Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lançamento do Livro Tempos de Planície


Este livro é fruto de um processo coletivo de discussão do Brasil que teve início com o fim do ciclo autoritário e início de um novo período de democracia em nosso país, que permitiu o ressurgimento e, sobretudo, o nascimento de diversas forças políticas — entre elas, o Partido dos Trabalhadores, do qual sou membro-fundador.

Assumimos como método, desde o primeiro momento, a análise crítica e materialista da realidade brasileira, com preferência pelos temas afeitos aos trabalhadores do campo e da cidade. Assim, por meio do debate aberto, respeitoso e democrático, o PT elege seus dirigentes e monta seu programa partidário, e da mesma maneira sua militância coloca-se perante a sociedade para expor suas ideias e ideais.

Os textos a seguir fazem parte de minha contribuição a essa discussão do Brasil. São uma coleção de artigos que publiquei em diversos jornais e revistas e que resumem como vejo nosso partido, nosso governo e as relações que estes estabelecem com a sociedade, ontem e hoje.

Esse material é parte, também, da militância que desempenho desde o início de minha carreira política em nome do desenvolvimento com justiça e inclusão social. Um trabalho que não quis e não pude interromper mesmo depois de sair do governo e ser alijado de meu mandato de deputado federal em meio a uma campanha maciça de oposição ao presidente Lula e ao PT.

Os artigos que reúno agora, neste livro, são um manifesto pessoal de quem insiste na luta pela transformação de nossa sociedade, independentemente dos obstáculos que se interponham a essa caminhada.