Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta

O Rio de Janeiro conta hoje com 200 km de ciclovias em operação e mais 100 km em construção. Estima-se que até o início de 2014, a cidade terá o total de 450 km de ciclovias construídas. Além disso, o governo dá incentivo à instalação de bicicletários, pontos de aluguel de bicicletas e equipamentos de apoio, além da conservação das ciclovias existentes.
O objetivo é enriquecer e esclarecer o vasto universo do uso e da cultura da bicicleta.
Dentro dessa visão, a prefeitura do Rio convida a população da cidade, as prefeituras dos demais municípios brasileiros e dos países latino-americanos, além de associações de cicloativistas, para participarem do biciRio - Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, que acontecerá em setembro. O evento abre com um passeio pela ciclovia da Zona Sul da cidade. No dia 26 o dia será todo dedicado a rodada de palestras, estudos de caso e debates técnicos. Para encerrar, no dia 27 acontecem visitas técnicas às ciclovias da Zona Oeste e Norte.

Programação:

25/09/2011 - Domingo
09:00 - 11:00 – Passeio ciclístico de abertura
Local de partida: Praia Vermelha
26/09/2011 - Segunda-feira
08:00 – 19:00 – Apresentação de palestras


27/09/2011 - Terça-feira
11:00 – 16:00 Visita técnica às ciclovias Zona Oeste e Tijuca
Local: Praia Vermelha
* Grupo A: Ciclovias da Zona Oeste
Região distante 60 km do Centro do Rio, campeã carioca do uso da bicicleta, com 53% do total de viagens. O percurso será de 14 km dos 41 quilômetros que interligam os bairros de Bangu a Santa Cruz passando pelos principais centros de comércio e serviços e terminais de transportes da região. Essas áreas contam com 1000 vagas para bicicletas além de iluminação com uso de energia solar.
* Grupo B: Ciclovias da Tijuca
Distante cerca de 6Km do centro do Rio, a ciclovia é composta por ciclofaixas e faixas compartilhadas com extensão total de 3,5 Km e foi a primeira a ser implantada nesse bairro, que possui um dos maiores centros de comércio e serviços da cidade e uma grande demanda pelo uso da bicicleta. É a partir da estação do Metrô da Pça. Saens Peña, no coração da Tijuca, que partem as duas rotas cicloviárias que seguem em direção ao Maracanã, visando à integração da bicicleta com o sistema metroviário