Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

III Festival Internacional I Love Jazz 2011

Música: Festival Internacional I Love Jazz 2011

Rio de Janeiro: de 9 a 14 de agosto
Centro Cultural Correios (Praça dos Correios)



A terceira edição do Festival Internacional I Love Jazz tem presença de oito atrações nacionais e internacionais que se apresentam em quatro capitais brasileiras (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Brasília). Músicos dos Estados Unidos, da Inglaterra, Alemanha e do Brasil garantem a qualidade da programação e prometem encantar o público com um Jazz simples, ousado e popular.

A programação inclui, além dos shows principais, pocket shows gratuitos que antecipam os dias de Festival e master classes com alunos de música das cidades.

No Rio de Janeiro, a programação principal acontece no Centro Cultural Correios - Praça do Correios, no período de nove a 14 de agosto. Dentre os shows, destaca-se a homenagem a Miles Davis com a apresentação de um dos maiores trompetistas da história do jazz, Jon Faddis Quartet (EUA). Confira a programação e os artistas que participam dos shows nesta temporada.


Centro Cultural Correios/Praça dos Correios - Shows: de 9 a 14 de agosto
9 de agosto – 21h
Stacey Kent (EUA)
10 de agosto – 21h
Axel Zwingerberger (ALM) encontra Lila Ammons (EUA)
11 de agosto - 21h
Judy Carmichael (EUA)
12 de agosto - 21h
Howard Alden Trio, com Bucky Pizzarelli & Jack Wilkins (EUA)
13 de agosto - 16h
Jon Faddis Quartet (EUA) – Tributo a Miles Davis
14 de agosto - 16h
John Allred Sextet (EUA)

Sobre os artistas:


Stacey Kent (EUA) – Começou sua carreira profissional no início da década de 90, quando tocava regulamente no Café Boheme, situado no boêmio bairro Soho em Londres. Alguns anos depois lançou seu primeiro CD, “Close your Eyes”. Atualmente, com diversos álbuns lançados, sendo sete deles campeões de venda, Stacey Kent é uma das novas “divas” do jazz. A jazzista neozelandesa soma hoje vários prêmios entre eles: British Jazz Award (2001) e o BBC Jazz Award, como melhor vocalista (2002). Segundo o compositor Jay Livingston, ganhador de três Oscars: "Stacey Kent é uma revelação. Mais informações em www.sataceykent.com
Axel Zwingenberger (Alemanha) - Nascido em Hamburgo em 1975, é pianista e compositor de blues e boogie-woogie, sendo considerado um dos melhores mestres do gênero no mundo. Originalmente Zwingenberger estudou piano clássico, antes de descobrir o autêntico blues de artistas como Albert Ammons, Meade “Lux” Lewis e Pete Johnson, os quais lhe influenciaram imediatamente.
Lila Ammons (EUA) - Grande intérprete de blues e jazz clássicos, desenvolveu sua destreza vocal por meio do recital clássico e ópera de vários anos e do histórico de jazz da família. Gene Ammons, o genial saxofonista tenor, foi seu tio e Albert Ammons, o célebre mestre do piano boogie-woogie, foi seu avô.
Judy Carmichael (Estados Unidos) – considerada a “rainha do stride” e uma das maiores representantes do swing jazz da atualidade, a pianista californiana (radicada em Nova York) foi indicada ao Grammy pelo disco “Two Handed Stride”. Seu apelido, stride, foi dado por Count Basie, em reconhecimento ao seu domínio desse estilo, criado no Harlem, nos anos 20 e 30 que exigem técnica e preparação física. Em suas músicas, Judy Carmichael funde vários estilos e épocas do jazz, tornando suas apresentações profundas e completas. www.judycarmichael.com.
Howard Alden Trio, com Bucky Pizzarelli e Jack Wilkins (EUA) -Três grandes guitarristas do jazz se reúnem para um som diferente com muito improviso e swing. Howard tocou com George Van Eps, Joe Williams, Woody Herman e Dick Hyman.O experiente Bucky Pizarelli já dividiu os palcos com grandes nomes: Benny Goodman, Stephane Grappelli, Joe Venutti, Zoot Sims, Doc Severinsen, Vaughn Monroe, Les Paul são alguns deles. Jack Wilkins já tocou com Ray Charles, Tony Bennet, Mel Tomé e Sarah Vaugh. Juntos, o trio já gravou a trilha do filme “Poucas e Boas” de Woody Allen. http://www.howardalden.com
Jon Faddis (EUA) - nasceu em 1953, sendo considerado atualmente um dos maiores trompetistas da história do jazz. É também regente, compositor, arranjador e educador. Jon encantou Dizzy Gillespie pelo seu virtuosismo, convidando-o tocar com ele, quando Jon tinha apenas 15 anos. Com 18 anos, ele substituiu Roy Eldridge em uma banda liderada por Charles Mingus. Em 1995, foi diretor do Lincoln Center Jazz Orchestra, nos projetos "The Majesty of Louis Armstrong Tour" e "Newport Jazz Festiva l40th Anniversary Tour". Dirigiu também o Carnegie Hall Jazz Band no tributo a Erroll Garner, Benny Goodman, Tito Puente e Miles Davis.
John Allred Sextet (EUA) – Nasceu em Orlando, na Flórida, em 1962. É jazz trombonista, assim como seu pai, Bill Allred. Mudou-se para Califórnia, onde começou sua carreira profissional com o Jazz Minors. Em 1987, foi convidado a fazer parte da “the Woody Herman Young Thundering Herd" como solista. Com a "Herd", trabalhou com alguns dos maiores nomes do jazz, como Clark Terry, Stan Getz, Tony Bennett e Rosemary Clooney. Em 1999, mudou-se para Nova York, participando de grupos notáveis, como Toshiko Akiyoshi Big Band, Woody Herman Orchestra e Carnegie Hall Jazz Band. Para o I Love Jazz, John Allred montou um sexteto que conta com outros grandes instrumentistas como, Randy Reinhardt (EUA/cornetista) e Dan Block (EUA/clarinetista). O sexteto interpretará clássicos do jazz tradicional e da era do swing.

Serviço


I Love Jazz – Festival Internacional
Período: de 9 a 14 de agosto, às 21h
Local: Praça do Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí 30 – Centro – Rio de Janeiro – Tels. 2253-1580 (recepção) e 2219-1565 (Bilheteria).
GRÁTIS – (senhas distribuídas nos dias dos shows, das 8h às 21h, na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil).
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios.
Acesse: http://ilovejazz.com.br/atracoes/rio-de-janeiro