Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Praça da Liberdade.Belo Horizonte-MG



Localizado em Belo Horizonte, o Circuito Cultura Praça da Liberdade se divide em dez equipamentos culturais. Sendo eles: Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Museu das Minas e do Metal, Memorial de Minas Gerais Vale, Centro de Arte Popular Cemig, Centro Cultural Banco do Brasil, e o café, que está sendo construído entre o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro. Idealizado a partir da formação da Cidade Administrativa, o Circuito Cultural pretende-se uma referência para a cidade de Belo Horizonte.

Sobre a Praça da Liberdade
A construção do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade foi iniciada na época da fundação da nova capital (1895-1897). Feita para abrigar a sede do poder, as primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos.

Ao longo dos anos, o núcleo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos. Nas décadas de 50 e 60 prédios modernos foram implantados, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública. Já nos anos 80, em estilo pós-moderno, foi inaugurado o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves. Hoje, a praça é ponto de encontro da cidade, atraindo pessoas de todas as idades, além de ser um tradicional palco de apresentações culturais gratuitas.