Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seminário Estudos Televisivos: Diálogos Brasil-Portugal

Especialistas em mídia se reúnem no Rio de Janeiro para mapear e analisar produções televisivas recentes, brasileiras e lusitanas, durante o Seminário Estudos de Televisão: diálogos Brasil-Portugal. O evento, que acontece entre os dias 19 e 20 de outubro, na Casa da Ciência (Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), é promovido pela UFRJ em parceria com a Universidade do Algarve, com apoio do Globo Universidade. As inscrições gratuitas serão realizadas por ordem de chegada, conforme a capacidade do auditório.
Seminário Estudos de Televisão: diálogos Brasil-Portugal acontece nos dias 19 e 20 de outubro (Foto: Divulgação)Seminário Estudos de Televisão: diálogos Brasil-Portugal acontece nos dias 19 e 20 de outubro
Através da comparação e do estudo de casos, especialistas apontarão elementos para a reflexão e elaboração de uma agenda conjunta sobre esse campo de estudos nos dois países. No Brasil, por exemplo, o modelo de negócio da indústria televisiva teve como base a iniciativa privada. Em Portugal, foi o serviço público.
O seminário é organizado por João Freire Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e por Gabriela Borges, da Universidade do Algarve. Entre os palestrantes confirmados estão Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Universidade de São Paulo), Eduardo Cintra Torres (Universidade Católica de Lisboa), Arlindo Machado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Universidade de São Paulo) e Yvana Fechine (Universidade Federal de Pernambuco).
O seminário Estudos Televisivos: Diálogos Brasil-Portugal é organizado por João Freire Filho (Foto: Renato Velasco)O seminário Estudos Televisivos: Diálogos Brasil-Portugal é organizado por João Freire Filho
(Foto: Renato Velasco)
A segunda edição do encontro acontecerá em Portugal, na Universidade do Algarve, nos dias 12 e 13 de dezembro. Confira, abaixo, a programação completa da primeira edição do evento, no Rio de Janeiro:
Seminário Estudos de Televisão: diálogos Brasil-Portugal
Dia 19 de outubro (quarta-feira)
9h – Credenciamento
9h45 – Abertura: João Freire Filho (PPGCOM/UFRJ)
Mesa 1 - 10h às 12h30
Itania Gomes (UFBA) – Tendências do telejornalismo brasileiro no início do século XXI: telejornalismo popular e infotainment.
Eduardo Cintra Torres (UCP) – Representações da multidão política na televisão.
Moderadora: Andréa França (PUC-RJ)
Mesa 2 - 14h30 às 17h
Veneza Ronsini (UFSM) – Apontamento sobre a categoria classe social em um estudo de recepção.
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP) – A recepção transmidiática da ficção televisiva: novas questões de pesquisa.
Moderadora: Ana Paula Goulart Ribeiro (ECO/UFRJ)
Dia 20 de outubro (quinta-feira)
Mesa 1 - 10h às 12h30
Gabriela Borges (UAlg) – A qualidade do canal 2: percursos teóricos e metodológicos de investigação.
Yvana Fechine (UFPE) – Pesquisa em televisão digital no Brasil: uma experiência interdisciplinar.
Francisco Rui Cádima (UNL) – Reflexão sobre a televisão pública europeia no contexto de transição para o digital.
Moderadora: Fátima Régis (UERJ)
Mesa 2 - 14h30 às 17h30
Maria Carmen Jacob (UFBA) – Criadores de ficção seriada televisiva aqui e acolá. Desafios criativos de roteiristas de telenovelas.
Arlindo Machado (PUC-SP e ECA/USP) – A invenção da televisão brasileira.
João Freire Filho (ECO/UFRJ) – Existir aos olhos dos outros: reality shows, as “aventuras autênticas” de indivíduos em busca de reconhecimento.
Moderador: Bruno Campanela (UFF).
Coquetel - 17h45 às 20h
Lançamento da coletânea "Estudos de Televisão: Diálogos Brasil-Portugal" (Editora Sulina).