Após a greve na Cultura, a próxima edição dos debates do “Biblioteca Fazendo História” acontece nesta terça-feira, com as histórias dos imigrantes italianos, as influências na nossa culinária, na cultura e no jeito de ser dos brasileiros. Para falar sobre “Terra nostra: a imigração italiana e suas memórias”, foram convocados o diplomata e ex-ministro Rubens Ricupero e a professora da Uerj Syrléa Marques Pereira.
Ricupero foi embaixador do Brasil em Washington, Genebra e Roma, além de ministro do Meio Ambiente e da Amazônia e ministro da Fazenda. Hoje é diretor da Escola de Economia da Faap e assinou um artigo na edição 72 da RHBN sobre sua infância na São Paulo do Brás e do Bexiga. Já Syrléa Marques Pereira é professora e coordenadora do Laboratório de Estudos de Imigração e Estrangeiros da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece todo mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. Em discussão está sempre o tema da última edição da Revista de História da Biblioteca Nacional, que pode ser conferido nas bancas.
A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares.
O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br (veja o caminho abaixo) e pelo twitter da revista (@rhbn