Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Colóquio Internacional Fronteiras e Diversidades Culturais no Século XXI: Desafios para o Reconhecimento no Estado Global

 
Os deslocamentos humanos na era da globalização e as transformações culturais e territoriais decorrentes, temas contemporâneos em pauta em todo o mundo, serão debatidos no I Colóquio Internacional Fronteiras e diversidades culturais no século XXI: Desafios para o reconhecimento no estado global.
O encontro está sendo realizado de 1 a 3 de junho de 2011, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciência Humana (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da UFRJ na Praia Vermelha. Resultado de uma parceria entre o programa EICOS de Pós-Graduação em Psicossociologia e Ecologia Social, do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ e a Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o colóquio tem como objetivo reunir pesquisadores nacionais e estrangeiros em torno da temática dos deslocamentos humanos contemporâneos na era da globalização e as transformações culturais e territoriais por eles engendradas.

O evento reúne pesquisadores do Brasil, França, Estados Unidos, Canadá, Índia e Angola durante os três dias do colóquio, organizados em seis mesas de debate e uma palestra. Os acadêmicos franceses são os professores Jean-Philippe Pierron (Université Jean Moulin, Lyon 3), Marc Valax (Université de Pau et des Pays de L´Adour) e Annick Durand Delvigne (Université de Lille 3 Charles de Gaulle).
Segundo os organizadores do colóquio, a convergência neste espaço de produção acadêmica será importante para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, tendo como eixo de investigação o Estado Global – dimensões culturais da globalização, as migrações e movimentos diaspóricos, identidades coletivas e hibridismos, as questões de gênero e lutas por reconhecimento, cidadania, participação e justiça social dentro do projeto de desenvolvimento sustentável.
Antes do colóquio, foi realizado um pré-evento nos dias 30 e 31 de maio que contou com programação artística e cultural, além da apresentação de trabalhos de alunos da pós-graduação do Programa EICOS-UFRJ.