Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Rede internacional de universidades de Ciências Sociais é lançada em Roma

O diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), professor Celso Castro, participou da conferência inaugural da Social Sciences Universities Network (SSUN), realizada em Roma, nos dias 4 e 5 de novembro. A SSUN foi criada pelas Luiss University in Rome e Renmin University of China com o objetivo de promover a cooperação entre universidades na área de Ciências Sociais.
A proposta da rede é atuar em diferentes frentes, como pesquisa científica, inovação acadêmica, programas de intercâmbio e formulação de políticas. Por meio dessa iniciativa, acredita-se que as universidades participantes atuarão ativamente na governança global e se tornarão destaques no Ensino Superior em Ciências Humanas e Sociais.
Dentre as dezenas de instituições presentes na conferência inaugural, a FGV agora compõe a rede juntamente a universidades como Sciences Po, El Colegio de México, European University Institute, King’s College e University of Ghana.

Livro aborda obra do caricaturista Belmonte e sua atuação nos anos 1920

Temas como relações de gênero, feminismo, machismo, moda, androgenia, obsessão pelas aparências e fragmentação social, entre outros, apesar de remeterem à atualidade, eram abordados por cartunistas em diversas revistas dos anos 1920, década marcada por provocações e enfrentamentos sociais inéditos. Em “Belmonte: caricaturas dos anos 1920”, Marissa Gorberg analisa a obra do cartunista e aponta as possíveis conexões entre traços biográficos e sua produção artística. Publicado pela FGV Editora, o livro será lançado no próximo dia 28 de novembro pela autora na Livraria da Travessa do Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290. Leblon, Rio de Janeiro).
Após a I Guerra Mundial (1914-1918), o período convencionado como belle époque (1898-1914) ficara para trás, e os anos 1920 despontavam com provocações e enfrentamentos inéditos. A imprensa periódica se afirmava como lugar privilegiado de construção de um mundo em ebulição. Nesta obra, publicada em comemoração ao centenário dessas produções dos loucos anos 1920, a autora situa Belmonte no espaço do movimento modernista e identifica o personagem como um “fotógrafo” do cotidiano que, com seu olhar crítico, distorce, acentua traços com o intuito de fazer ver, de possibilitar alguma identificação e, principalmente através da ironia, assumir uma posição crítica.
Seus personagens e assuntos emergiam do cotidiano, exibindo e criticando comportamentos de forma leve e clara, com poder de síntese, capazes de alcançar o leitor comum que conseguia identificar em sua vida situações similares. Até por isso, crônicas e caricaturas demoraram muito a ser aceitas e valorizadas no mundo acadêmico, o que já não ocorre mais.
A análise da produção de um artista intelectual paulistano no Rio de Janeiro também exigiu da autora uma leitura mais focada na então capital da República e todas as mudanças ocorridas na cidade naquele período, já que tratava do cotidiano de uma metrópole cosmopolita, ou que se pensava como tal, em estilo de vida, modos e costumes de sua elite.
Nesta obra, os retratos oferecidos por Belmonte podem ajudar a esclarecer muitos aspectos da história social brasileira, flagrados pelo filtro da perplexidade que colocava em questão certas práticas e acontecimentos da época.
Para mais informações sobre o lançamento, acesse o site.

“Venezuela – da crise ao conflito: implicações para a região”, com o jornalista e escritor Leonardo Coutinho


         A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convida para a conferência “Venezuela – da crise ao conflito: implicações para a região”, com o jornalista e escritor Leonardo Coutinho, a ser realizada em 4 de dezembro, às 10 horas, no auditório do Instituto Rio Branco.

      Coutinho é autor do livro  Hugo Chávez – o espectro: como o presidente venezuelano alimentou o narcotráfico, financiou o terrorismo e promoveu a desordem global,  resultado de anos de jornalismo investigativo, mais de cem entrevistas e milhares de páginas de documentos oficiais, públicos e classificados.

        Conheça mais sobre o estado-narco venezuelano e as consequências que o "socialismo do século XXI" provocaram não somente na Venezuela, como na região e no mundo.


Prêmio Hugo Werneck 2019


O jornalista Hiram Firmino, diretor da Revista Ecológico, e o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, têm o prazer de convidar V.Sa. para a cerimônia de entrega do "X Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza", a ser presidido pelo Govenador de Minas, Romeu Zema.

Data: 2 de dezembro de 2019, segunda-feira
Coquetel receptivo: 18h às 19h
Solenidade de premiação: 19h15
Local: Sala Minas Gerais - Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto, BH

Convites limitados, com direito a um acompanhante.
Para evitar congestionamento, vá de táxi.
Opção de estacionamento: Royal Park, entrada Rua Alvarenga Peixoto, 2030.

Favor confirmar presença pelo telefone (31) 3481-7755 ou pelo e-mail:
convite@premiohugowerneck.com.br
Mais informações: (31) 3481-7755 -  www.premiohugowerneck.com.br

sábado, 23 de novembro de 2019

Workshop Urban Planning, Clean Energy and Resilience

FGV CERI
As edificações são essenciais para alcançar a transição climática. Sem descarbonizar esse setor por meio da rápida implementação de soluções de baixo consumo de energia e eficiência energética, não será possível alcançar os Objetivos do Acordo de Paris. Esse workshop organizado pela Agência Internacional de Energia (IEA), Global Alliance for Buildings and Construction e o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA) no Rio de Janeiro servirá como um fórum para avançar o diálogo sobre edifícios e construções sustentáveis na América Latina.

O objetivo deste workshop é apresentar os avanços do roadmap da América Latina, coletar feedback e procurar maneiras de torná-los o mais impactante possível na transformação do setor de construção civil. Será dada atenção a três das oito áreas estratégicas do Roteiro: planejamento urbano, energia limpa e resiliência.

Por meio de discussões e contribuições coletivas conduzidas pelos participantes, perguntamos aos participantes: estamos indo na direção certa? O que pode ser melhorado? O que está faltando? Como tornamos o roteiro regional mais impactante?"
INSCREVA-SE
informações
Footer

International Energy Agency's Renewable Energy Market Report 2019

FGV CERI
The report analyses the role of renewable energy across the entire energy system – including the electricity, heat and transport sectors – and provides forecasts for the period from 2019 to 2024 with a new in-depth focus on distributed solar PV. The presentation of the main findings of the report will be followed by a panel discussion with representatives from the Brazilian energy sector.

Keynote speaker
• Heymi Bahar - Senior Analyst and Project Manager of Renewables Report - IEA

Speakers
• Danilo Gusmão - CEO - CEMIG
• Elbia Gannoum - CEO - Abeeólica
• Giovani Machado - Director of Energy Economics and Environmental Studies - EPE
• Joisa Dutra - Director of the Center for Studies in Regulation and Infrastructure - FGV CERI
• Marcio Trannin - CEO - Sunco Capital
SUBMIT
informações
Footer

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

FGV promove workshop sobre private equity, venture capital e investimentos em startups

A FGV Educação Executiva realiza, no dia 2 de dezembro, das 8h30 às 13h30, em São Paulo, um workshop sobre o mercado de private equity, venture capital e investimentos em startups. O objetivo é debater o crescimento e desenvolvimento do país a partir dos investimentos em startups, inovação, venture capital e private equity. O evento será realizado no auditório FGV 9 de Julho (Rua Itapeva, 432. Bela Vista, São Paulo).
O evento reunirá em um mesmo ambiente investidores, gestores de private equity e venture capital, corporações interessadas em inovação, conselheiros e executivos de fundos de pensão, formuladores de políticas públicas, consultores, advogados, fundadores de startups e demais interessados no tema.
O workshop será dividido em quatro painéis: Alocação pelos LPs em Venture Capital e Private Equity: Desafios e Oportunidades; Investimentos de Private Equity; Inovação, Venture Capital, Private Equity e a Revolução nos Negócios Tradicionais; e Venture Capital e Investimentos em Startups.
Participam grandes nomes do mercado como: Eric Acher (sócio da Monashees); Luís Ricardo Martins (presidente da ABRAPP); Luiz Chrysostomo (sócio da NEO Investimentos e Diretor da ANBIMA); Carlos Garcia (sócio da Itajubá Investimentos); Alexandre Saigh (sócio da Patria Investments); Cristiano Lauretti (sócio da Kinea Private Equity); Mario Malta (sócio da Advent International); Priscila Rodrigues (sócia da Crescera Investimentos); Luiz Maia (sócio Brookfield); Anderson Thees (sócio Redpoint eventures); Frederico Pompeu (sócio do BTG Pactual e head da BoostLab); Rafael Padilha (diretor do Bradesco Private Equity & Venture Capital);  Cláudio V. Furtado (presidente do INPI); Fernando Wagner da Silva (sócio da Crescera Investimentos); Izabel Gallera (sócia da Canary); Laura Constantini (sócia da Astella Investimentos); Pedro Oliveira (senior investment officer da Kaszek Ventures); e Maria Rita Spina Bueno (diretora executiva dos Anjos do Brasil).
O encontro também vai marcar o lançamento do MBA em Private Equity, Venture Capital e investimento em Startups, que recebe inscrições para sua primeira turma, com início das aulas previsto para março de 2020.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Seminário debate governança inovadora para crescimento dos países do BRICS

Com a proposta de debater a “Governança Inovadora para o Crescimento na Nova Era”, o Núcleo de Estudos Brasil-China da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), o Centro de Economia Mundial (FGV CEM) e a Academia de Estudos sobre a China Contemporânea o Mundo (ACCWS) realizaram o “Seminário BRICS sobre Governança 2019”.
O evento contou com participação de especialistas e representantes dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e discutiu temas como “economia digital e crescimento impulsionado pela inovação”; “defesa do multilateralismo e abertura para um futuro melhor” e “desenvolvimento centrado nas pessoas e na cooperação internacional por um mundo melhor”.
“Há desafios dentro do próprio BRICS a serem enfrentados tais como o comércio intra-BRICS onde a China ainda exerce uma preponderância significativa no comércio bilateral com cada um dos países do bloco. E há também muitas oportunidades diante, sobretudo, das possibilidades geradas pelas novas tecnologias e pela ampliação do intercâmbio entre os povos dos países BRICS. Neste quesito, são muito bem-vindos os diversos fóruns que se realizam nos meses anteriores à própria Cúpula, tais como este Seminário de Governança, bem como o BRICS Legal Forum que se realizou no Rio algumas semanas atrás”, destaca o coordenador do Núcleo Brasil-China, professor Evandro Carvalho.
Além do professor Evandro, o evento contou com a participação do Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz; do Subchefe do Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista da China, Liang Yanshun; e do Cônsul Geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang. Também participaram do seminário o diretor Internacional da FGV, professor Bianor Cavalcanti; o diretor da FGV Direito Rio, professor Sérgio Guerra, e o presidente do Comitê de Cooperação Empresarial (FGV CCE), João de Luca.
Este seminário sucede o 2nd BRICS Seminar on Governance 2018, realizado em Johanesburgo (Áffrica do Sul). A edição brasileira do evento possibilitou a ampliação da participação de think tanks e universidades brasileiras nesta rede de cooperação.
O evento foi realizado em 28 de outubro e antecedeu a Cúpula dos BRICS, que reuniu os presidentes dos cinco países que compõem o bloco nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília. O professor Evandro Carvalho fez uma análise desse encontro, publicado no site.

RioMarket 2019

RioMarket 2019

Inscrições abertas para o RioMarket, área do Festival do Rio voltada ao mercado audiviovisual

Workshops, seminários, rodadas de negócios e debates reunirão importantes nomes do setor, de 9 a 15 de dezembro
                                                                     

Área de Negócios do Festival do Rio, o RioMarket 2019, que acontecerá de 9 a 15 de dezembro, está com inscrições abertas. Renomados profissionais de toda a cadeia produtiva do audiovisual ministrarão workshops e seminários e participarão de debates e rodadas de negócios no Rio Othon Palace, em Copacabana. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.

O RioMarket tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais conceituados e novos produtoresproporcionando oportunidades de negócios e capacitação para todos os atores do mercado. Diretores, produtores, roteiristas, técnicos, advogados e outros profissionais da indústria audiovisual debaterão temas como: tendências do mercado, lesgislação, ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, entre outros.

Na programação de workshops, já estão confirmados nomes de peso como os roteiristas Marçal Aquino e Fernando Bonassi, autores das séries de TV "O Caçador", "Força Tarefa" e "Supermax", e Tônio Carvalho, diretor artístico à frente da Oficina de Atores da TV Globo. A Facens –primeira instituição de ensino superior brasileira - na área de inovação – ficará responsável pelo workshop de desenvolvimento de games.

Os seminários levarão ao público o que há de mais atual em relação aos assuntos pertinentes ao mercado. Modelos de negócios multiplataforma, regulamentação de VOD, formatos de conteúdo, o comportamento do consumidor, inovações tecnológicas, realidade virtual, publicidade, licenciamento e pirataria serão alguns temas abordados nos paineis.

As Rodadas de Negócios, uma das atrações mais concorridas do evento, também estão confirmadas na edição 2019. Executivos dos principais canais e plataformas estarão disponíveis para conhecer novos projetos, trocar experiências e realizar negócios.

Confira a programação completa em www.riomarket.com.br

Seminário Instrumentos e Estratégias de Hedge Inseridos no atual Panorama Econômico

Este seminário visa apresentar as alternativas e as estratégias de proteção existentes no mercado financeiro e de capitais brasileiro contra os riscos de oscilações indesejáveis da paridade cambial, das mercadorias e das taxas de juros, assim como objetiva demonstrar os mecanismos que podem ser adotados contra as perdas financeiras e patrimoniais, em alguns casos, irreparáveis.
Público Alvo: Presidentes, diretores e gerentes financeiros de empresas, economistas, administradores, traders, diretores e gerentes de compras e de vendas das empresas, executivos que atuam com o comércio exterior, operadores de mercado, analistas e profissionais de investimentos, e demais agentes do mercado financeiro e de capitais.
No Seminário sobre Instrumentos e Estratégias de Hedge que ocorrerá no dia 27/11/2019 em São Paulo, está confirmada a presença do Diretor de Política Monetária do Banco Central, Sr. Bruno Serra Fernandes, que falará sobre Perspectivas da Economia Brasileira. Acesse www.seminarioempresarial.com.br e veja o programa completo.
Abertura: Lucy Souza – Presidente da APIMEC-SP
Moderadores: Nilton Belz e Harold Thau
Programa
1° Workshop: Economia Brasileira e Mundial – das 9:00 às 10:40 horas
  • Perspectivas da economia brasileira: Balanço de pagamentos; Investimentos estrangeiros; Paridade cambial; Risco Brasil; Taxas de juros.
  • Cenário prospectivo da economia mundial, das moedas, dos juros internacionais e das commodities.
Palestrante: BRUNO SERRA FERNANDES – Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil (BCB)
Palestrante: FERNANDO M. GONÇALVES – Superintendente de Pesquisa Econômica do Itaú Unibanco
Bloco de Perguntas e Respostas – das 10:20 às 10:40 horas
Coffee Break – das 10:40 às 11:00 horas
2° Workshop: Hedge de Taxa de Juros – das 11:00 às 12:40 horas
  • Motivações para operar derivativos de juros; Principais players do mercado e diferenciação de hedge; Especulação e arbitragem com derivativos de juros; Imunização de carteiras de crédito via derivativos de juros; Duration; Margens e garantias.
Palestrante: RAFAEL PASCHOARELLI – Professor de Finanças da USP
  • Panorama atual; Taxa meta Selic e taxas futuras de juros; Motivações para operar derivativos de juros; Hedge das operações e carteiras (bolsa e balcão).
Palestrante: LUCIANO DIAFÉRIA – Superintendente de Produtos de Tesouraria do Banco ITAÚ BBA
Bloco de Perguntas e Respostas – das 12:20 às 12:40 horas
3° Workshop: Hedge Cambial – das 14:00 às 15:40 horas
  • Conceito e razões para efetuar hedge cambial; Evolução e volatilidade do mercado de câmbio no Brasil; Políticas de gestão do risco cambial; Identificação das exposições em moeda estrangeira; Instrumentos derivativos no mercado nacional (bolsa e balcão).
Palestrante: PAULO FRALETTI – Professor de Finanças na FGV/EAESP e no Insper. Consultor em Gestão de Riscos
  • Painel: Políticas de gestão de risco e hedge cambial na prática.
Mediador: GABRIEL ROMBENSO – Superintendente de Mesa de Operações do Banco ITAÚ BBA
Convidados: empresas atuantes no mercado
Bloco de Perguntas e Respostas – das 15:20 às 15:40 horas
Coffee Break – das 15:40 às 16:00 horas
4° Workshop: Hedge de Commodities – das 16:00 às 17:40 horas
  • Hedge no mercado de commodities; Conceito e formas de operacionalização; Liquidez x risco de base de contratos futuros; Tributação nas operações de hedge de commodities; Particularidades no mercado local e off-shore.
Palestrante: LUIS CLÁUDIO CAFFAGNI – Sócio da Call Desenvolvimento (consultoria em estratégias de hedge)
  • Painel: O mercado para hedge de commodities.
Mediador: RENATO COLLAÇO – Superintendente de Mesa de Operações do Banco ITAÚ BBA
Convidados: B3 e empresas atuantes no mercado
Bloco de Perguntas e Respostas – das 17:20 às 17:40 horas
Data: 27 de Novembro de 2019
Credenciamento e Welcome Coffee: a partir das 8:20 horas. Início: 9:00 horas
Local: auditório do CIEE-SP (Endereço: Rua Tabapuã 469 – Itaim Bibi – São Paulo – SP)
Informações e inscrições: www.seminarioempresarial.com.br / Tel.: (11) 3107-1571

Mesa redonda debate estudo sobre Diplomacia Alimentar no próximo dia 26



O estudo, idealizado pelo Instituto Escolhas, faz um mapeamento de organismos internacionais de regulação da produção e comércio de alimentos
Mapear a atuação brasileira junto aos organismos multilaterais que regulam a produção e o comércio internacional de alimentos, identificando as principais pautas, os atores envolvidos, seus posicionamentos e as possibilidades de atuação da sociedade civil. Esses são alguns dos destaques do estudo “Diplomacia Alimentar: o Brasil e a arena internacional que regula a produção e a comercialização de alimentos”, que está sendo elaborado pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES) para o Instituto Escolhas.
O estudo, em desenvolvimento pelos pesquisadores Leane Cornet Naidin, Pedro da Motta Veiga, Sandra Polónia Rios (CINDES), será debatido no próximo dia 26 de novembro, a partir das 14h, em uma mesa redonda na sede do CEBRI, no Rio de Janeiro.
Confira a programação completa no link
Inscreva-se aqui

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Seminário Perspectivas e Desafios para a Infraestrutura Brasileira

A Fundação Getulio Vargas promove, no dia 25 de novembro, das 9h às 17h, o seminário Perspectivas e Desafios para a Infraestrutura Brasileira. O objetivo do evento que reunirá autoridades, juristas e especialistas é apresentar um panorama geral dos projetos de infraestrutura para o país, abrangendo temas como investimento no setor, regulação e conservação.
Durante o encontro, que será realizado no Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186. Botafogo, Rio de Janeiro), serão discutidas as medidas necessárias para suprir as necessidades da infraestrutura nacional, propostas existentes e desafios na contratação de obras, assim como a urgente necessidade em manter a rede logística do país.
O seminário será organizado em três painéis: O ambiente regulatório e os investimentos em infraestrutura; A retomada de obras paralisadas e os ajustes necessários nas regras licitatórias; e Conservação e manutenção da infraestrutura existente.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

FGV IBRE - Jornal O Estado de S. Paulo | I Seminário Produtividade e Reformas


A produtividade é uma medida da eficiência com que os fatores de produção de uma empresa, setor ou país são utilizados. Do seu aumento contínuo depende o crescimento das nações e os níveis de bem-estar presente e futuro. Logo, é preocupante o fato de que o Brasil não tem tido um bom desempenho nessa área, seja em termos absolutos, seja comparado a outros países, ou mesmo ao nosso desempenho em meados do século XX.
O crescimento econômico brasileiro só será possível com a melhora da produtividade. De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, nos últimos 37 anos - de 1982 a 2018 - a produtividade do trabalho por hora trabalhada cresceu apenas 0,4% ao ano, bem abaixo do crescimento observado nos EUA de 1,6% ao ano, segundo dados do Conference Board.
Com esse pano de fundo, o IBRE e o jornal O Estado de S. Paulo, convidam para o I Seminário Produtividade e Reformas, cujo objetivo é fornecer ferramentas para uma maior compreensão do tema e discutir reformas que possam aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento.
Na ocasião será lançado o site Observatório da Produtividade, que reunirá uma ampla base de dados sobre produtividade para a economia brasileira, e que contribuirá com informações para o debate sobre o tema, com o objetivo de se tornar uma referência no país e no exterior.

 


Braztoa Desvenda

 

Nesta quinta-feira (21), a Velle Representações oferece Oficina Gastronômica durante a Braztoa Desvenda. Com o intuito de levar um pouco da experiência oferecida pelos roteiros do rio Danúbio aos participantes, Cecília Padilha, ex-MasterChef Brasil, vai preparar o tradicional prato alemão pretzels com salsicha e mostarda. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas  aqui.
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo/SP
(ao lado da estação Sumaré do metrô).

Cozinha Experiência | Horários 

14h30 às 15h00 - Oficina com Cecilia Padilha
16h30 às 17h00 - Oficina Cecilia Padilha

Wired Festival Brasil 2019

Wired Festival Brasil 2019 reúne no Rio nomes nacionais e internacionais para inspirar e fazer pensar presente e futuro
Evento referência em tecnologia e inovação acontece no próximo dia 29, na Cidade das Artes

A quinta edição do Wired Festival Brasil retorna à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, em data única, dia 29 de novembro, com temas sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro. Realizado pelo jornal O GLOBO e as Edições Condé Nast, o evento conecta profissionais nacionais e internacionais por meio de talks, palestras, workshops e experiências para inspirar e fazer pensar presente e futuro.
Com assuntos variados que vão das tendências da cultura pop às deepfakes, o público é convidado a participar de uma programação provocadora que inclui espaço para diversas experiências disruptivas e tecnológicas.
Dentre os palestrantes confirmados estão nomes internacionais como o das americanas Sana Amanat, editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da nova estética dos quadrinhos da Marvel; e Célia Hodent, PhD em Psicologia e especialista em interface de usuário em games, que trabalhou no desenvolvimento do jogo de sucesso Fortnite; o do holandês Arnold van Huis, professor da Universidade de Wageningen, que defende a inclusão de insetos na alimentação; e do inglês Gareth Nettleton, vice-presidente de marketing do Strava, um serviço de inteligência que contribui para otimização da mobilidade urbana.
Já entre os especialistas nacionais, destaque para Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev e um dos idealizadores do CreativeX, primeira premiação do festival Wired no país; Erick Brêtas, diretor de Produtos & Serviços Digitais do Grupo Globo; Fernanda Lobão, CEO da Final Level, que vai contar como transformar videogames em estilo de vida; Guilherme Melles, responsável pelo perfil Quebrando o Tabu; Tai Nalon, do Aos Fatos; e Sônia Bridi, da TV Globo; que irão debater sobre fake news e a era da desinformação; Silvana Bahia, da PretaLab, que irá integrar um papo sobre algoritmos, oportunidades e racismo; Hasani Damazio, criador da rede afroempreendedora Afropolitan Station; Ricardo Leite, diretor-geral no Brasil da BlaBlaCar, a maior plataforma global de viagens compartilhadas; entre outros.