Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Abertura de Exposição Periferia.com

A exposição Periferia.com inaugurada ontem, ficará aberta até dia 7 de agosto no Parque Lage, Rio de Janeiro. Com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda, Gringo Cardia e Marco Antonio Teobalto, apresenta oitenta trabalhos dentre vídeos, animações, projeções, vídeo clips, fotografias, histórias em quadrinhos, desenhos, instalações sonoras, sets de músicas, blogs e todo tipo de literatura que tenha caído no mundo da internet. Como registro e divulgação, o projeto ainda inclui um fanzine e um blog com perfis dos artistas e os seus links para as páginas com as obras selecionadas e outros trabalhos. No encerramento da exposição ocorre um seminário para discutir o impacto da cultura e da inclusão digital em camadas de baixa renda. Depois a mostra seguirá para a Biblioteca Parque de Manguinhos, onde será inaugurada no dia 13 de agosto, às 10h, permanecendo até o dia 03 de setembro.

Exposição Periferia.com apresenta trabalhos que articulam a cultura da periferia com a digital


O projeto Periferia.com teve como ponto de partida a emergência da sociedade do software, o avanço da produção cultural em meio digital e a força e originalidade da cultura das periferias das grandes cidades. A proposta é incidir exatamente na articulação entre a cultura da periferia e da cultura digital, promovendo um mapeamento dos usos das novas tecnologias digitais nessas comunidades, seu impacto na produção cultural, bem como no dia a dia das periferias, e, principalmente nos resultados estéticos e políticos das várias linguagens artísticas e formas de expressão dessa articulação entre cultura e tecnologia nesses espaços.

Confira horário e palestrantes convidados para o seminário:
- O papel da cultura digital e da internet no desenvolvimento cultural, econômico e político das periferias
- Data e hora do evento: 7 de agosto, às 16h
- Palestrantes: Eliane Costa (Petrobras), Maria Arlete (OI Futuro), José Murilo Jr. (Ministério da Cultura), Batman Zavareze (Festival Multiplicidade), Rodrigo Savazoni (Casa de Cultura Digital), Paula Martini (FGV) e Luiz Fernando Marrey Moncau (FGV). Moderadora: Heloisa Buarque de Hollanda