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domingo, 30 de abril de 2017
IV Simpósio Internacional de Barragens
Brasil e China compartilham experiências sobre barragens
Um dos resultados do acordo entre os dois países é a realização do SIBE que, em sua quarta edição, acontecerá em Belo Horizonte (MG) no mês de maio
Um acordo de cooperação técnica vem garantindo a troca de experiências entre Brasil e China no campo de barragens desde 2008. O convênio foi assinado entre o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e o Comitê Nacional de Grandes Barragens (CHINCOLD), organizações nacionais e membros do Comitê Internacional de Grandes Barragens (ICOLD). Por conta desse acordo, as edições do Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento (SIBE) são realizadas alternadamente entre os dois países. Neste ano, o IV SIBE acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de maio de 2017.
Para o vice-presidente do CBDB, Fabio De Gennaro Castro, a importância do acordo entre Brasil e China no contexto das barragens é relevante, uma vez que traz benefícios mútuos por meio da ampliação de intercâmbios em engenharia e experiência técnica sobre o tema. Isso envolve não só visitas técnicas a barragens, mas também o compartilhamento de resultados de pesquisas e a troca de documentos técnicos e relatórios. “A própria realização do Simpósio faz parte desse acordo. Trata-se de uma oportunidade enriquecedora para os dois países, que despontam no mundo pelas grandes obras de barragens”, observou Castro.
Grandes eventos
O IV SIBE é apenas um dos grandes eventos sobre barragens que estão sendo organizados pelo CBDB. A programação é composta ainda pelo XXXI Seminário Nacional de Grandes Barragens (SNGB) e o II Seminário de Gestão de Riscos e Segurança de Barragens de Rejeitos (SGBR). Os três eventos acontecerão, simultaneamente, entre os dias 15 a 18 de maio, no Hotel Ouro Minas, Belo Horizonte. Todas as informações e orientações para inscrição estão em www.cbdb.org.br/xxxi-sngb.
34º Congresso Mineiro de Municípios
Promover o debate dos desafios da gestão municipal, qualificar gestores e servidores públicos, apontar problemas vivenciados pela administração pública municipal e discutir soluções viáveis para estas questões são os objetivos do 34° Congresso Mineiro de Municípios, que acontece de 9 a 11 de maio de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte. Ao longo dos três dias de debates, serão apresentadas oportunidades de melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade e informações para fomentar o compartilhamento de conhecimento de processos e procedimentos de políticas públicas com foco na qualidade de vida da população.
Prefeitos, vereadores e servidores públicos têm espaço para discussão, troca de informações e muito aprendizado no evento que tem como tema “Cidades Criativas e Soluções”. No início da gestão municipal, é necessário e imprescindível inovar; mudar velhos conceitos e práticas, transformar os atendimentos de forma a garantir a eficácia do serviço público. Os maiores desafios dos gestores serão as perspectivas política e financeira em face da realidade pela qual passa o País. É nesse momento que o 34° Congresso Mineiro de Municípios mostra a sua força, ao apresentar aos gestores, parlamentares e servidores públicos as melhores ferramentas e caminhos a seguir. Afinal, na crise se encontram as oportunidades. Com inovação, eficiência e eficácia na gestão, as perspectivas, com certeza, serão as melhores.
- Tema: Cidades Criativas & Soluções
- Data: 9, 10 e 11 de Maio/2017
- Local: Expominas
Avenida Amazonas, 6200 – Bairro Gameleira
Belo Horizonte/Minas Gerais
BRAZIL SOLAR POWER 2017
Prepare-se! Nos dias 5 e 6 de julho de 2017, no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro/RJ, será realizada a 2ª edição do Brasil Solar Power – Conferência e Exposição. Mais uma vez, o congresso irá abordar os principais temas sobre Geração Centralizada e Geração Distribuída, reunindo autoridades e os principais nomes do setor no Brasil e no mundo!
FOMENTAR E DESENVOLVER A FONTE SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL: ESSE É O NOSSO OBJETIVO!
GERAÇÃO CENTRALIZADA
Um mercado em franca expansão e com uma das maiores perspectivas de crescimento no mundo. Afinal, a geração centralizada (projetos de larga escala) por energia solar fotovoltaica apresenta um potencial técnico de quase 30 mil GW no Brasil. Além de ser o maior mercado de energia elétrica da América Latina, o Brasil apresenta um crescimento médio da demanda de 4% ao ano e é nesse mercado que a solar FV tem a expectativa de chegar 3,3% de participação na matriz nacional, com 7GW até 2024 – fonte: EPE.
A atuação institucional da ABSOLAR junto aos governos, representando a indústria e a cadeia da FV no país, e a sólida experiência do Grupo CanalEnergia em realizar eventos e prover conteúdo sobre o setor elétrico nacional fazem com que o BSP seja principal palco da energia solar FV no Brasil. Realizado no RJ, onde ficam situados EPE, ONS, Eletrobras, Furnas, BNDES, além de empresas como ENEL, Energisa, Neoenergia, Light, entre outros grandes players do setor.
A atuação institucional da ABSOLAR junto aos governos, representando a indústria e a cadeia da FV no país, e a sólida experiência do Grupo CanalEnergia em realizar eventos e prover conteúdo sobre o setor elétrico nacional fazem com que o BSP seja principal palco da energia solar FV no Brasil. Realizado no RJ, onde ficam situados EPE, ONS, Eletrobras, Furnas, BNDES, além de empresas como ENEL, Energisa, Neoenergia, Light, entre outros grandes players do setor.
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
A Geração Distribuída tem um caráter mais regionalizado, com fornecedores e consumidores locais. O Rio de Janeiro é um dos estados que apresentam um dos maiores potenciais de geração pela fonte solar no país e já oferece incentivo de isenção de ICMS para a geração distribuída. Com isso, o estado torna-se um dos principais mercados nacionais para os players de geração distribuída por fonte solar FV.
Instaladores, integradores, EPCistas, consultorias e demais empresas irão encontrar no Brasil Solar Power o palco ideal para divulgar suas marcas, estreitar ou gerar novos relacionamentos e, é claro, FAZER NEGÓCIOS! Portanto, garanta já seu espaço na feira de negócios e sua cota de patrocínio para colocar sua marca onde ela deve estar: no evento oficial do setor fotovoltaico nacional!
Instaladores, integradores, EPCistas, consultorias e demais empresas irão encontrar no Brasil Solar Power o palco ideal para divulgar suas marcas, estreitar ou gerar novos relacionamentos e, é claro, FAZER NEGÓCIOS! Portanto, garanta já seu espaço na feira de negócios e sua cota de patrocínio para colocar sua marca onde ela deve estar: no evento oficial do setor fotovoltaico nacional!
SERVIÇO
Evento: Brazil Solar Power 2017
Data: 05 e 06 de Julho de 2017
Tipo: Feira - Aberto para profissionais da àrea
Data: 05 e 06 de Julho de 2017
Tipo: Feira - Aberto para profissionais da àrea
Forma de ingresso: Pago
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1
Cidade Nova | Rio de Janeiro | RJ
(21) 3293-6700
Enase 2017
ENASE 2017: MODERNIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DO MODELO SETORIAL
O setor elétrico vive um momento especial, caracterizado por uma ampla discussão sobre o modelo setorial que, segundo inclusive sondagem de opinião realizada durante o 13º ENASE, em 2016, demanda ajustes e aperfeiçoamentos visando, sobretudo, dar acesso ao consumidor aos recursos tecnológicos e os arranjos de mercado hoje disponíveis no mundo. O 14º ENASE, que será realizado nos dias 17 e 18 de maio de 2017, irá abordar de forma completa as propostas e desafios para modernização e evolução do modelo setorial nacional.
Mais uma vez, o principal evento político-regulatório do setor elétrico nacional irá contar com as maiores autoridades e principais executivos do setor elétrico nacional.
SERVIÇO
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1
Cidade Nova | Rio de Janeiro | RJ
(21) 3293-6700
Conferência Anual Orientada à Segurança (CAOS)
No mês de outubro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro receberá mais uma edição da Conferência Anual Orientada à Segurança (CAOS), que busca fomentar debates e conscientizar a comunidade acadêmica, e o público externo, sobre Segurança da Informação.
Esse é o terceiro ano de realização do evento, que busca inovar a cada edição, com temas atuais que estão em evidência no momento e palestrantes qualificados para aprofundar esses debates.
A CAOS é uma iniciativa da Diretoria de Segurança da Informação da UFRJ que visa a disseminação do conhecimento no âmbito da Segurança da Informação, tanto para profissionais da área como para demais interessados pelos eixos temáticos que serão abordados. Alguns deles são: Criptografia e criptoanálise, defesa cibernética, crimes digitais, evolução da segurança da informação, privacidade e anonimato computacional, entre outros.
O evento acontecerá no dia 20 de outubro, no Auditório Roxinho e no Salão Nobre do CCMN
Dia(s): 20/10/2017
Horário: 8:30 - 18:00
Horário: 8:30 - 18:00
V SINTAE
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como as demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do país, vem passando, nas últimas décadas, por um forte período de expansão de suas atividades com a ampliação dos campi e o crescimento significativo no número de alunos(as), técnicos(as) administrativos(as) em educação (TAEs) e docentes, partes formadoras da comunidade acadêmica.
Diante desse contexto e no que tange à política de gestão de pessoal da Universidade, o Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pessoal (PR4) da UFRJ, desponta, em 2013, como um espaço de reflexão sobre a produção técnico-científica e as atividades desenvolvidas no âmbito das universidades e dos institutos federais, tendo como eixos temáticos “Gestão Pública e Universidade”, “Ensino, Pesquisa e Extensão” e “Saúde e Meio Ambiente”.
Deste modo, em sua V edição, a ser realizada em 2017, a UFRJ recebe inscrições para ouvintes e também submissão de trabalhos em nível nacional, visando a compartilhar o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais dos técnicos administrativos em educação de IFES de todo o país.
O evento acontecerá de 2 à 6 de outubro, das 9h às 13h, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) no campus Fundão.
Para realizar o cadastro como ouvinte ou como expositor de trabalhos, clique em Cadastro, disponível na barra de itens acima. Após realizado o cadastro, faça o login através da opção Usuário, ao lado direito do site, clicando em Acesso.
Em caso de dúvidas sobre a submissão de resumos, por favor clique em Tutorial Para Submissão de Resumos, disponível na barra de itens acima.
O seminário esse ano muda de plataforma começando a receber inscrições e submissões do trabalho através do sistema Open Conference System (OCS). A mudança vem no sentido de aprimorar o fluxo de atividades que envolvem o preparo de um seminário.
Para maiores informações acesse o edital no site: https://conferencias.ufrj.br/index.php/sintae2017
I Congresso de Graduação em Antropologia
O I Congresso de Graduação em Antropologia visa proporcionar um novo espaço de socialização acadêmica para graduandos em Ciências Sociais. O evento busca promover o diálogo e interação entre discentes com pesquisas na área de Antropologia nos Grupos de Trabalho, analisar algumas das questões metodológicas da pesquisa etnográfica durante os Minicursos e discutir pautas relevantes à área durante as Mesas Temáticas. O evento ocorrerá nas dependências do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ) de 2 a 6 de outubro de 2017.
Dia(s): 02/10/2017 - 06/10/2017
Horário: 9:00 - 20:00
Horário: 9:00 - 20:00
MBA Gestão de RH pela Visão de Competências
O curso de MBA Gestão de RH pela Visão de Competências vem com objetivo de oferecer, um curso com a finalidade de especializar profissionais de gerenciamento de RH, dotando-os de uma visão por competências e de um ferramental avançado potencializando-os para pensar, sentir decidir e agir de forma que:
- Analisem o contexto onde se insere a organização para uma adequada formulação estratégica de recursos humanos;
- Promovam o aumento da competitividade das organizações;
- Sejam capazes de promover o gerenciamento de pessoas por competências;
- Analisem e tratem os gaps de competências organizacionais;
- Preparem programas de T&D com foco em competências;
- Estabeleçam um ambiente organizacional sadio e produtivo;
- Identifiquem oportunidades de desenvolvimento e aplicação de competências em projetos e inovações;
- Atuem como líder-coach nas relações que envolvem o desempenho individual e em equipes;
- Mobilizem pessoas e equipes em prol de um melhor desempenho e resultados;
- Atuem no gerenciamento dos diversos subsistemas de recursos humanos com foco em competências;
- Organizem sistemas de cargos e de remuneração integrada baseados em competências;
- Conheçam as diversas ferramentas de apoio à gestão de competências e;
- Identifiquem as oportunidades de analisar criticamente e de revisar os modelos de gestão de pessoas já implementados nas organizações.
Dia(s): 08/07/2017
Horário: 8:30 - 17:30
Horário: 8:30 - 17:30
Local: CT - Centro de Tecnologia
Av Athos da Silveira Ramos, 149 - Ilha do Fundão - Centro de Tecnologia
Rio de Janeiro - RJ
Av Athos da Silveira Ramos, 149 - Ilha do Fundão - Centro de Tecnologia
Rio de Janeiro - RJ
VI International Workshop on Pollutants in the Environment
Em sua sétima edição, o evento realizado desde 1994 pelo Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca, o VI International Workshop on Micropollutants in the Environment, pretende mais uma vez reunir os principais nomes, nacionais e internacionais, na área de pesquisa de micropoluentes e sua dinâmica no ambiente.
Em suas edições anteriores o evento já trouxe proeminentes pesquisadores do Japão, diversos centros de pesquisa europeus, das Américas do Sul e do Norte, e do Brasil. Nessas ocasiões foram estimulados debates e trocas de ideias sobre os tópicos e tecnologias mais recentes e inovadores sobre o tema, permitindo a transferência de conhecimento, aprendizado de novas tecnologias, além de possibilitar um contato direto de jovens pesquisadores brasileiros com experientes pesquisadores internacionais.
Destes eventos surgiram novas parcerias, projetos inovadores e oportunidades de aprimoramento de pesquisadores brasileiros em centros de excelência internacionais.
Dia(s): 04/07/2017 - 07/07/2017
Horário: O dia inteiro
Horário: O dia inteiro
Local: Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ CEP 21.941-904
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ CEP 21.941-904
10a. Semana de Nanotecnologia
10a edição deste evento multidisciplinar focado em polímeros e nanotecnologia que ocorre no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da UFRJ, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.
Nesses três dias, os participantes serão imersos em temas que tratam das propriedades versáteis e curiosas dos polímeros com a emergência da nanotecnologia como campo revolucionário da ciência e tecnologia.
Haverá mesa redonda, palestras e apresentações de poster.
Novidade deste ano: teremos Anais do evento. Publique seu trabalho! Submissão de trabalhos até dia 05 de maio de 2017.
Detalhes do evento:
Local: Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Dia(s): 23/05/2017 - 25/05/2017
Horário: 9:00 - 16:00
Av. Horácio Macedo, 2030 - Centro de Tecnologia - Bloco J - Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ CEP 21945970
3a Escola Internacional de Astrofísica do Observatório do Valongo
Anunciamos a Terceira Escola Internacional de Astrofísica organizada pelo Observatório do Valongo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV-UFRJ). A escola acontecerá entre os dias 22 e 26 de maio de 2017 e contará com quatro palestrantes de instituições internacionais apresentando seminários sobre tópicos atuais no campo da pesquisa astronômica:
I. Astrochemistry of the Interstellar Medium
Alexander Tielens (Leiden Sterrewacht, the Netherlands)
II. Evolution of Stellar Populations in Galaxies
Claudia Maraston (U. Portsmouth, UK)
III. Observational cosmology: Theory Meets Observations
Darren Croton (Swinburne University of Technology, Australia)
IV. Stellar Populations in Globular Clusters
Raffaele Gratton (INAF, Osservatorio Astronomico di Padova, Italy)
Para mais informações sobre o evento, incluindo detalhes da inscrição, acesse o seguinte link:
XXI BioSemana UFRJ
A semana de Biologia da UFRJ – BioSemana – é um evento acadêmico que reúne anualmente alunos de Graduação e Pós-Graduação do curso de Ciências Biológicas, além de estudantes do Ensino Médio interessados por Biologia e alunos de outros cursos. Essa semana consiste em cinco dias de troca de conhecimento e experiências nas áreas acadêmico-científica, educacional e de extensão, através de metodologias diversificadas e desenvolvidas pelos próprios alunos.
Atualmente, suas principais atividades são Palestras, Minicursos e Mesas-redondas. Além disso, os mais variados temas são apresentados e discutidos através dos BioDrops e apresentados por alunos na Sessão de Painéis. O Espaço BioDivulga é destinado a divulgação de ONGs e outras empresas. Temos o “Profissão Biólogo”, onde chamamos ex-alunos do IB/UFRJ que se especializaram em diferentes áreas para falar um pouco delas e, assim, mostrar o quão amplo é o mercado de trabalho para o biólogo. Por fim, ainda temos as Oficinas, que englobam atividades de todos os tipos como dança, música, fotografia, animais, etc.
IV Workshop: Theory and Practical Aspects on Solid State NMR
O IV Workshop: Theory and Practical Aspects on Solid State NMR, ocorrerá no salão nobre do Centro de Ciencias Matemáticas e da Natureza (CCMN-UFRJ) e no Laboratório Multiusuário de RMN de Sólidos Profa. Adelina Costa Neto, do Instituto de Quimica da UFRJ, no período de 12 a 13 de maio de 2017.
Os professores Melinda Duer (University of Cambridge, UK) e Robert Schurko (University of Windsor, Canada) apresentarão conferências sobre aplicações da RMN de Solidos: “Heavy mice and lighter things: using solid-state NMR spectroscopy to elucidate molecular structures in tissues”, “Solid state NMR across the periodic table”. Também estão programados mini-cursos sobre RMN de sólidos de núcleos com spin ½ e núcleos quadrupolares, teóricos (ministrados pelos profs. Duer e Schurko), e um mini-curso prático, ministrado no Laboratório de RMN de Sólidos do IQ-UFRJ.
Maiores informações, programa completo e inscrições podem ser acessadas no endereço:
Prazo de inscrição: até 05 de maio de 2017
Duvidas podem ser encaminhadas para : rsangil@iq.ufrj.br
PSYCCON
O PSYCCON, Processos Psicossociais de Consumo e Comunicação, é um projeto de extensão que integra o grupo de pesquisa composto por alunos da pós-graduação do Programa EICOS (Curso: Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) do Instituto de Psicologia e da graduação do curso de Comunicação Social da Escola de Comunicação da UFRJ.
O PSYCCON tem um caráter interdisciplinar na interação dialógica entre os saberes da Comunicação e da Psicologia, especialmente no processo da investigação mais particular da Publicidade e da Psicossociologia, respectivamente, à luz do campo da produção do consumo.
Da mesma forma, esse diálogo pode ser observado pela aproximação entre a academia e o mercado – por intermédio do setor das organizações de comunicação como espaço de atuação profissional –, através de produção de saberes por meio das pesquisas e de artigos científicos bem como da orientação de dissertação e teses (realizadas e em andamento) no PPG EICOS IP – UFRJ via grupo de pesquisa. O evento visa discutir a construção dos “kits de subjetividade” como modelagens marcárias nos processos publicitários, como sugere o título desta edição do evento.
PROGRAMAÇÃO
Workshops:
12h30 –Giselle Torres
Ecopropaganda, psicossociologia e consumo verde: refletindo os “modos de ser” na publicidade verde
14h30 – Margarete Tavares
Os aspectos psicossociológicos na produção de “kits de subjetividade” e seus reflexos na publicidade
16h30 – Rosa Vargas
Filmes, consumo e cultura-mercadoria: processos de subjetivação e produção de “kits de subjetividade” nas imagens de tabaco em filmes brasileiros
Palestras (18h às 21h):
Fred Tavares (UFRJ – ECO/IP)
Olhares interdisciplinares: Os saberes da psicossociologia e da publicidade na produção dos “kits de subjetividade”
Guilherme Nery (UFF – Programa de Pós-graduação Mídia e Cotidiano)
Publicidade e subjetividade: as marcas ontofóricas
Patrícia Burrowes (UFRJ – ECO)
A criação de estilos de vida e o consumo de marcas através da publicidade online e offline
Marcos Alexandre (FACHA)
Psicologia e Comunicação: interfaces, processos e provocações
José Luiz Vaz (Agência 3)
Processo de produção dos “kits de subjetividade” nas campanhas publicitárias: pensando e praticando
Flávio Medeiros (Clube de Criação)
A ética na publicidade: uma estética de modelagem marcária?
sábado, 29 de abril de 2017
Conferência Ethos 360°
Segunda edição da Conferência Ethos 360° acontece em 1º de junho no Rio de Janeiro
Evento vai abordar os efeitos da crise no Brasil e na capital fluminense, por meio de 20 atividades simultâneas ao longo de oito horas de programação
O Instituto Ethos promove a Conferência Ethos 360° no dia 1° de junho, no Rio de Janeiro. Em sua segunda edição na cidade, o evento vai discutir os efeitos que a crise política e econômica trouxe para a capital fluminense e para o país.
Ao longo de oito horas, 20 atividades simultâneas serão promovidas em três palcos. Gestores, empreendedores e especialistas de diferentes setores vão dialogar sobre combate à corrupção, diversidade, economia e mudanças climáticas, entre outros temas relevantes para a agenda de recuperação dos negócios e do desenvolvimento sustentável no país.
”O evento é um momento ímpar”, comenta o presidente do Instituto Ethos, Caio Magri. “O encontro entre diversos atores propicia diálogos de alto nível, propostas inovadoras e compromissos em direção a um futuro mais sustentável e justo”, completa.
A programação completa será divulgada em breve.
A Conferência Ethos 360° é uma realização do Instituto Ethos. Patrocínio Bronze: Repsol Sinopec Brasil e SulAmérica. Rede de hotéis oficial: AccorHotels.
SERVIÇO:
Conferência Ethos 360° Rio de Janeiro
Quando: 1º de junho de 2017;
Onde: Centro de Convenções SulAmérica (Avenida Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova), no Rio de Janeiro;
Instituto de inovação busca startups no Brasil
O CESAR, instituto de inovação localizado no Porto Digital, no Recife, está com chamada aberta para startups interessadas no seu programa de aceleração, o CESAR.LABS. A iniciativa é voltada para startups de setores como saúde, serviços financeiros, água, energias sustentáveis, entre outros, e as inscrições poderão ser realizadas até o dia o 2 de junho.
Com a duração de 9 meses, o programa de aceleração é executado pela equipe de empreendedorismo da instituição, além de contar com consultorias das equipes de negócios e engenharia que atuam no CESAR. São mais de 400 profissionais com conhecimentos em áreas de tecnologia como IoT, robótica, desenvolvimento de software, testes, segurança, Design Thinking e UX, bem como nas áreas de vendas, canais e marketing - todas essas competências podem ser acessadas pelas startups aceleradas no programa.
Outro diferencial desta chamada é que as startups irão atuar junto às empresas que fazem parte do Corporate Partners, programa criado pelo CESAR.LABS para aproximar startups e empresas maduras, que trazem, além de capital, acesso a rede de relacionamentos, clientes potencias e conhecimentos específicos de determinadas verticais de mercado.
“Já aceleramos oito startups, sendo quatro delas de hardware e quatro de software. Três delas estão indo muito bem, já tendo, inclusive, recebido novas rodadas de investimento. Uma das startups passou de faturamento zero ao seu ponto de equilíbrio em menos de 6 meses, com previsão de faturamento de R$ 5 milhões em 2017, seu terceiro ano de vida”, contou Filipe Pessoa, Executivo Chefe de Empreendedorismo do CESAR.
O programa, que poderá também ser executado remotamente, investe até R$ 200 mil por startup, sendo que metade dos recursos em serviços de valor agregado para o desenvolvimento das startups e a outra parte em capital financeiro.
Startups poderão atuar em diferentes áreas
Serão selecionadas até 8 startups para aceleração, preferencialmente, alinhadas com as áreas de interesse dos parceiros corporativos do CESAR.LABS. Um deles é a PROCENGE, empresa de tecnologia da informação, com 45 anos de mercado e especializada em soluções de gestão integradas, abrangendo desenvolvimento, implantação, consultoria e treinamento. As startups selecionadas para receber investimento deste parceiro deverão atuar nas áreas Saúde Suplementar, Gás Natural, Saneamento.
Outro parceiro do programa é a Neurotech, pioneira no Brasil no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial para todo o ciclo de decisão em operações de crédito, cobrança, risco e fraude, sempre conectando dados com inteligência por um futuro mais previsível. Aqui, o foco será em startups que atuem em Advertising Tech e Fintech.
O terceiro parceiro corporativo é a URJA SOCIAL, um grupo de empreendimentos sociais que une tecnologia da informação, logística e bem-estar. Neste caso, as selecionadas deverão atuar nos segmentos de Águas e Energias Sustentáveis.
É importante destacar que startups que atuam em outras verticais também podem ser contempladas, já que o CESAR.LABS conta com uma rede de investidores-anjo dispostos a investir em boas oportunidades independentemente do setor de atuação.
Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas por aqui: http://www.cesarlabs.com/. Os interessados têm até o dia 2 de junho para se escreverem no programa.
I Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres
O principal objetivo do Workshop é discutir a estratégia brasileira para alcançar as metas do Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030 no contexto de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em gestão de riscos e respostas a desastres. O Workshop visa ainda articular parcerias de pesquisa com grupos de outros países para estudos multidisciplinares abordando risco de desastres, especialmente em América Latina e o Brasil, além de desenvolver capacidades locais para a construção de bancos de dados de ocorrência de desastres.
Os palestrantes convidados apresentarão, nas mesas-redondas, o estado da arte em Gestão de Risco de Desastres (GRD) nos seus países, bem como conhecimentos sobre bancos de dados de ocorrência de desastres socioambientais. Também haverá Grupos de Trabalhos, com vagas limitadas, que abordarão os seguintes tópicos:
1) Pesquisa em Risco de Desastres e Indicadores de Risco;
2) Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030; e
3) Treinamento em Bases de Dados Sobre Ocorrência de Desastres.
OBJETIVOS DOS GRUPOS DE TRABALHO
GT 1. PESQUISA E INDICADORES DE RISCO (vagas limitadas)
O objetivo deste eixo temático é debater os desafios do conhecimento em gestão de risco e desastres no Brasil, em especial sobre as diretrizes para preparação das bases conceituais dessa temática no país, em especial no contexto da estratégia nacional a ser adotada em resposta aos compromissos assumidos em Sendai, Marco de Ação 2015-2030, e ratificadas na Plataforma Regional, Montreal 2017.
Objetivos
- Questionar e propiciar o debate sobre gestão de risco de desastres, desde a perspectiva sistêmica-holística que integre as contribuições de todos os setores do conhecimento e da sociedade;
- Avaliar as metodologias atualmente difundidas no país para levantamento, sistematização e disponibilização de dados sobre ocorrências de desastres, assim como as estratégias metodológicas de construção de indicadores de risco;
- Discutir as causas de fundo dos desastres, com vistas à construção de uma base conceitual voltada ao planejamento do território sustentável que inclua estratégias efetivas de participação integrada de todos os setores da sociedade;
- Promover a discussão sobre estratégias de comunicação entre o setor acadêmico e todos os demais setores da sociedade, de forma a facilitar a integração de conhecimentos sobre risco a noção do conceito de risco aceitável, conceito que é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de gestão do risco de desastre em todas as escalas; e
- Avaliar as estratégias do setor educativo na disseminação, integração e apropriação do conhecimento em risco de desastres em escolas e universidades do país.
GT 2. MARCO DE SENDAI (vagas limitadas)
O objetivo deste eixo temático é discutir os principais aspectos das metas e prioridades de ação pautadas em Sendai, Marco de Ação 2015-2030, assim como as estratégias do setor de pesquisa e do setor governamental para alcançá-las.
Objetivos específicos:
- Discutir os resultados das Plataformas Regional (Montreal) e Global (Cancun) em redução de risco de desastres (RRD) e os próximos passos da estratégia brasileira sobre o tema;
- Discutir os desafios para a consolidação da gestão integrada de riscos e desastres no contexto brasileiro;
- Gerar propostas para subsidiar o aprimoramento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres.
GT 3. TREINAMENTO EM BANCOS DE DADOS DE DESASTRES (vagas limitadas)
Em Sendai, abril de 2015, os 187 países signatários do Protocolo se comprometeram em desenvolver indicadores de risco e bancos de dados de desastres em escala nacional e resolução local. Espera-se que, nos próximos anos, novos bancos de dados sejam criados e disponibilizados, e sejam planejadas estratégias de manutenção e atualização dos existentes já disponíveis. Nesse contexto, este eixo temático tem como objetivo estabelecer uma rede de cooperação nacional, entre os representantes de diversos setores sociais, para a composição, atualização, análise e divulgação de bancos de dados de desastres que possam subsidiar pesquisas e a formulação de indicadores de riscos no Brasil.
Objetivos específicos:
- Discutir com os especialistas nacionais e internacionais as premissas para a elaboração bancos de dados de desastres do Brasil;
- Promover o desenvolvimento de capacidades para documentação e sistematização de dados sobre ocorrência de desastres;
- Promover a discussão concernente à relevância para à pesquisa sobre ameaças, vulnerabilidades e riscos, de documentar e sistematizar as perdas por desastres em bancos de dados (históricos, prospectivos e cotidianos); e
- Discutir prioridades associadas levantar dados sobre ocorrência de desastres em escala local, âmbito municipal, isto é, documentar as perdas em esta escala (detalhada) com vistas à contribuir para o desenvolvimento de indicadores de risco de desastres em todas as escalas.
SESSÃO ESPECIAL “Ciência, Riscos e Desastres” – Chamada de Trabalhos Científicos (vagas limitadas)
Os participantes do BRAHVE terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos de pesquisa como apresentação oral e/ou em sessão de pôster. Os resumos dos trabalhos, com até 200 palavras, deverão ser encaminhados ao comitê avaliador até o dia 10 de maio, através do link. Em caso de dúvidas, escreva um e-mail para: workshop.brahve@gmail.com
A comunicação dos trabalhos aceitos será feita até dia 15 de maio. Os eixos temáticos dessa sessão incluem:
- Ameaças e vulnerabilidades socioambientais no Brasil;
- Métodos e/ou modelagem para avaliação dos riscos e de impactos de desastres;
- Planejamento, gestão e governança dos riscos;
- Educação e comunicação para prevenção de riscos de desastres.
Orientações sobre apresentação oral:
Os participantes selecionados para apresentação oral terão 10 minutos para relatar os resultados da pesquisa. Haverá datashow para exposição.
Orientações sobre o pôster:
- Dimensões: 90cm (largura) x 120cm (altura)
- Legibilidade e recursos: o texto do pôster deverá ser legível a uma distância de, pelo menos, 2 metros. Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público
Não é obrigatória a impressão em plotter (poderá ser impresso em vinil ou papel). No entanto, deverá possuir cordão na parte superior para fixação. - No pôster deverá constar:
– Título idêntico ao do resumo submetido.
– Nomes dos autores (os mesmos do resumo submetido) e instituições
– Dados da pesquisa: introdução, metodologia, resultados e conclusões. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas e gráficos possíveis.
– Agência de fomento: informar se houver
– Nomes dos autores (os mesmos do resumo submetido) e instituições
– Dados da pesquisa: introdução, metodologia, resultados e conclusões. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas e gráficos possíveis.
– Agência de fomento: informar se houver