Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mostra Tela Negra. O Cinema do Blaxpcoitation

 

De 3 a 13 de novembro o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a mostra cinematográfica Tela Negra: o cinema do blaxploitation. O evento faz uma homenagem ao gênero que surgiu nos Estados Unidos dos anos 70, e teve grande influência em Hollywood e ao redor do mundo.
Criado por diretores negros, esta nova vertente refletia os sentimentos da juventude, as conquistas do movimento dos direitos civis e a força política do movimento Panteras Negras. Este cinema marginal ligado à música soul ficou conhecido como blaxploitation. Os filmes ofereceram a possibilidade da juventude negra se identificar pela primeira vez com a imagem na tela, e abriram caminhos para as carreiras de grandes nomes contemporâneos, como Eddie Murphy, Danny Glover, Samuel L. Jackson, Denzel Washington, Halle Berry e Whoopy Goldberg.
As influências deste movimento também são facilmente reconhecidas em outros cineastas, como Quentin Tarantino, com filmes como Pulp Fiction, Kill Bill e Jackie Brown. Os tipos criados pela blaxploitation foram incorporados por Hollywood e recuperados para a criação de personagens como Rambo e Rocky. A mostra exibirá uma seleção de 15 filmes que formam um panorama do gênero. Entre eles, Rififi no Harlem, o primeiro filme blaxploitation; Super Fly, que faturou US$ 20 milhões nas bilheterias americanas em 1972, desbancando O Poderoso Chefão.
Além disso, Tela Negra: o Cinema do Blaxploitation terá debates sobre a influência do cinema afro-americano dos anos 70 na construção da imagem negra internacional e no Brasil, além de uma palestra sobre o surgimento e a inovação do gênero.