Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

II Seminário Tecendo a Rede de Proteção


Com a presença da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a Fundação para Infância e Adolescência (FIA/RJ ) realizou , nesta  terça feira 17 de maio, das 8h30 às 17h30, no auditório do BNDES, na Avenida Chile 100, Centro , o “2º Seminário Tecendo a rede de Proteção”. Essa atividade faz parte da “Semana Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que acontece entre os dias 16 e 20 de maio de 2011.
O seminário tem como tema central “ O Enfrentamento da Violência Sexual na Construção da Política Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal.
“Todo esforço que pudermos fazer para proteger nossas crianças é fundamental. O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é um dever de todos, e quanto mais pudermos discutir a questão, buscando soluções, e conscientização as pessoas melhor. Temos trabalhando incessantemente para isso aqui no Estado. Exemplo disso foi a campanha de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes que fizemos durante o Carnaval, em diversos pontos do Estado e o Comitê de Proteção às Crianças e Adolescentes, que criamos durante a tragédia de janeiro na Região Serrana, para evitar abusos contra os menores e garantir que estes ficassem sempre sobre a guarda de algum parente”, afirma o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.
A Fundação para a Infância e Adolescência FIA-RJ, é um órgão da administração indireta do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
Sua missão é a de colaborar na formulação de políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência, bem como implementar e articular serviços e ações de proteção social, de natureza especial, no âmbito da média e alta complexidade, essencialmente voltados para crianças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados e ou ameaçados. Atualmente, a FIA atende a cerca de 16.500 crianças e adolescentes em seus programas e projetos.
Uma de suas atribuições é o enfrentamento à violência infanto-juvenil , que dá-se através dos Núcleos de Atenção à Criança e ao Adolescente (NACA’s), geridos por organizações governamentais conveniadas e financiadas pela FIA. Atuando em oito regiões do estado, prestam atendimento aos casos de violência doméstica e sexual encaminhados pelos órgãos de proteção. Promovem, também, campanhas públicas voltadas às escolas e organizações sociais durante todo o ano.