Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Workshop Endeavor: Roberto Assaf- Critérios Essenciais

Workshop na FIRJAN mostra importância da concorrência pelo preço
Precificar é atribuir valor a determinados produtos ou itens de consumo. E para se chegar a diversos conceitos, é preciso definir bem as estratégias que serão usadas. Foi o que ensinou o consultor sobre precificação, Roberto Assef, na palestra “Precificação: critérios essenciais”, promovida pelo Sistema FIRJAN, em parceria com o Instituto Endeavor, nesta quinta-feira, dia 30, no Teatro SESI Centro.

Há 14 anos consultor da área, Assef expôs para a plateia conceitos e exemplos de empresas quanto aos caminhos que levam a uma bem sucedida estratégia de preços. Ele ressaltou que o preço é importante, mas que não está ligado unicamente ao lucro das empresas. “Estabelecer preço tem de estar acompanhado pela lógica de mercado. Mas não está ligado diretamente aos rumos lucrativos da empresa”, explicou.


foto_workshop_endeavor_Roberto_Assef_01_editado.jpg
Ele também mostrou a diferença entre empresas que definem o preço pelo consumidor ou pela concorrência. Neste caso, os preços são estipulados de acordo com a disputa entre elas, fazendo com que oscilem.

“É evidente que a concorrência é importante. Mas não é o fator fundamental. Os preços dos meus produtos são baseados no que a outra empresa está vendendo”, defende o consultor.

Assef analisou a relação que o consumidor tem com o produto, que pode ser critério de definição do preço: “O preço é um atributo. Quando o consumidor compra um serviço ou produto, está comprando um conjunto de atributos. Não está comprando preço. O preço apenas interioriza o produto.”

Compras Coletivas: concorrência pode diminuir ofertantes
Uma verdadeira febre desde que começou, o tema sobre os chamados sites de Compras Coletivas não ficou de fora da palestra. Perguntado se o surgimento desse tipo de mercado irá se consolidar de vez, ou se é apenas uma novidade passageira, Assef até admite que pode ser que se concretize, mas acredita que muitos sites deste segmento podem acabar devido ao número excessivo de concorrentes.

“Trata-se de um modelo novo que gerou diversas oportunidades para pequenos empreendedores. A concorrência irá reduzir o número de ofertantes. Se ele conseguir administrar essas diferenças de percepção de valores, aí sim pode ser que venha para ficar,” concluiu o consultor.
foto_workshop_endeavor_Roberto_Assef_02_editado.jpg
Workshop Endeavor promove troca de experiências

Os palestrantes convidados para os Workshops são membros da rede de relacionamento e voluntários da Endeavor que, durante os encontros, dão orientações sobre temas comuns ao dia-a-dia de um negócio.

O objetivo dos encontros é promover a troca de experiências dos empresários e participantes, com temas que abordam desde recursos humanos a marketing e gestão.