anos | 89’ 
25 SEX
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonata de outono
(Höstsonaten, França, Alemanha, Suécia, 1978) | 35mm | 14 anos | 99’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sorrisos de uma noite
de amor (Sommarnattens leende, Suécia, 1955) | 35mm | 16 anos | 108’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | DEBATE: A obra de
Ingmar Bergman | Debatedores: Victor Guimarães (pesquisador e crítico de
cinema – MG); Marcelo Miranda (jornalista e crítico de cinema – MG); Sérgio
Borges (cineasta – MG) | Mediador: Rafael Ciccarini (curador da mostra)
21h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Através de um
espelho (Såsom i en spegel, Suécia, 1961) | 35mm | 14 anos | 89’

26 SÁB
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Depois do ensaio
(Efter repetitionen, Suécia, 1984) | 35mm | 12 anos | 70’
16h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Da vida das
marionetes (Aus dem Leben der Marionetten, Alemanha, Suécia, 1980) | 35mm | 16
anos | 104’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Luz de Inverno
(Nattvardsgästerna¸ Suécia, 1963) | 35mm | 16 anos | 81’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Fanny e Alexander
(Fanny och Alexander, Suécia, França e Alemanha, 1982) | DCP | 16 anos | Versão
cinema | 188’



27 DOM 14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonata fantasma
(Spöksonaten, Suécia, 2007) | Exibição Digital | 14 anos | 86’
16h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O silêncio (Tystnaden,
Suécia, 1963) | 35mm | 14 anos | 96’
18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A hora do amor
(Beröringen, Suécia, 1971) | 35mm | 16 anos | 115’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Gritos e sussurros
(Viskningar och Rop, Suécia, 1972) | 35mm | 14 anos | 91’

28 SEG
14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Diário de uma
filmagem (Dokument Fanny och Alexander, Suécia, 1986) | Exibição Digital | Livre |
110’
16h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A flauta mágica
(Trollflöjten, Suécia, 1975) | 35mm | Livre | 135’
21h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Mônica e o desejo
(Sommaren med Monika, Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 96’

29 TER
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Na presença de um
palhaço (Larmar och gör sig till, Suécia, Itália, Noruega, Alemanha, Dinamarca, 1997) |
Exibição Digital | 14 anos | 119’
17h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Chove sobre o
nosso amor (Det regnar på vår kärlek, Suécia,1946) | 35mm | 14 anos | 95’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Persona (Persona,
Suécia, 1966) | 35mm | 16 anos | 85’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Um barco para a Índia
(Skepp till India land, Suécia, 1947) | 35mm | 14 anos | 98’
30 QUA 15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Madame de Sade
(Markisinnan de Sade, Suécia, 1992) | Exibição Digital | 14 anos | 102’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Tormento, de Alf
Sjöberg (Hets, Suécia, 1944) | 14 anos | Exibição Digital | 101’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Crise (Kris, Suécia,
1946) | 35mm | 14 anos | 93’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Música na noite
(Musik i mörker, Suécia, 1948) | 35mm | 14 anos | 88’

MAIO
01 QUI
09h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Curso: O Cinema de
Bergman com Mateus Araújo, ensaísta e professor de Cinema na ECA-USP |
180’
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Porto (Hamnstad,
Suécia,1948) | 35mm | 14 anos | 97’
17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | Morangos silvestres
(Smultronstället, Suécia, 1957) | 35mm | 12 anos | 91’ | Sessão comentada pelo
realizador Affonso Uchôa
19h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Prisão (Fängelse,
Suécia, 1949) | 35mm | 14 anos | 78’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Noites de Circo
(Gycklarnas afton, Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 93’

02 SEX
09h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Curso: O Cinema de
Bergman com Mateus Araújo, ensaísta e professor de Cinema na ECA-USP |
180’ 15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Vergonha (Skammen,
Suécia, 1968) | 35mm | 16 anos | 103’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Para não falar de
todas essas mulheres (För att inte tala om alla dessa kvinnor, Suécia, 1964) | | 35mm |
14 anos | 80’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A paixão de Ana (En
passion, Suécia, 1969) | 35mm | 16 anos | 101’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sede de paixões
(Törst, Suécia, 1949) | 35mm | 14 anos | 84’

03 SÁB
10h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Curso: O Cinema de
Bergman com Mateus Araújo, ensaísta e professor de Cinema na ECA-USP |
180’
14h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | As Bacantes
(Backanterna, Suécia, 1993) | Exibição Digital | 14 anos | 140’
16h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Rumo à felicidade
(Till glädje, Suécia, 1950) | 35mm | 14 anos | 99’
18h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Mônica e o desejo
(Sommaren med Monika, Suécia, 1953) | 35mm | 16 anos | 96’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Cenas de um
casamento (Scener ur ett äktenskap, Suécia, 1973) | 35mm | 16 anos | Versão cinema
| 169’

04 DOM
14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O rosto (Ansiktet,
Suécia, 1958) | 35mm | 14 anos | 105’
16h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O rito (Riten,
Suécia, 1969) | 35mm | 16 anos | 72’ 18h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Através de um
espelho (Såsom i en spegel, Suécia, 1961) | 35mm | 14 anos | 89’
20h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sorrisos de uma noite
de amor (Sommarnattens leende, Suécia, 1955) | 35mm | 16 anos | 108’

05 SEG
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Tempestade (Oväder,
Suécia, 1960) | Exibição Digital | 14 anos | 91’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Curtas e Raridades |
Bergman na publicidade: comerciais (Reklamfilmer för Bris, Suécia, 1951-1953)
| O Rosto de Karin (Karins ansikte, Suécia, 1984) | No set de filmagens (On Set
Home Movies, Suécia, 2008) | Filmando Morangos Silvestres (Bakomfilm
smultronstället, Suécia, 1957) | Harald & Harald (Harald & Harald, Suécia,
1996) | Baile das ingratas (De fördömda kvinnornas dans, Suécia, 1976) |
Stimulantia (Stimulantia, Suécia , 1967) Episódio: Daniel | 35 mm e Exibição
Digital | 14 anos | 101’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Luz de Inverno
(Nattvardsgästerna¸ Suécia, 1963) | 35mm | 16 anos | 81’

06 TER
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Quando as mulheres
esperam (Kvinnors väntanI, Suécia, 1952) | 35mm | 14 anos | 103’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Gritos e sussurros
(Viskningar och Rop, Suécia, 1972) | 35mm | 14 anos | 91’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | PALESTRA |
Bergman e os atores: desejo e individualidade | Palestrante: Pedro Maciel
Guimarães (professor e pesquisador, ECA – USP/ SP) | 90’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Morangos silvestres
(Smultronstället, Suécia, 1957) | 35mm | 12 anos | 91’ 
07 QUA
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Faro, 1969 (Fårö-
dokument 69, Suécia, 1970) | 35mm | Livre | 78’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A fonte da donzela
(Jungfrukällan, Suécia, 1960) | 35mm | 14 anos | 89’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Sonata de outono
(Höstsonaten, França, Alemanha, Suécia, 1978) | 35mm | 14 anos | 99’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O olho do diabo
(Djävulens öga, Suécia, 1960) | 35mm | 14 anos | 87’

08 QUI
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Faro, 1979 (Fårö-
dokument 79, Suécia, 1979) | 16mm | Livre | 103’
17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | O ovo da serpente (The Serpent's
Egg, Alemanha, EUA, 1977) | 35mm | 18 anos | 119’ | Sessão comentada pelo
pesquisador e realizador José Ricardo da Costa Miranda Junior
19h45 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O silêncio
(Tystnaden, Suécia, 1963) | 35mm | 14 anos | 96’
21h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Face a Face
(Ansikte mot ansikte, Suécia, Itália, 1976) | Exibição Digital | 16 anos | Versão cinema |
130’

09 SEX
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O Sonho (Ett
drömspel, Suécia, 1963) | Exibição Digital | 14 anos | 105’
17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Persona (Persona,
Suécia, 1966) | 35mm | 16 anos | 85’ 19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | DEBATE:
“Montando Bergman” | Debatedores: Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
(diretores); Rita Clemente, Gustavo Werneck, Marina Viana e Rômulo Braga
(atores). | 120’
21h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | A hora do lobo
(Vargtimmen, Suécia, EUA, 1968) | 35mm | 16 anos | 90’

10 SAB
14h30 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | As melhores
intenções, de Bille August (Den goda viljan, Suécia, Dinamarca, Finlândia, França,
Alemanha, Reino Unido, Itália, Noruega, Islândia, 1992) | Exibição Digital | 14 anos |
Versão cinema | 180’
18h00 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Crianças de
Domingo, de Daniel Bergman (Söndagsbarn, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia,
Noruega, 1992) | Exibição Digital | 14 anos | 118’
20h15 INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Encontros privados,
de Liv Ullmann (Enskilda samtal, Suécia, 1996) | Exibição Digital | 16 anos | 126’

11 DOM
14h30 - INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Cenas de um
casamento (Scener ur ett äktenskap, Suécia, 1973) | Exibição Digital | 16 anos |
Versão completa – TV | Exibição dos 6 episódios com intervalo de 10’ ao final do
3º episódio | 283’
20h15 - INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Saraband
(Saraband, Suécia, 2003) | Exibição Digital | 16 anos | 107’


12 SEG
15h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Crise (Kris, Suécia,
1946) | 35mm | 14 anos | 93’ 17h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | Juventude
(Sommarlek, Suécia, 1951) | 35mm | 14 anos | 96’
19h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O sétimo selo (Det
sjunde inseglet, Suécia, 1957) | 35mm | 14 anos | 96’
21h INGMAR BERGMAN – INSTANTE E ETERNIDADE | O rosto (Ansiktet,
Suécia, 1958) | 35mm | 14 anos | 105’


28 de Março a 12 de maio de 2014
Horários vide programação
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Entrada franca
Informações: (31) 3236-7400