Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

III Salão Estadual de Turismo

O Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, e demais autoridades do trade turístico lançaram nesta sexta-feira, dia 21, o Salão Estadual de Turismo nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento, que reúne 52 municípios, divididos por sete regiões do Estado do Rio de Janeiro, terá apresentação de roteiros turísticos, comercialização de artesanato e de produtos rurais, atrações musicais e culturais, palestras e encontros de negócios. A expectativa é de que 40 mil pessoas visitem o evento durante o final de semana.
Ronald Ázaro (Setur-RJ) e Antonio Pedro Figueira de Mello (Riotur)
Segundo Ronald Ázaro, o Salão é uma oportunidade de levar o interior do Estado para a capital, onde há mais visibilidade. "Os turistas que frequentam a praia de Copacabana vão ter a chance de se informar sobre as belezas dos outros municípios para depois então ir visitá-los", destacou Ázaro.

O Secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, falou sobre a importância do Salão Estadual ser realizado na capital. "O Rio de Janeiro é a porta de entrada do Brasil. Atraindo turistas para a capital levamos também turistas para o interior do Estado. No passado, o objetivo era só vender a cidade, mas hoje em dia o prefeito Eduardo Paes vende o Estado e a capital juntos".
Autoridades do trade turístico estiveram presentes no lançamento do Salão
Para o Presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e Secretário Estadual de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, é fundamental para o turismo a valorização dos municípios do interior do RJ. "O Brasil sabe da importância do Rio de Janeiro para o turismo brasileiro. E o Rio de Janeiro não é só Cristo Redentor e Pão de Açúcar, é também as belezas de outras cidades do Estado, como Paraty e Teresópolis."

Durante o evento foram lançados o programa Turismo Consignado para servidores estaduais, a cartilha do Sebrae para empreendedores individuais do turismo e a raspadinha da Loterj exibindo os pontos turísticos do Rio. O primeiro oferece descontos de até 50% em hotéis e conta com o apoio da Caixa Econômica Federal que irá financiar os valores em até 10 vezes sem juros.

Já a cartilha do Sebrae tem o objetivo de incentivar pequenos empresários a legalizar os negócios sem pagar taxas, alvarás ou registros e ainda ter redução de todos os impostos devidos sobre o faturamento. Durante os dias do Salão, funcionários do Sebrae estarão à disposição para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir.

Serviço

Salão Estadual de Turismo
Local: Praia de Copacabana, entre a Praça do Lido e a Avenida Prado Júnior
Dias: 22 e 23 de outubro
Horário: 10h às 22h
Entrada gratuita